O papel do centro de distribuição na cadeia logística

centro de distribuição

Nos últimos anos, a logística tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico dentro das organizações. A integração de todos os processos envolvidos no setor logístico é essencial para otimizar as operações e proporcionar maior eficácia às atividades da empresa. Nesse cenário, o centro de distribuição atua como um importante aliado para garantir o sucesso da cadeia logística.

Mais do que apenas armazenar insumos e produtos fabricados, o centro de distribuição permite maior agilidade e eficiência na cadeia logística desde o recebimento de matéria-prima até a entrega da mercadoria ao consumidor final. Por isso, se sua empresa ainda não possui um centro de distribuição estratégico, é hora de rever seus processos, afinal você pode estar em desvantagem no mercado.

Para te ajudar a entender melhor a importância do centro de distribuição e seu papel na cadeia logística, preparamos este artigo com as principais informações que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Centro de distribuição e cadeia logística: qual a relação?

O principal objetivo de um centro de distribuição é proporcionar maior agilidade na coleta e despacho de mercadorias. Mas esse objetivo só é atingido quando o centro possui uma localização estratégica que garante fácil acesso e escoamento à empresa. 

Quando o centro de distribuição cumpre esse papel, é possível otimizar a entrada e saída de matéria-prima do estoque para a etapa de produção que acontece na empresa. Com isso, o processo produtivo pode se tornar muito mais rápido e eficiente, já que os insumos chegam com agilidade à cadeia de produção.

Com uma gestão de qualidade pode-se otimizar todas as operações de estoque, permitindo atuar no modelo just in time sem que haja excesso ou falta de matéria-prima. Dessa forma, é possível evitar o acúmulo de insumos e, consequentemente, reduzir custos e riscos de desperdício ou perdas.

Além disso, o centro de distribuição possui um importante papel na entrega de mercadorias para os clientes. Com consumidores cada vez mais exigentes, garantir uma entrega ágil e eficiente pode ser um grande diferencial no mercado. E isso também só é possível quando o centro de distribuição possui uma localização estratégica!

Quais as vantagens competitivas do centro de distribuição?

Além dos benefícios citados acima, o centro de distribuição é capaz de proporcionar uma série de vantagens competitivas quando utilizado de maneira estratégica. Conheça as principais:

Estoque centralizado

Quando você opta por trabalhar com um centro de distribuição, todo o estoque da empresa passa a ser centralizado em um único local. Dessa forma, ao invés de receber itens dos fornecedores em poucas unidades, é possível enviar uma grande quantidade de produtos para o centro de distribuição, melhorando o controle de estoque e ajudando a estreitar o relacionamento com os fornecedores.

Maior controle de processos

Com a centralização de produtos para fabricação e mercadorias prontas, todas as atividades de separação de produtos para a linha de produção ou para entrega aos consumidores passam a ser realizadas no mesmo local. Com isso, o controle de processos torna-se mais simples e otimizado, além de permitir fácil localização e acesso ao produto que você deseja.

Agilidade na entrega

Quando bem localizado e administrado, o centro de distribuição pode tornar a entrega de mercadorias muito mais ágil, permitindo que o produto seja entregue com mais rapidez ao consumidor. Como resultado, conquista-se a satisfação e fidelização do cliente com mais facilidade.

Controle da sazonalidade

Ao centralizar o estoque, é possível manter uma gestão unificada que permite melhor gerenciamento dos produtos em períodos sazonais. Assim, as variações nos níveis de estoque causam menos impactos na venda, já que existe uma estrutura capaz de comportar a demanda. 

Economia

Todos os benefícios acima resultam em uma vantagem extra: a economia. Concentrando todo o seu estoque em um galpão logístico de um centro de distribuição terceirizado, você passa a economizar com frete, mão de obra, operações de descarga, controle de estoque, etc. Além disso, não é preciso arcar com custos de manutenção e segurança do local.

Como escolher um centro de distribuição estratégico?

A escolha assertiva do centro de distribuição permite um equilíbrio saudável nos processos de armazenamento, gestão de estoque, transporte e distribuição. Ao escolher a localização, é preciso considerar a proximidade com fornecedores, com a fábrica e a facilidade de acesso a importantes vias de escoamento.

Assim, tanto o fluxo de recebimento quanto de expedição devem ser considerados ao se calcular o custo benefício de cada localização. Com a escolha certa, sua empresa irá ganhar muito mais competitividade no mercado!

 

A Sindi Investimentos possui um condomínio logístico localizado em Contagem, próximo às principais vias de escoamento rodoviário da Grande Belo Horizonte e ao novo centro comercial do Contagem, com amplo acesso à mão-de-obra e comércios. Tudo isso com segurança e a praticidade que você precisa para as operações da sua empresa. Conheça melhor em nosso site e conte com uma infraestrutura completa para otimizar seus processos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *