Telemetria veicular: quais os benefícios para a gestão de frotas?

telemetria veicular

A gestão de frotas é uma tarefa complexa que envolve o monitoramento e a administração de veículos de uma empresa. Com a evolução tecnológica, ferramentas avançadas têm sido desenvolvidas para otimizar essa gestão. A telemetria veicular, por exemplo, pode ser uma grande aliada estratégica para os gestores.

Especialmente para grandes empresas e indústrias que possuem frotas próprias para realizar a entrega e despacho de insumos e mercadorias, a telemetria garante uma gestão mais integrada e otimizada. Continue a leitura e saiba mais!

O que é telemetria veicular?

A telemetria veicular é uma tecnologia que permite o monitoramento remoto de diversos parâmetros de um veículo. Isso é feito através da coleta, transmissão e análise de dados em tempo real. Esses dados são obtidos por meio de sensores instalados nos veículos, que capturam informações como:

• Localização via GPS
  • Velocidade
  • Consumo de combustível
  • Tempo de funcionamento do motor
  • Comportamento do motorista (frenagens bruscas, acelerações, etc.)
  • Diagnóstico de falhas e manutenção

Os dados são transmitidos para um software de gestão que recebe, armazena, e analisa os dados transmitidos. Com ferramentas baseadas em web ou apps, os gestores de frotas ou proprietários de veículos podem visualizar e interagir com os dados coletados,  transformando-os em informações valiosas para a gestão da frota.

Benefícios da telemetria veicular para a gestão de frotas

Quando utilizada corretamente e de maneira estratégica, a telemetria veicular oferece importantes benefícios competitivos para a gestão de frotas. Confira os principais:

Redução de custos operacionais

Com a telemetria, é possível monitorar o consumo de combustível e o comportamento do motorista, permitindo identificar práticas de condução econômica e, consequentemente, reduzindo gastos. A telemetria também auxilia na detecção precoce de problemas mecânicos, o que favorece a realização de manutenções preventivas no tempo adequado e evita custos maiores com reparos emergenciais.

Aumento da segurança

O monitoramento do comportamento do motorista por meio da análise de dados sobre frenagens bruscas, acelerações súbitas e velocidade ajuda a promover uma condução mais segura. Além disso, em caso de roubos ou emergências, a localização em tempo real dos veículos facilita a tomada de ações rápidas.

Melhoria na gestão e planejamento

Através do monitoramento de trajetos, é possível otimizar rotas e encontrar o caminho mais eficiente, o que contribui para economizar tempo e combustível. A análise de desempenho de diferentes veículos e motoristas também ajuda na identificação de áreas de melhoria e na tomada de decisões estratégicas, como por exemplo qual caminhão seria o mais adequado para um determinado trajeto.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um fator cada vez mais necessário no transporte de carga. Com uma condução mais eficiente e a manutenção adequada dos veículos, a telemetria pode contribuir para uma diminuição das emissões de gases poluentes, por exemplo. Lembre-se que empresas que adotam práticas sustentáveis ganham reconhecimento positivo no mercado e perante os clientes.

Aumento da produtividade

A telemetria veicular automatiza uma ampla gama de tarefas de monitoramento e geração de relatórios, aliviando gestores de atividades rotineiras e repetitivas. Ao reduzir a carga de trabalho operacional e aumentar a precisão das informações disponíveis, a telemetria contribui para uma gestão mais eficiente e informada, promovendo melhorias significativas na produtividade e na tomada de decisões.

Como implementar a telemetria veicular?

A implementação da telemetria veicular envolve uma série de etapas que começam com a identificação dos objetivos, como monitoramento de consumo de combustível, rastreamento de localização e análise de comportamento dos motoristas. A seleção do hardware adequado é crucial, incluindo dispositivos OBD-II para coleta de dados do motor, rastreadores GPS para monitoramento de localização e sensores adicionais conforme necessário.

Após a escolha do hardware, é essencial garantir uma instalação física correta e testar a conexão dos dispositivos para garantir que estão funcionando adequadamente e enviando dados. A próxima etapa é escolher uma plataforma de telemetria apropriada, configurá-la para coletar e analisar os dados, e integrar esses dados para processamento e análise.

Ferramentas de análise ajudam a interpretar os dados coletados, permitindo identificar padrões e comportamentos anômalos, e gerar relatórios detalhados para monitorar o desempenho dos veículos e motoristas.

A implementação também requer a realização de ações corretivas baseadas na análise de dados, como treinamento de motoristas, manutenção preventiva e ajustes nas rotas para melhorar o desempenho e eficiência dos veículos. O monitoramento contínuo é essencial para garantir que as melhorias sejam sustentáveis e identificar novas áreas de otimização.

As soluções de telemetria veicular tem preço variável, portanto o gasto para implementar a telemetria na sua empresa pode variar bastante de acordo com a quantidade de dados que você deseja analisar. Em média, o dispositivo de telemetria veicular pode ter um preço de R$1.200,00 nas suas versões mais acessíveis até R$2.500,00 nas soluções mais completas.

Quer ficar por dentro de mais dicas, novidades e conteúdos sobre logística? Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram para não perder nenhuma atualização.