5 dicas para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa

gestão cadeia suprimentos

Se você está ingressando ou tem algum tempo de caminhada no mercado, certamente já deve ter ouvido falar em gestão da cadeia de suprimentos, não é mesmo?

Uma estratégia essencial para todas as empresas, ela inclui várias tarefas de suma importância para o funcionamento adequado da logística. Do gerenciamento de fornecedores a gestão de frota, se algo não funciona adequadamente, todas as atividades operacionais são prejudicadas.

Por isso, pensando neste papel estratégico importante para a logística das empresas, preparamos este artigo com informações que farão a diferença em seus processos, bem como dicas para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa. Continue a leitura!

Mas, antes, o que é a cadeia de suprimentos?

Resumidamente, a cadeia de suprimentos é todo o processo percorrido pela mercadoria até chegar nas mãos do consumidor. Então, nos referimos a um caminho que se inicia na aquisição da matéria-prima e se encerra na entrega do produto.

Tendo isso em mente, é importante entender que encontrar desafios durante estes diversos processos é algo um tanto quanto natural. Entretanto, a questão é que, como citamos anteriormente, contratempos podem influenciar negativamente o desenvolvimento da sua empresa.

Quais os principais desafios da gestão de cadeia de suprimentos?

Quem quer se destacar no mercado deve estar atento a um ponto: os desafios da gestão de cadeia de suprimentos. Os principais são:

• Exigências do consumidor: atualmente, além de oferecer o melhor produto, é preciso garantir a melhor experiência de compra e com o menor tempo possível;
  • Tecnologia: é importante estar alinhado às principais tecnologias para garantir maior competitividade no mercado;
  • Complexidade da cadeia de suprimentos: a falta de padronização é um dos principais problemas das atividades, impactando na eficiência e produtividade;
  • Integração de processos e equipes: considerando os passos complexos, a integração entre ações e equipes se torna um grande desafio;
  • Controle de estoque: um fator determinante para o impulso da gestão logística da cadeia de suprimentos;
  • Relacionamento com fornecedores: considerando que são um ponto de partida para todos os processos;
  • Transporte e distribuição: o último, mas um dos maiores desafios considerando que, no Brasil, ainda dependemos em grande parte do transporte rodoviário.

Como otimizar a gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa?

Após conhecer os principais desafios, é hora de falarmos do papel estratégico da gestão da cadeia de suprimentos. Conheça algumas dicas essenciais para a otimização da gestão:

Selecione com atenção seus fornecedores e controle sua performance

Uma estratégia de gestão da cadeia de suprimentos eficiente começa sempre pelos fornecedores, afinal, eles são o ponto de partida deste ciclo. Tendo isso em mente, o primeiro passo de todo esse processo é montar um registro completo de cada parceiro.

Este documento deve conter todas as informações de identificação deste fornecedor. Assim, você poderá sempre contar com um e-mail ou telefone disponível para negociar melhores condições.

Além disso, é importante ter um sistema abrangente de rastreamento de compras que permita que você saiba tudo sobre transações, incluindo:

• Possíveis descontos e condições especiais;
  • Formas de pagamento;
  • Espaço de tempo gasto do pedido à entrega do produto;
  • Valor total da compra;
  • Retorno sobre investimento (ROI).

As pessoas envolvidas na cadeia precisam estar integradas

Todos os processos de uma empresa dependem da gestão da cadeia de suprimentos. Da fabricação à publicidade, tudo está interligado para uma operação eficiente.

Então, consequentemente, o investimento em integração é importante para garantir agilidade no desenvolvimento de tarefas e otimizar a produtividade. Realizar treinamentos estratégicos e contar com ferramentas tecnológicas que permitam uma comunicação integrada é fundamental para atingir esse objetivo.

As suas demandas precisam ser otimizadas

A otimização de demandas é uma forma de evitar o desperdício de mercadorias durante o baixo consumo. Inclusive, o processo reduz diretamente a chance de escassez em momentos de alta demanda.

Para isso, você pode contar com um software de gestão logística da cadeia de suprimentos como seu braço direito. Assim, eles poderão fazer análises e comparações com base em períodos anteriores para fazer previsões mais certeiras.

O controle de estoque é essencial na gestão da cadeia de suprimentos

Falar em melhora no gerenciamento da cadeia de suprimentos é também falar na redução de custo em mercadorias perdidas. Por isso, monitorar o gerenciamento de estoque é uma missão indispensável.

É preciso ser consistente com a previsão de demanda, aquisição e gestão da produção, além de utilizar o estoque contínuo para controlar as entradas e saídas. Aqui, também vale utilizar ferramentas digitais que ajudam a ter maior controle e previsão sobre o estoque.

Padronização de processos na gestão da cadeia de suprimentos

Por fim, temos dois passos importantes: padronizar os processos e manter as fases da cadeia de suprimentos bem definidas. Estes passos fazem toda a diferença, garantindo coletas e análises precisas de dados.

Isso ajuda a ter uma visão mais ampla dos processos, bem como da produção como um todo. Com isso, torna-se possível identificar pontos que podem ser otimizados e falhas a serem modificadas.

Enfim, otimizar a gestão da cadeia de suprimentos, de longe, pode parecer algo complicado, mas com as dicas e parceiros certos, você poderá alcançar o máximo do sucesso.

E, por falar em sucesso, você já conhece o nosso condomínio logístico? Destinado à armazenagem de produtos secos e frigorificados, ele garante segurança, comodidade e praticidade no dia a dia logístico de sua empresa. Saiba mais em nosso site!