Sistema Flow Rack: conheça as vantagens deste tipo de armazenamento

flow rack

A escolha de um sistema de armazenagem que atenda às necessidades específicas da empresa e ofereça vantagens competitivas para a gestão de estoque é um grande diferencial logístico para garantir o sucesso do negócio. No cenário da logística empresarial, o sistema flow rack é um dos mais utilizados, especialmente por oferecer uma maior versatilidade e praticidade durante o armazenamento e retirada de produtos.

Todo gestor deve ter em mente que apostar no sistema de picking adequado pode contribuir para otimizar atividades e processos internos, além de melhorar o atendimento das entregas e, consequentemente, a satisfação do consumidor. Para te ajudar nessa missão, o flow rack pode fazer toda a diferença.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é flow rack, como funciona e quais são seus principais benefícios para a gestão de estoque. Acompanhe!

O que é flow rack?

O flow rack é um sistema de armazenagem que trabalha com o método FIFO (First In – First Out) para a estocagem de produtos. Ou seja, as mercadorias que deram entrada antes têm a sua saída registrada também antes dos demais.

O sistema flow rack funciona de maneira assertiva para as operações de gestão de estoque, integrando tanto a estocagem como a expedição de pedidos para os clientes ou envio de material para a linha de produção.

O sistema flow rack atende, sobretudo, às necessidades de empresas que possuem produtos com menores dimensões, já que geralmente, os produtos são embalados em caixas e a movimentação das mercadorias é realizada de forma manual.

Como o flow rack funciona na prática?

A movimentação no sistema flow rack é feita por uma fila, composta por um ou mais níveis de armazenamento e com planos inclinados para movimentação de cargas por gravidade. Cada nível é formado por trilhos e roldanas para permitir o deslizamento das mercadorias.

Ao entrar no estoque, o produto é encaminhado para uma prateleira em uma seção correspondente às suas características. Em seguida, é distribuído e endereçado no sistema de flow rack seguindo orientações pré-definidas para ficar à disposição do operador.

Como as mercadorias ficam armazenadas em uma estrutura com inclinação, cada peça retirada é substituída pela que está em seguida, facilitando a retirada pelo operador e garantindo que o primeiro material que entrou no estoque seja o primeiro a ser retirado.

Dessa forma, o sistema permite uma movimentação mais ágil e dinâmica dentro dos centros de distribuição, otimizando duas importantes etapas: a estocagem e a expedição de pedidos.

Quais são as vantagens?

Quando utilizado de forma correta, o flow rack é capaz de otimizar as operações de picking manual e oferecer uma série de vantagens para a gestão de estoque. Conheça as principais!

Entrada e saída separadas

Muitas empresas ainda realizam a entrada e saída de produtos no mesmo setor, o que aumenta o tempo de trabalho e diminui a produtividade. Já o sistema flow rack possibilita que a entrada de mercadorias seja feita de um lado e a retirada de outro, sendo que ambas podem ser realizadas simultaneamente. Isso facilita as operações no estoque e traz mais agilidade para o trabalho dos operadores.

Agilidade na expedição de produtos

A localização, separação e embalagem das mercadorias se torna muito mais eficaz com o sistema flow rack. Isso porque as mercadorias são disponibilizadas para o operador de forma praticamente automática, sem a necessidade de perder tempo para localizar o produto e sem dificuldade para retirá-lo das prateleiras.

Redução de riscos

Com o flow rack é possível reduzir riscos e garantir muito mais segurança em toda a gestão de estoque. Para as mercadorias, o sistema evita a movimentação com máquinas, empilhadeiras e outros equipamentos que podem comprometer a integridade e qualidade do produto. Já para os operadores, o flow rack elimina a necessidade de uso de equipamentos como empilhadeiras ou escadas.

Fornecimento ágil para a linha de produção

Como as peças e materiais deslizam de forma ordenada, a linha de produção recebe os insumos no momento certo e de acordo com necessidades pontuais. Dessa forma, o sistema garante muito mais precisão na linha de produção, evitando falhas, atrasos ou interrupções.

Maior produtividade para a equipe

No sistema de armazenagem flow rack, as esteiras são alimentadas por um lado e retiradas pelo outro, garantindo muito mais agilidade na movimentação de mercadorias sem a necessidade de grandes interferências e com um deslocamento mínimo da equipe de colaboradores, além de evitar esforços desnecessários.

Definição clara dos espaços

Com o uso desse sistema, é possível separar a área de expedição da área de trabalho do operador. Essa melhor delimitação impacta diretamente no desempenho da equipe, ao proporcionar a otimização do espaço disponível e promover a redução no tempo de picking, graças aos corredores e equipes separados.

Quer conferir mais dicas sobre o universo da logística empresarial? Acompanhe-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro!