Armazenagem logística: 5 dicas para uma gestão eficiente

armazenagem logística

A gestão de armazenagem logística desempenha um importante papel para o sucesso de toda a cadeia de operações. Por mais que seja de grande importância, muitas empresas ainda possuem dificuldades em encontrar o equilíbrio para suprir as demandas internas e externas relacionadas à armazenagem.

A busca por melhorias contínuas nos processos de armazenagem logística deve ser um objetivo comum a todos os gestores. Afinal, uma gestão eficiente  influencia a movimentação de insumos, produtos semi-acabados e finalizados, impactando positivamente a produção e as vendas das mercadorias produzidas.

Como funciona a gestão de armazenagem logística?

A armazenagem logística vai muito além da estocagem de insumos, mercadorias e demais materiais de forma adequada. A gestão deve englobar todas as atividades que envolvem o ciclo de vida completo dos produtos, desde o recebimento de matérias-primas até a entrega ao cliente final. 

Para isso, é preciso monitorar cada fase desse processo, visando garantir maior controle da operação para tornar todo o processo mais ágil, eficiente e com menores custos. Entenda melhor o que deve ser feito em cada etapa da gestão de armazenagem:

Recebimento: deve-se verificar informações de notas fiscais, avaliar os itens recebidos, comparar os materiais recebidos com os pedidos das ordens de compra e averiguar possíveis erros ou divergências.

Conferência: nesta etapa, é feita uma avaliação mais criteriosa dos itens recebidos, analisando-os cuidadosamente em busca de avarias ou outros problemas, além de verificar dados importantes, como número do lote, validade, número de série, data de fabricação, etc.

Identificação: aqui, cada produto deve receber um código de barra. Essa identificação facilita o acompanhamento de qualquer movimentação ou contagem quando o item já está dentro do galpão de armazenagem.

Armazenagem e movimentação: essas etapas devem ser feitas com muita cautela, seguindo o método que mais se adequa às necessidades de movimentação de cada empresa.

Expedição: a fase de expedição deve priorizar a agilidade e segurança com o produto é despachado ao destinatário, garantindo a proteção da mercadoria e optando por rotas estratégicas para que a entrega seja rápida e eficiente.

Por que otimizar a armazenagem logística?

Quando realizada de maneira adequada e estratégica, a gestão de armazenagem logística é capaz de proporcionar uma série de benefícios às empresas. Dentre os principais, podemos citar:

  • Redução de custos;
  • Assertividade na tomada de decisões;
  • Maior controle do estoque;
  • Aumento de produtividade;
  • Facilidade de acesso e localização dos itens;
  • Redução de índices de desperdício;
  • Maior satisfação dos consumidores.

Como otimizar os processos de armazenagem?

Para garantir uma boa gestão de armazenagem é preciso observar alguns passos essenciais durante todos os processos. Cada empresa deve observar sua rotina e suas necessidades para encontrar o padrão que mais se encaixa às suas operações, mas existem algumas dicas que podem ser úteis para qualquer organização. Confira!

Faça o mapeamento de processos

O primeiro passo é mapear todos os processos compreendidos nas diferentes fases da armazenagem logística, determinando quais são os profissionais e recursos necessários para garantir a eficiência em cada etapa. O ideal é criar um mapa com todos os estágios e revisá-lo continuamente para garantir sua funcionalidade.

Além disso, é preciso considerar o médio e longo prazo e analisar a metodologia de mercado, a capacidade de atendimento da empresa e a demanda dos clientes. Monitore indicadores de desempenho e observe as tendências e a sazonalidade para garantir um planejamento mais adequado e assertivo.

Organize o layout do galpão

O layout do galpão de armazenagem é capaz de oferecer muito mais agilidade, segurança e praticidade para a localização, acesso, entrada e retirada de cada insumo ou mercadoria. Isso influencia diretamente o trabalho dos colaboradores, aumentando a  produtividade e garantindo mais rapidez para a linha de produção e para a expedição dos pedidos. 

Por isso, faça um planejamento com base nos materiais que sairão em primeiro lugar, nos que exigem mais cuidado no manuseio, nos que precisam de mais espaço para ser movimentado, entre outros aspectos.

Estabeleça a curva ABC

Além do layout do galpão, a curva ABC também é uma grande aliada para otimizar as operações de armazenagem. O método divide os produtos em três grupos: os mais importantes ou com maior movimentação estariam no grupo A, seguidos do B e por último o C.

Dessa forma, é possível tornar a localização, movimentação e acesso aos produtos muito mais simples e ágil, o que ajuda a evitar atrasos, danos ou erros no galpão de armazenamento.

Conte com a ajuda da tecnologia

O uso de tecnologia, como softwares e sistemas próprios para a gestão logística, é uma ferramenta importante para otimizar as operações de armazenagem. O Sistema WMS – Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns – é um grande exemplo de como a tecnologia pode ser aliada à logística.

Trata-se de um software com o objetivo de fornecer a gestores e executivos a localização exata de produtos e bens que se encontram em momentos diferentes do processo logístico. 

Suas funcionalidades agilizam o fluxo de informações e a utilização dos recursos no espaço físico do estoque, otimizando a operacionalidade da armazenagem e gerando benefícios para toda a cadeia de suprimentos da empresa. 

Invista em uma infraestrutura adequada

De pouco adianta seguir as dicas acima se o local de armazenagem dos seus insumos e mercadorias não é adequado às suas necessidades. Espaços inadequados podem resultar em dificuldade de movimentação, demora na localização e acesso aos itens, perda de mercadorias, dentre outros prejuízos.

Para evitar esses problemas, é fundamental contar com uma infraestrutura adequada, visando garantir o correto andamento de todas as atividades. Assim, é possível garantir uma gestão mais eficiente de cada etapa da armazenagem logística.

 

A Sindi Investimentos possui um condomínio logístico com galpões de estrutura modular para o armazenamento de cargas secas e frigorificadas,  além de contar com diversos serviços e utilidades. O empreendimento está localizado nas proximidades do CEASA, em Contagem, com fácil acesso às principais vias de escoamento rodoviário da Grande Belo Horizonte.

Entre em contato conosco e garanta muito mais segurança e agilidade para suas operações logísticas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *