Cross docking: o que é, vantagens e como implementá-lo?

cross docking

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e consumidores cada vez mais exigentes, adotar novas estratégias de logística é um fator de extrema importância para que as empresas possam se manter atuantes em seu segmento. Nesse cenário, o cross docking surge como um importante aliado para otimizar a cadeia de distribuição logística.

O cross docking é uma estratégia de distribuição que diverge dos métodos tradicionais. Para se ter uma ideia, esse modelo é considerado uma revolução no cenário logístico empresarial. Se for utilizado de maneira eficiente e estratégica, o cross docking pode  ajudá-lo a se manter entre os melhores players do mercado.

Neste artigo, você vai entender o que é cross docking, seus principais benefícios e os passos iniciais para implementá-lo em sua cadeia logística. Vamos lá?

Afinal, o que é cross docking?

Cross docking é um sistema de distribuição no qual os produtos comprados pelos consumidores, ao chegarem no centro de distribuição, são separados e enviados aos destinatários de maneira praticamente imediata ou, no máximo, em 24 horas. 

O fornecedor ou a empresa fabricante envia o produto para o centro de acordo com a demanda do cliente. O produto não fica parado no local, ou seja, ele não é estocado, já que o estoque não integra esse sistema. Assim que chega ao local, já existe um processo pré-definido para despachá-lo ao destino final o quanto antes.

Basicamente, existem três princípios fundamentais para as operações de cross docking:

  • Menor período possível de permanência do produto na área de operações, sendo que o tempo máximo não deve ultrapassar 24 horas.
  • As mercadorias recebidas devem ser mantidas em uma área de picking ou despachadas imediatamente para o veículo de entrega.
  • É necessário utilizar um sistema eficaz para automatizar processos e organizar as trocas de informações sobre produtos e informações de pedidos.

Quais os principais benefícios do cross docking?

Ao adotar o cross docking, é possível obter uma série de benefícios para a cadeia logística. Confira os principais:

Redução de custos com estoque

Como o modelo dispensa a necessidade de estoque, a empresa não precisa se preocupar em manter um amplo espaço para a armazenagem dos produtos. Assim, todos os custos relacionados ao estoque – como manutenção, equipamentos, pessoal, etc – podem ser eliminados. 

Agilidade na entrega

Ao receber o pedido de compra do cliente, a empresa envia rapidamente o produto para o centro de distribuição. De lá, o produto será preparado e enviado ao consumidor o mais rápido possível, garantindo muito mais agilidade na entrega e evitando falhas com possíveis remessas erradas de envio.

Maior satisfação do cliente

A agilidade na entrega contribui para outro benefício importante: a maior satisfação do cliente. Com um serviço rápido e eficiente, a empresa passa a ganhar mais credibilidade perante os consumidores, facilitando a construção de uma relação de confiança. Ao precisar de um novo produto, provavelmente o cliente irá se lembrar da experiência de compra e poderá comprar novamente com aquela empresa.

Atendimento sob demanda

No cross docking, os produtos só são enviados para o centro de distribuição sob demanda, ou seja, quando há um pedido específico. Assim, o gestor não precisa se preocupar sobre a falta ou excesso de um determinado produto. Além de eliminar a necessidade de estoque, não é preciso realizar previsões de demandas tão rigorosas, como ocorre em épocas sazonais.

Como ele pode ser implementado?

O cross docking é um modelo que pode ser implementado por empresas dos mais variados portes e segmentos, mas sua importância é ainda maior para empresas que trabalham com e-commerce. A implementação desse método deve considerar algumas etapas essenciais. Abaixo, você confere as principais:

Invista em um ERP

A tecnologia é uma aliada essencial para obter o sucesso no sistema de cross docking. Por isso, investir em um ERP é o passo inicial para adotar esse modelo logístico. O ERP permite a organização de fluxos e operações, facilitando a integração entre todos os processos – como fluxo de mercadorias e informações internas e com fornecedores –  e proporcionando maior controle operacional para os gestores.

Capacite sua equipe

Para que haja sincronia entre a chegada e a saída dos produtos, sua equipe precisa estar muito bem preparada e entender exatamente como o cross docking funciona. Como a movimentação dos produtos é muito rápida, todos os colaboradores precisam estar alinhados com o funcionamento desse modelo, a fim de evitar pedidos trocados, avarias ou atrasos na expedição.

Tenha fornecedores confiáveis

A rede de fornecedores é extremamente importante para qualquer empresa, independente do modelo de distribuição. Mas quando falamos em cross docking, esse cuidado deve ser redobrado, uma vez que a pontualidade das entregas reflete diretamente na satisfação dos consumidores. Portanto, encontre fornecedores confiáveis para que não haja risco de ocorrer atrasos.

Otimize a gestão de frotas

O sistema cross docking exige que os veículos estejam sempre preparados para fazer as entregas. Por mais que você receba e prepare os produtos com agilidade, de nada adianta se não houver um veículo pronto para entregá-los. Se for necessário, é válido aumentar a frota ou contar com uma transportadora de confiança para não comprometer o sucesso das entregas.

Encontre um centro de distribuição estratégico

O centro de distribuição desempenha um papel importante para o sucesso do sistema de cross docking, afinal um local estratégico ajuda a garantir um melhor fluxo de entrada e saída de produtos. Isso permite realizar as entregas com mais agilidade, reduzindo custos e contribuindo para que os clientes tenham uma experiência positiva e satisfatória.

 

A Sindi Investimentos conta com um Condomínio Logístico localizado nas proximidades do CEASA, no município de Contagem, próximo às principais vias de escoamento rodoviário da Grande Belo Horizonte e ao novo centro comercial de Contagem, com amplo acesso à mão-de-obra e comércios. Entre em contato conosco e saiba como podemos contribuir para o sucesso do cross docking em sua estratégia logística!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *