Transporte sustentável: como se adaptar a essa nova realidade

transporte sustentável

A sustentabilidade tem sido uma pauta constante em todos os setores da sociedade. Na logística, o assunto também está em evidência e deve ser considerado como uma estratégia a favor da empresas. Nesse contexto, o transporte sustentável se mostra como uma alternativa inteligente em prol do meio ambiente.

Grandes empresas como a Coca-Cola, HP, Natura e Unilever, por exemplo, estão adotando uma série de práticas sustentáveis para realizar o transporte de suas cargas. Essa é uma mudança necessária, afinal o modal rodoviário responde por cerca de 40% do gás carbônico emitido no Brasil, segundo dados da Confederação Nacional de Transportes (CNT).

Como a logística de transporte pode contribuir com a sustentabilidade

A logística de transporte oferece um potencial considerável para reduzir o impacto ambiental. Em geral, as empresas podem exercer influência por meio de canais de compras mais curtos e fontes locais de suprimento. Para todas as viagens de transporte, especialmente as mais longas, há muitos fatores a se considerar para otimizar a sustentabilidade.

Por exemplo, no modal rodoviário existem excelentes oportunidades para expandir a mobilidade elétrica e usar caminhões de baixa emissão. Diversas empresas que se preocupam com o meio ambiente estão fazendo escolhas conscientes sobre seus agentes de frete e considerando a sustentabilidade no design das frotas de veículos.

Existem muitas outras oportunidades para os remetentes otimizarem o transporte sustentável e influenciarem positivamente o impacto ambiental. Boas práticas incluem reduzir o consumo de combustíveis fósseis finitos, como diesel e óleo, e reduzir as emissões de gás carbônico através de uma melhor utilização do caminhão, menos trechos vazios e menores tempos de espera durante o carregamento e descarregamento. 

Como promover o transporte sustentável

1. Redução de emissões

Como o setor de logística envolve o transporte de cargas de um local para outro, a responsabilidade básica de reduzir as emissões de carbono tem prioridade. Muitos veículos funcionam com combustíveis fósseis; no entanto, implementar uma solução “verde” para a frota atual pode significar a diferença entre a baixa ou alta emissão de carbono por sua empresa.

Os especialistas do setor de transportes entendem como cada quilômetro de viagem representa emissões adicionais para a atmosfera. Ao reduzir o número total de milhas percorridas, a quantidade total de gases nocivos liberados também é reduzida. Consequentemente, a empresa pode se beneficiar por não ter que pagar multas por violações dos regulamentos ambientais, que dependem da localização do respectivo remetente.

2. Redução da quantidade de resíduos

Ao pensar nos custos de transporte, o gasto primário parece sempre refletir nos custos de combustível. No entanto, cada veículo contém milhares de peças, galões de óleo e pelo menos quatro pneus, todos projetados para se desgastarem com o tempo. Cada um desses produtos tem uma expectativa de vida finita e a ineficiência no transporte resultará apenas na substituição desses itens a uma taxa mais rápida. Infelizmente, esse aumento na taxa compromete a sustentabilidade.

Por exemplo, dirigir com um caminhão vazio de um destino para um centro de distribuição em outro estado cria muitas formas de desperdício. A expectativa de vida de todos os materiais no veículo é reduzida pela metade, sem nenhum benefício para a empresa. Isso nem leva em consideração as emissões nem o desgaste nas estradas nacionais.

3. Otimização de rotas

A otimização das rotas está ligada ao aumento da eficiência operacional, redução de custos e diminuição de gastos com combustível — o que está alinhado à ideia de reduzir a utilização dos recursos naturais e a emissão de poluentes.

Nesse caso, vale a pena investir em um sistema de rotas, geolocalização, entre outras ferramentas que podem ajudar a elaborar os melhores percursos possíveis, considerando todas as variáveis. A otimização de rotas ajuda a evitar deslocamentos desnecessários e, consequentemente, reduz a emissão de gases poluentes. Assim, você pode contribuir o transporte sustentável.

4. Comunicação assertiva

A logística de transporte eficiente e transporte sustentável exigem o mesmo: coordenação otimizada entre fabricantes, varejistas, fornecedores e prestadores de serviços de transporte. Em outras palavras, o que é necessário é uma cooperação estreita entre todos os parceiros da cadeia de suprimentos, idealmente através de redes online que permitem a comunicação em tempo real e fornecem total transparência em todos os processos.

Algumas plataformas logísticas digitais e soluções de software eliminam a complexidade da coordenação de todos os processos. Eles também permitem a troca de informações sem demora e sem rastros de papel. Isto por sua vez, permite otimização e simplificação contínua dos processos de logística de transporte para todas as partes, além de trazer benefícios sociais e ambientais significativos.

5. Logística reversa

Quando se fala em transporte sustentável, a logística reversa é um dos pontos que mais se fazem presentes. Por meio dela, otimiza-se a rotina de transporte, aproveitando os veículos que voltariam vazios para fazer transporte de mercadorias.

Essa estratégia pode ser adotada para melhorar o serviço de trocas e devoluções, retorno de embalagens, ou mesmo em parceria com outras empresas, planejando o transporte no curso de ida e de volta.

 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossas novidades através do Facebook e Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *