Armazenagem logística: qual sua importância e como gerenciá-la?

armazenagem logística

A armazenagem logística, ou logística de armazenagem, desempenha um papel cada vez mais estratégico para garantir o sucesso das operações de empresas que atuam, sobretudo, no ramo do varejo. Como o armazém – ou galpão logístico – recebe as matérias-primas e as mercadorias finais, buscar o perfeito equilíbrio entre a entrada e saída de produtos é o eixo principal que deve mover a armazenagem logística.

Muito mais do que apenas realizar o armazenamento, a logística de armazenagem também envolve atividades secundárias, como gestão, transporte, localização e manuseio dos insumos e mercadorias desde o recebimento até a expedição. E garantir esse controle sobre os produtos, insumos e materiais tornou-se uma prática essencial para melhorar a competitividade no mercado.

Neste artigo, você vai entender por que a armazenagem logística é uma estratégia que vai além do armazenamento de produtos e conhecer boas práticas de gestão para otimizar essa atividade. Acompanhe!

A importância da armazenagem logística

No âmbito da cadeia de suprimentos, a armazenagem logística tem como principal objetivo guardar, proteger e conservar corretamente os materiais, sejam eles matérias-primas ou mercadorias finais. Ou seja, no processo de armazenamento, se concentra a gestão dos materiais que a empresa move, guarda e manuseia para atender às necessidades de produção e comercialização.

Assim, o galpão logístico é a peça-chave que permite a regulação do fluxo de produtos entre a demanda e a oferta,  possibilitando a integração entre suprimento, produção e  distribuição. O grande objetivo é manter todas essas engrenagens funcionando de maneira sincronizada, a fim de minimizar custos, evitar perdas e oferecer um serviço de qualidade ao consumidor final.

Para isso, a logística de armazenagem deve, entre outros:

• otimizar a utilização do espaço de armazenagem;
  • melhorar a produtividade da linha de produção;
  • equilibrar as ofertas em todas as épocas do ano;
  • garantir organização da mão de obras e das operações;
  • facilitar o acesso e localização dos produtos;
  • manter condições adequadas para a preservação das mercadorias.

Ao cumprir esses objetivos, a armazenagem logística permite que todos os processos e operações sejam executados de maneira estratégica. Como resultado, a empresa consegue atender as demandas no prazo certo, passa a receber, produzir e distribuir com mais facilidade, além de contribuir para que o consumidor tenha uma experiência de compra satisfatória.

Como gerenciar a armazenagem logística?

Apesar do seu caráter majoritariamente operacional, o tópico acima nos mostra que a armazenagem logística também possui um papel estratégico para o sucesso da empresa. Por isso, buscar formas de aprimorá-la deve ser um objetivo contínuo dos gestores. Abaixo, trouxemos 5 dicas para te ajudar nessa missão.

Escolha o layout do armazém

Existem diferentes tipos de armazenamento e cada um deles influencia diretamente na entrada, movimentação e retirada dos produtos. Na hora de organizar os itens no galpão, é necessário realizar um planejamento eficiente, considerando os materiais que irão  sair primeiro, os que necessitam de mais cuidado ou espaço de manuseio, peso, tamanho, etc. Essa organização garante mais agilidade na movimentação dos produtos, garantindo mais agilidade para a linha de produção e para o escoamento da mercadoria final.

Invista em infraestrutura

É pouco provável que você obtenha sucesso na armazenagem logística se não há espaço adequado para armazenar os itens estocados. Muito mais do que possuir um armazém próprio, investir em galpões logísticos é uma excelente alternativa para centralizar processos e garantir o correto andamento das atividades. Além de oferecer o espaço e todas as condições adequadas, muitos galpões estão localizados em condomínios logísticos que oferecem localização estratégica e uma série de outras vantagens que podem beneficiar a armazenagem logística.

Preveja demandas futuras

A gestão eficiente da logística de armazenamento é aquela que consegue obter o perfeito equilíbrio entre a entrada e saída de matérias-primas e mercadorias prontas. Para isso, é importante identificar a quantidade adequada em que os materiais devem entrar e sair, inclusive de acordo com a época do ano. Utilizar um software de análise de dados é uma boa alternativa para realizar essa tarefa.

Automatize processos

Contar com uma equipe bem treinada no setor de armazenagem é imprescindível para garantir o fluxo adequado das operações, mas investir em tecnologia pode otimizar ainda mais os processos. As ferramentas de automatização dos processos permitem a integração entre robótica e sistemas de gestão, possibilidade de separação computadorizada dos pedidos, ampliação do uso de esteiras para retirar os itens das prateleiras, dentre outros benefícios.

Estabeleça a curva ABC

A curva ABC é uma prática para tornar a armazenagem logística mais precisa e eficiente. Os estoques devem ser classificados em grupos A, B ou C, de acordo com a prioridade que eles possuem, sendo que o grupo A é o mais importante. Assim, é possível facilitar a localização, movimentação e acesso aos produtos, evitando-se atrasos, danos ou erros.

Siga-nos no Facebook e Instagram para continuar acompanhando nossas atualizações. Até a próxima!