Conheça os modelos de galpão ideais para armazenamento de estoque

modelos de galpão

Os galpões de armazenamento fazem parte da estratégia logística da maioria das empresas de grande porte. Com eles, é possível obter importantes benefícios relacionados à gestão de estoque, produtividade, competitividade e otimização de espaços e recursos. Para isso, é importante conhecer os modelos de galpão e escolher o ideal para atender às necessidades do seu negócio.

Quando o galpão selecionado não é adequado para as atividades da empresa, corre-se o risco de reduzir os benefícios que o ambiente pode proporcionar e gerar custos desnecessários para a gestão. Pensando em te ajudar a evitar esses problemas, elencamos os principais modelos de galpão que você deve conhecer. Acompanhe!

O que considerar antes da escolha?

Os galpões podem variar em relação ao material utilizado na estrutura, tipos de cobertura, modelos de formato, dentre outros fatores. No entanto, para assegurar a qualidade e eficácia do espaço, algumas características devem fazer dos galpões industriais, independente do modelo.

Saiba o que você deve observar na hora da escolha:

• pé direito alto;
  • piso resistente;
  • sistema de combate a incêndio;
  • área de pátio extensa;
  • possibilidade de cross docking.

Quais são os principais modelos de galpão industrial?

Para atender às necessidades de empresas de diferentes portes e segmentos, existem diversos modelos de galpão disponíveis no mercado. Conheça os tipos mais comuns e suas principais características!

Galpão piramidal

Com base de tendas tensionadas que simulam o formato de uma pirâmide, esse tipo de galpão possui uma estrutura de suporte feita com chapas de ferro ou sistemas tubulares. O galão piramidal pode ter uma área de 25 a 225 metros quadrados.

Seu uso é bastante indicado para empresas que desejam utilizá-lo durante pouco tempo de resguardo. A área relativamente pequena e a resistência não tão boa como a de outros galpões fazem com que esse galpão seja utilizado apenas para showrooms, eventos e armazenagens rápidas.

Galpão de lona duas águas

Esse é um dos modelos de galpão que cobre grandes extensões de espaço fechado em um único pavimento. Sua estrutura é sustentada por um sistema de vigas, terça ou tesouras, proporcionando um espaço central bastante amplo e estratégico.

O galpão de lona duas águas pode ser usado para armazenar qualquer tipo de produto, desde agrícolas até eletrônicos ou, ainda, montagem de centros de distribuição para vários tipos de mercadorias.

Galpão Shed

O galpão Shed possui vão simples ou múltiplos, com coberturas montadas como degrau. Os degraus, por sua vez, oferecem a circulação de ar ideal para produtos que necessitam de iluminação natural e ventilação, como produtos da  indústria de alimentos.

Esse modelo de galpão é o mais indicado para empresas que necessitam de grandes extensões transversais ou longitudinais para o armazenamento de estoque e mercadorias. Por ser bastante versátil, é utilizado para diversos fins industriais.

Galpão inflável

Com uma estrutura de fácil montagem e desmontagem, o galpão inflável costuma ser erguido através de estruturas metálicas, mas sem, necessariamente, contar com um ponto fixo de instalação.

Justamente por isso, pode ser deslocado e usado em situações de emergência de curto prazo. Ele é ideal para o armazenamento permanente e para a proteção emergencial de algum acervo, sendo muito utilizado por empresas que não podem paralisar suas operações por consequência de mudanças climáticas ou pela própria situação emergencial das intervenções.

Galpão em arco

A estrutura possui um formato arredondado que facilita a aplicação de telhados metálicos, oferecendo funcionalidades importantes, principalmente em soluções de acústica, climatização e condensação.

Este modelo de galpão é bastante recomendado para regiões chuvosas ou com outras precipitações atmosféricas, já que possibilita o escoamento do excesso de água para as laterais e reduz o risco de infiltrações.

Galpão pré-moldado

O galpão pré-moldado é construído em módulos, o que permite ampliar ou reduzir a área de armazenamento de acordo com as necessidades da empresa. Além disso, sua estrutura permite manter o vão central totalmente livre, otimizando a área útil e facilitando a movimentação de cargas e funcionários no local.

Os módulos ainda contribuem para criar uma dinâmica mais avançada de estoque, garantindo agilidade, facilidade para movimentação interna e redução de custos para a logística empresarial. Por possuir diversas vantagens, esse é um dos modelos de galpão indicado para empresas de todos os portes e segmentos.

Está em busca do galpão ideal para sua empresa? Conheça o Condomínio Logístico da Sindi Investimentos e conte com uma estrutura completa, moderna e prática para armazenar seu estoque.