O que é SKU e qual sua importância para a logística?

o que é SKU

A gestão de estoque é uma atividade logística que deve estar sempre acompanhando as tendências do mercado para garantir mais competitividade às empresas. O SKU, por exemplo, é uma estratégia recente que permite maior organização, controle e eficácia sobre todas as operações de estoque, mas você sabe o que é SKU?

O que é SKU?

SKU é uma sigla para “Stock Keeping Unit” ou, traduzido para o português, “Unidade de Manutenção de Estoque (SKU). Trata-se de um código alfanumérico atribuído ao estoque que permite rastrear os produtos, medir as vendas, otimizar o fluxo de loja e aprimorar as experiências de compra.

Uma unidade de manutenção de estoque é um identificador exclusivo para um item vendido, ou seja, cada mercadoria possui um número de identificação próprio. É possível criar códigos próprios com base em várias características de suas mercadorias, afinal, ao contrário dos códigos de produtos universais (UPCs), os SKUs não são universais. Isso significa que cada varejista tem seu próprio conjunto de SKUs para suas mercadorias.

Como funciona um SKU?

O principal objetivo dos SKUs é diferenciar os produtos uns dos outros. Seria difícil rastrear vendas e estoque sem classificá-los por marca, modelo, tipo, cor, tamanho ou qualquer outra característica de identificação.

Por exemplo, suponha que um varejista de uma nova loja de gramados e jardinagem precise criar SKUs para iniciar seus procedimentos de inventário. Ele pode atribuir a letra A aos cortadores; A1 pode significar cortadores de grama, enquanto A2 pode representar cortadores de folhas.

A próxima série de códigos alfanuméricos será um indicador de cor, seguido de tamanho. O varejista poderia então atribuir B2 como cortadores de grama vermelhos e B3 como cortadores de grama pretos. O SKU é, então, inserido no sistema de gerenciamento de estoque, que está vinculado ao sistema de ponto de venda.

Por que utilizar o SKU?

Agora que você sabe o que é SKU e como ele funciona, fica mais fácil entender seus benefícios para o gerenciamento de estoque. Vamos conhecê-los melhor?

Análise de tendências

Os SKUs permitem que os varejistas coletem dados que facilitam a realização de análises para determinar a popularidade do produto ou visualizar tendências de vendas sazonais e cíclicas em seus diferentes segmentos de clientes. Essa análise concede a capacidade de estocar produtos que coincidem com as tendências de comportamento dos consumidores.

Gestão de inventário

O gerenciamento de estoque é a função principal de um sistema SKU. Com ele, os varejistas podem rastrear níveis de estoque, rotatividade e fluxo. Afinal, os SKUs ajudam a definir níveis de estoque e prazos usando as informações coletadas de vendas, que podem atuar como gatilhos para iniciar ou interromper pedidos de estoque.

Atendimento ao cliente

Um assistente de loja pode escanear um SKU para descobrir rapidamente o que está em estoque para um consumidor que pode querer uma versão alternativa de um produto, criando eficiência de vendas e satisfação do cliente.

Publicidade e Marketing

O uso de SKUs na publicidade é uma técnica moderna. Com o cenário on-line competitivo do varejo e todos os preços correspondentes, um SKU permite que seu inventário pareça único e permite identificar técnicas de marketing que estão gerando vendas com base nos identificadores de produto.

Balanços fáceis

Os inventários devem ser feitos em intervalos regulares para garantir que os níveis reais de estoque no armazém de uma empresa correspondam aos níveis de estoque registrados no sistema de gerenciamento. Cada variação de produto deve ter um SKU exclusivo, o que significa que cada item que você está vendendo tem seu próprio código. Organizar e identificar produtos usando SKUs permite uma reconciliação muito simples dos níveis de estoque.

Como criar SKUs?

Quando se trata de criar SKUs, vale lembrar que não existe um sistema universal. No entanto, algumas dicas podem te ajudar na criação desses códigos. A primeira coisa a fazer ao criar SKUs é criar um formato padrão para todos os seus SKUs seguirem.

Decida quais números e identificadores serão incluídos em seus SKUs e em que ordem. Você vai incluir o nome da marca? A cor? Número da peça do fabricante? Pense em quais atributos seus produtos normalmente têm que os distinguem de outros produtos para descobrir o que precisa ser incluído.

Por fim, para otimizar o processo de localização e identificação de cada produto, o ideal é criar códigos curtos e sem caracteres especiais. Como exemplo, vamos criar o SKU  MG-T-42-P, onde:

MB: fabricante

T: descrição do produto (televisão)

42: tamanho (42 polegadas)

P: cor (Preta)

Gostou das nossas dicas? Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos.