Caminhão de carga: aprenda a escolher o modelo mais adequado

caminhão de carga

A escolha do modelo mais adequado do caminhão de carga é uma etapa fundamental para garantir o sucesso da logística de transporte. É preciso ter em mente que o mesmo tipo de caminhão nem sempre será ideal para todas as operações de uma empresa, já que cada tipo, volume e, principalmente, peso da carga, exigem diferentes necessidades de transporte.

Além de garantir maior economia e segurança no transporte de cargas, escolher o caminhão correto também é necessário para atender às regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Essa classificação foi criada visando a segurança e a preservação da infraestrutura das estradas.

Caminhão de carga: quais são os modelos mais comuns?

Existem diversos tipos de caminhão que podem ser usados pelas empresas. A seguir, apresentaremos os 6 modelos mais comuns utilizados no transporte de cargas!

Veículo Urbano de Carga (VUC)

É considerado um veículo de menor porte, com um tamanho que varia de 2,2 metros a 6,3 metros de comprimento e capacidade máxima de 3 toneladas. Esse tipo de caminhão é mais utilizado em áreas urbanas e em grandes centros que restringem a circulação de caminhões de grande porte.

Truck

Esse modelo conta com um eixo dianteiro e dois traseiros, o que possibilita uma melhor distribuição do peso e aumenta o potencial de transporte de carga. O Truck é ideal para transportar cargas de 10 a 14 toneladas, sendo que seu peso máximo bruto pode chegar a 23 toneladas.

Bitruck

É um modelo de caminhão de carga relativamente novo, mas que já se destaca pela melhora na dirigibilidade e aumento da capacidade de carga. O Bitruck é equipado com quatro eixos, sendo dois dianteiros e dois traseiros. Além de distribuir melhor o peso, esse caminhão tem maior capacidade de carga, transportando até 22 toneladas.

Toco

Também chamado de semi-pesado, esse modelo de caminhão de carga possui apenas um eixo traseiro com capacidade de transportar seis toneladas. O comprimento máximo do caminhão, normalmente, é de 14 metros. Seu uso, assim como o VUC, se concentra, predominantemente, em áreas urbanas.

Caminhão ¾

Com dois eixos, o caminhão 3/4 possui o limite máximo de 4 toneladas por carga. No entanto, sua capacidade pode variar para mais ou para menos, já que  depende do tamanho da carroceria e da distância entre os eixos.

Carreta

A carreta é um modelo muito utilizado para o transporte de cargas. Ela pode estar atrelada a um ou mais semi-reboques. Por isso, dentro dessa categoria, existem ainda 3 divisões:

Carreta com dois eixos: possui comprimento máximo de 18 metros e pode transportar até 33 toneladas.

Carreta com três eixos: o comprimento também pode chegar a 18 metros, mas comporta um peso bruto de até 41,5 toneladas.

Carreta cavalo trucado: possui o mesmo cumprimento dos modelos acima e conta com um semirreboque com 3 eixos. A diferença está no cavalo mecânico, permitindo aumentar a capacidade em peso bruto, com limite de 45 toneladas.

caminhão de carga

Tipos de carga e o modelo de caminhão mais adequado

Além de conhecer a metragem e capacidade dos principais modelos de caminhão de carga, também é importante se atentar às características de cada carga no momento da escolha. Para te ajudar nessa missão, elencamos os principais tipos de carga e os melhores modelos de caminhão para cada uma delas. Confira!

Carga frigorífica

O transporte de mercadorias resfriadas ou congeladas exige equipamentos específicos. O caminhão precisa, obrigatoriamente, contar com baú vedado, revestimento térmico e equipamento de resfriamento. Podem ser utilizados diferentes modelos, de acordo com o volume da carga e a área de circulação necessária.

Carga seca

Esse tipo de carga não necessita de grandes cuidados no transporte, uma vez que não demanda refrigeramento e cuidados específicos com acondicionamento. A escolha do caminhão vai depender, sobretudo, do volume da carga a ser transportada, sendo que é possível realizar o transporte optando pelo VUC até a carreta.

Carga de grandes dimensões

Para essa operação, a carroceria precisa ser do tipo prancha, pois é totalmente aberta. Como essas cargas costumam ser muito pesadas, o mais recomendado é utilizar a carreta cavalo trucado.

Quer continuar acompanhando nossas dicas sobre logística? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Até a próxima!