Condomínio logístico: saiba o que analisar antes de escolher

condominio logistico

Você já ouviu falar sobre o condomínio logístico? Quando se procura meios para colaborar com o dia a dia de sua empresa e garantir mais eficiência nas rotinas diárias, ele é de grande importância para sua logística. Mas antes de escolher o seu, é preciso analisar com atenção todas as possibilidades.

Por isso, neste artigo você encontrará tudo o que precisa saber sobre um condomínio logístico. Continue a leitura e saiba mais sobre conceito, benefícios e, é claro, dicas do que analisar antes de fazer a sua escolha. Vamos lá?

O que é um condomínio logístico?

Um condomínio logístico consiste em um empreendimento imobiliário que tem como finalidade auxiliar as empresas no armazenamento de produtos. Com o espaço garantido pelo empreendimento, as organizações podem trabalhar suas atividades logísticas com maior eficiência.

Existem dois tipos de condomínios: o monousuário e o especulativo. O monousuário consiste em uma opção personalizada, totalmente desenvolvida para atender um único cliente e suas especificidades. Já o especulativo é uma opção mais flexível onde encontramos espaços modulares, individuais ou coletivos.

Com estas duas opções, indústrias e empresas de segmentos diversos podem apostar no condomínio logístico como uma forma de aperfeiçoar seus resultados e melhorar sua eficiência.

Quais os benefícios que um condomínio logístico pode oferecer?

Quando se está pensando em apostar em um condomínio logístico, o que todos mais querem saber é: o que essa escolha irá me garantir? Alguns dos benefícios incluem:

  • Custo reduzido: o custo do processo logístico de um condomínio é menor que o modelo tradicional, em espaços individuais;
  • Maior sustentabilidade: um condomínio logístico se preocupa com a diminuição do desperdício e redução do impacto no meio ambiente;
  • Melhor estrutura: a opção é projetada com estrutura moderna, tecnológica e completa para atender às empresas;
  • Segurança eficaz: por se tratar de um empreendimento imobiliário, torna-se possível garantir diversas vantagens em relação à segurança, como controle de acesso e monitoramento 24 horas.

O que analisar na hora de fazer a escolha?

Depois de entender o que é um condomínio logístico e conhecer os benefícios proporcionados, é hora de descobrir os pontos a serem analisados antes da assinatura de qualquer contrato. Listamos alguns a seguir:

Localização

O Brasil depende muito das rodovias para o transporte de mercadorias. Portanto, a proximidade de importantes rodovias que ligam portos, aeroportos ou áreas de produção de matéria-prima é um fator decisivo para determinar a relação custo-benefício de um condomínio logístico.

Além disso, o armazenamento é mais bem feito próximo aos grandes centros urbanos, reduzindo os custos de transporte e aumentando a oferta de serviços e mão de obra qualificada.

Estrutura

A opção ideal para sua empresa é aquela que se identifica e se adapta às suas necessidades específicas. Os usuários podem escolher entre armazéns pré-fabricados, complexos logísticos, que oferecem flexibilidade no tamanho dos módulos, ou estruturas customizadas (BTS), que oferecem propriedades personalizadas para cada tipo de negócio (armazéns frigoríficos ou lojas integradas, por exemplo).

Segurança

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens de um condomínio logístico é a sua segurança. Serviços de alto padrão normalmente podem ter um valor mais elevado, mas são essenciais para evitar contratempos.

Entretanto, quando falamos de condomínios logísticos, grande parte das opções já contam com sistemas de segurança integrados, como controle de acesso, segurança 24 horas e portaria blindada.

Tipos de galpões

Como citado no tópico anterior, um empresário pode escolher diferentes tipos de galpões. A maior parte dos mesmos se diferenciam em opções para itens secos e para itens frigorificados.

Dentre estas opções, podemos encontrar estruturas personalizadas para cada demanda, bem como itens pré-moldados ou modulares que visam atender setores específicos. Essas características influenciam diretamente na rotina e custo da operação.

Conforto e comodidade

Uma coisa é certa: um condomínio logístico deve ser bem mais que um simples galpão. Por isso, é essencial verificar a quantidade das áreas comuns, como sanitários, vestiários, áreas de lazer e espaços para refeição.

Esse tópico também faz entrar em cena a sustentabilidade. Um programa de coleta seletiva, por exemplo, demonstra a atenção da empresa ao meio ambiente. Estes pontos, além de contribuir com o meio ambiente, ainda reduzem custos fixos, como os gastos em eletricidade, por exemplo.

 

Com todos estes pontos em mente, é hora de buscar pelo condomínio logístico certo para a sua empresa. Aqui na Sindi, você encontra opções diversas para armazenagem de produtos secos e frigorificados, com localização privilegiada, próximo ao CEASA, em Contagem/MG, e fácil acesso às principais vias de escoamento da Grande Belo Horizonte.

Somos uma opção segura e repleta de comodidades, utilidades e serviços. Então, que tal conhecer nosso condomínio logístico mais de perto? Acesse nosso site e alugue já o seu espaço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *