A importância do centro de distribuição para a logística de sua empresa

centro de distribuição

Ter uma boa logística é um dos passos indispensáveis para o crescimento e o sucesso de uma empresa. É principalmente por meio de uma boa gestão destes processos que certos custos podem ser controlados, ao mesmo tempo em que clientes são melhor atendidos. Nesta esfera, o centro de distribuição é uma parte essencial do procedimento.

Centros de distribuição, também conhecidos como CDs, nada mais são que unidades semelhantes a armazéns e outros galpões logísticos, porém com o diferencial de serem maiores e com uma estrutura mais preparada e otimizada. Por serem centros, costumam reunir cargas e mercadorias de diferentes depósitos em um único espaço.

No entanto, o centro de distribuição é mais que simplesmente um local para acomodar produtos. Ele é também o ambiente onde todas as rotinas de gestão de estoque são feitas, desde o recebimento até a separação e a expedição. O principal objetivo do uso de um CD é, portanto, facilitar ainda mais a atividade logística.

Através do uso estratégico de um espaço assim, é possível avaliar e pôr em práticas as melhores maneiras de inserir produtos no mercado, reduzir custos de entrega e, por consequência, aumentar o lucro. Tudo isso, é claro, entregando também facilidades e benefícios para os clientes.

Vale lembrar que, de acordo com o tamanho da empresa em questão, existe a possibilidade de atuação de mais de um CD. Grandes distribuidoras de alimentos, por exemplo, possuem pelo menos um centro de distribuição em cada região do país. A número de unidades operacionais e o tamanho de cada uma delas irá depender de cada empresa.

Vantagens de um centro de distribuição

São incontáveis os benefícios trazidos pelos centros. Confira alguns deles:

Centralização de estoque

Se considerarmos o próprio nome, este é o primeiro benefício que vem à cabeça. Usar um centro de distribuição significa reunir todos os produtos em apenas um lugar. Isso faz com que o trabalho de todos seja facilitado: tanto o da empresa, que poderá fazer entregas maiores e de uma vez, quanto o de fornecedores, que poderão enviar tudo para o centro.

Redução de custos

Enquanto a centralização é a primeira vantagem a ser lembrada, a redução de custos é a mais almejada. Ainda que o uso de CDs ajude a cortar gastos de diversas maneiras, é preciso que todos os processos estejam alinhados.

Algumas das oportunidades de redução de custos entregues pelos centros de distribuição são queda nas perdas de mercadorias e fretes mais baixos por parte dos fornecedores.

Entregas agilizadas

Um centro bem organizado e com suas mercadorias dispostas em lugares planejados pode também ajudar as entregas a serem feitas mais rapidamente. Além de economizar o tempo de funcionários para que eles o apliquem em outras atividades, realizar entregas rápidas diferencia a empresa na visão do cliente.

Controle de operações

Como citamos na introdução, o CD não serve apenas para estocar produtos. Ele também é o local onde toda a gestão logística é feita. Ter um centro, ao invés de vários galpões, torna mais fácil o controle das operações. As ações de receber, fazer contagem, armazenar, separar e expedir todo o estoque que a empresa possui passam a ser unificadas, o que faz com que menos erros de controle ocorram.

Atenção ao arranjo do centro de distribuição

Ter um layout otimizado para os processos é tão importante quanto o próprio centro. Afinal, de nada adianta ter um grande estoque se os produtos não estão organizados dentro dele e se os funcionários não conseguem cumprir suas funções de maneira efetiva por conta da disposição física do local.

Fazer um arranjo objetivo é o que irá garantir que todas as vantagens explicadas acima ocorram de fato. Para isso, é preciso avaliar cada pequeno espaço disponível. Instalações físicas, equipamentos, acessórios e produtos: cada um deles precisa ter um local definido e que fique claro para todos os envolvidos.

Contudo, não existe uma regra. Empresas diferentes precisam de espaços diferentes. Para definir o que será melhor em cada caso, é preciso realizar uma análise personalizada. Tenha a certeza de que somente após a questão estar bem definida é que os resultados começarão a aparecer.

Como manter um centro de distribuição

O grande segredo da manutenção de um centro de distribuição efetivo é o monitoramento de resultados. Para manter o seu CD sempre em funcionamento, trazendo praticidade e lucro, é inaceitável virar as costas para o seu próprio processo logístico. Ele deve ser acompanhado de perto.

Para isso, algo que pode ser feito é a fiscalização de alguns indicadores de desempenho, como capacidade de armazenamento, média do tempo de entrega e porcentagem de produtos danificados ou perdidos em um período.

Caso estes números estejam bons, continue com os processos da mesma maneira. Caso não estejam, identifique a origem do problema e comece a mudança por ela. Através de pequenos passos você chegará a grandes resultados.

Está precisando de um centro de distribuição para sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!