Carga e descarga: 7 dicas para ter mais eficiência nas operações

carga e descarga

O crescimento das compras online e a mudança para a entrega just-in-time colocaram pressão adicional sobre as empresas de logística. Como resultado, garantir que as operações de carga e descarga sejam rápidas, seguras e eficientes é mais importante do que nunca.

Otimizar a carga e descarga de matéria-prima, mercadorias e outros insumos é essencial para maximizar a eficiência geral da cadeia de suprimentos. Por mais que pareça um processo simples, o carregamento e descarregamento de cargas também precisa ser estratégico, cuidadoso e seguro.

Para te ajudar a otimizar as operações de carga e descarga, separamos 7 dicas que você pode adotar em sua logística. Confira!

Riscos comuns nas operações de carga e descarga

A carga e descarga de qualquer item envolve profissionais, uso de caminhão e equipamentos, controle sobre entrada e saída de mercadorias, dentre outras atividades. Quando realizado de maneira inadequada, esse processo pode oferecer riscos à segurança humana e às estratégias logísticas da organização.

Conheça os perigos mais comuns!

• Manuseio inadequado de máquinas e equipamentos;
  • Desordem nas docas, que podem ficar congestionadas, apertadas e ocupadas;
  • Quedas, tropeções e lesões de funcionários durante as operações;
  • Queda de carga devido à objetos pesados, peso mal distribuído, fixação incorreta, etc.

Como otimizar os processos de carga e descarga?

A busca por processos cada vez mais ágeis e eficazes é uma necessidade crescente para garantir a competitividade das empresas, além de oferecer maior segurança nas operações. Abaixo, você confere 7 dicas para otimizar os processos de carga e descarga!

Utilize softwares de gestão

Os sistemas de gerenciamento são essenciais para garantir maior controle durante as operações. Esses sistemas coletam, rastreiam e analisam dados para que os funcionários tenham informações sobre carga e descarga em tempo real.

As soluções podem dizer quais pacotes estão chegando, onde estão e de onde estão vindo, informar a melhor forma de carregar os caminhões para maximizar a capacidade e garantir a segurança, auxiliar a equipe a garantir que os pacotes não sejam danificados durante o transporte devido à forma como foram armazenados, dentre diversas outras funções.

Monte luzes de comunicação

A iluminação é fundamental para melhorar a visibilidade da doca, carga e pessoal. Conectar sua iluminação a um sistema de comunicação centralizado é uma prática recomendada que pode melhorar drasticamente a segurança de suas operações.

As luzes podem comunicar visualmente quando um caminhão está chegando, quando é seguro abrir a porta, quando o processo de descarga termina e quando é seguro para o motorista sair, por exemplo. Tudo isso é de grande importância para o andamento e segurança de cada etapa.

Use niveladores de doca

Um nivelador de doca ajuda a preencher a lacuna que ocorre entre o caminhão e a doca de carga quando eles não estão na mesma altura. Isso é especialmente importante, pois o reboque pode mudar de altura durante o processo de carga e descarga devido à adição ou subtração de peso da carga.

Os niveladores de doca garantem uma transição suave e perfeita ao mover a carga para fora ou para dentro do caminhão, sem danos às mercadorias ou aos trabalhadores. O ideal é usar niveladores hidráulicos que funcionam apenas com o apertar de um botão, o que é muito mais seguro do que niveladores mecânicos operados por uma corrente de tração.

Use rampa de carregamento

Uma rampa de carregamento permite o acesso à traseira de um caminhão quando não há acesso direto à doca. Para ser um pouco mais técnico, é um plano inclinado usado para carregar e descarregar materiais, servindo ao mesmo propósito de um cais. Prefira utilizar rampas sobre rodas, já que permitem maior movimentação e possibilidades de uso.

Treine sua equipe

A segurança começa e termina com sua força de trabalho. O erro humano é uma das principais causas de lesões na área das docas. O treinamento contínuo para reforçar os bons hábitos é fundamental para manter todos seguros. Boas práticas de treinamento devem incluir:

• Movimentos ergonômicos, para prevenir lesões crônicas ou agudas;
  • Fixação da carga durante o carregamento;
  • Remoção segura de carga segura durante o descarregamento;
  • Utilização do sistema de gestão de armazém;
  • Equipamento e comunicação;
  • Protocolos de segurança.

Considere o uso de tampas traseiras

As tampas traseiras são pequenos elevadores hidráulicos na parte traseira de um caminhão que são usados ​​para levar uma remessa ao nível do solo ou para dentro do veículo. Elas são especialmente úteis caso você não consiga utilizar niveladores de doca, já que garantem mais segurança e praticidade para colocar e retirar cargas.

Realize manutenção regular

A manutenção faz uma diferença crítica quando se trata de segurança. Desordem e obstruções podem causar escorregões, tropeções, quedas e lesões que podem ter um sério impacto na segurança do trabalhador.

Além disso, a falha de uma empilhadeira ou nivelador pode causar sérios atrasos no carregamento ou descarregamento e pode ser evitada em muitos casos com o cronograma de manutenção correto. Por isso, é de grande importância realizar a manutenção em caminhões, máquinas e equipamentos.

Conte com a praticidade do nosso condomínio logístico

A infraestrutura dos condomínios logísticos e centros de distribuição também fazem grande diferença para as operações de carga e descarga.

O condomínio logístico da Sindi oferece diversos benefícios para sua empresa, como sistema de acesso de veículos de carga, com agendamento e controle de movimentação; amplo pátio de manobras; área de apoio aos motoristas e muito mais.

Conheça melhor clicando aqui e entre em contato conosco para alugar seu espaço!