Caminhão elétrico: saiba mais sobre a nova tendência do mercado

caminhão elétrico

Com a sustentabilidade em alta e a necessidade de reduzir a emissão de gases poluentes, os carros elétricos têm ganhado cada vez mais destaque em todo o mundo. Mas nesse cenário, outra tendência no setor de transportes também está chamando a atenção mundial: o caminhão elétrico.

Caminhando para um futuro sem motores a diesel, a indústria de caminhões têm investido nos modelos elétricos como uma alternativa inovadora para o setor, aliando responsabilidade ambiental com a eficiência e agilidade necessárias para o transporte de cargas.

Como funciona um caminhão elétrico?

Esse tipo de veículo utiliza, como o próprio nome diz, um motor elétrico responsável por gerar a força de tração necessária para levar a carga adiante. Ou seja, no lugar do tanque do combustível são utilizadas baterias que permitem gerar a potência do caminhão. 

Além do motor, outros recursos do veículo também tem uma bateria separada, como ar-condicionado e faróis. Geralmente, os caminhões tradicionais usam baterias que acionam o motor de arranque, mas que possuem baixa durabilidade. 

Por outro lado, as baterias de um caminhão elétrico se destacam por sua longa durabilidade e alta capacidade. Além dessas diferenças, o caminhão elétrico também apresenta algumas mudanças, como alterações na configuração de sua estrutura, peso padrão e distribuição da carga. 

Vantagens do caminhão elétrico

Apesar de custar cerca de três vezes mais que os modelos similares movidos a diesel, os caminhões elétricos podem trazer várias vantagens atrativas para as empresas que operam com esse tipo de veículo. Confira as principais:

Baixo impacto ambiental

Como não há queima do combustível no momento do transporte, não ocorre emissão de gases que poluem o ar e danificam a camada de ozônio. A longo prazo, os caminhões elétricos ainda podem auxiliar no controle do aquecimento global. 

Essa pegada sustentável é uma tendência crescente em todo o mundo. Por isso, empresas que atuam com responsabilidade ambiental estão ficando à frente do mercado.

Alta eficiência

Você pode achar que os caminhões tradicionais são mais potentes que os elétricos, mas não há motivos para deixar de apostar nesse modelo por conta da potência do motor. Isso porque eles conseguem ter uma eficiência e desempenho similares aos veículos tradicionais.

E com novos testes sendo realizados, é muito provável que em um futuro breve os caminhões elétricos sejam ainda mais eficientes, ultrapassando os motores a combustão em potência e velocidade.

Custo-benefício

Embora o custo de aquisição de um caminhão elétrico seja superior, o custo operacional é bastante atrativo e contribui para a redução de custos a médio e longo prazo, sobretudo em virtude da alta no preço dos combustíveis no Brasil.

Especialistas do setor de transporte apontam que o custo operacional chega a ser 65% menor. Essa porcentagem é justificada já que o preço do quilowatts por quilômetro rodado é mais econômico do que o do diesel. 

Integração com tecnologias

O uso de tecnologia já é bastante comum em caminhões, sobretudo quando são parte de uma frota. No entanto, com a chegada dos modelos elétricos houve um aprimoramento para que essas tecnologias se tornassem mais variadas.

É possível, por exemplo, integrar a central de comando do caminhão diretamente com o motor, com a direção e um computador de bordo. Tudo isso contribui para otimizar o rastreamento, aumentando a segurança do veículo, da carga e do motorista.

O cenário dos caminhões elétricos no Brasil

A Europa é a grande pioneira na utilização dos caminhões elétricos para o transporte de cargas. O Brasil ainda tem muito a avançar nesse mercado, principalmente devido à dependência de tecnologia estrangeira para a fabricação de caminhões elétricos.

Apesar do desafio, a Volkswagen Caminhões se tornou a primeira fabricante de elétricos no Brasil e conta com dois modelos disponíveis no mercado, desenvolvido parcialmente com tecnologia brasileira. Outras marcas, como a FNM e a chinesa Jac Motors, também lançaram seus modelos.

Mesmo que os caminhões elétricos ainda não tenham conquistado grande destaque por aqui, a tendência é que esses modelos se tornem mais acessíveis e priorizados à medida que o mercado se desenvolver em território nacional.

Além disso, acompanhando as tendências mundiais de sustentabilidade e o compromisso com a redução de carbono, a adoção de caminhões elétricos pode contribuir até mesmo para o posicionamento da sua marca, já que é uma prática aliada da causa ambiental.

Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as dicas, novidades e atualizações. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *