Transporte multimodal: o que é e quais as vantagens?

transporte multimodal

Com dimensões continentais, o Brasil possui um enorme potencial para explorar diversos modais de transporte e transformar as operações logísticas de empresas dos mais variados portes e segmentos. Apesar de o modal rodoviário ainda ser predominante, o transporte multimodal tem se mostrado como uma alternativa mais eficiente e com melhor relação custo-benefício para o setor logístico.

Ainda pouco utilizada, a multimodalidade tem apresentado um crescimento que gira em torno de 10% anualmente na América Latina, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). No Brasil, o conceito está se expandindo e deverá se tornar cada vez mais comum nos próximos anos.

Mas afinal, o que é transporte multimodal? Quais as vantagens que ele oferece para a logística das empresas? Continue a leitura e saiba mais!

O que é transporte multimodal?

O transporte multimodal é definido como o conjunto de dois ou mais modais de transporte utilizados em uma mesma operação logística, desde a origem até o desembarque final. Isso significa que é necessário mais do que um tipo de veículo para conduzir a mercadoria até seu destino, podendo ser utilizado, em diferentes etapas, o transporte rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo ou outro tipo de meio de transporte necessário para a entrega.

Diferente do transporte intermodal – em que utiliza-se contratos isolados para os diferentes tipos de modais utilizados na mesma operação – o transporte multimodal é realizado com apenas um contrato, sob responsabilidade do Operador de Transporte Multimodal (OTM). Ou seja, o mesmo profissional cuida de todos os processos envolvidos na multimodalidade.

O papel do OTM

O OTM é uma empresa (pessoa jurídica) responsável por toda a operação, desde a retirada e embarque dos produtos no ponto de origem até a entrega ao destinatário. Suas principais funções incluem contratar outras transportadoras, elaborar o contrato entre as partes, cuidar de toda a parte burocrática e emitir o conhecimento de carga.

Como o OTM é responsável por toda a operação, ele poderá responder por qualquer prejuízo que seu cliente venha a sofrer, como danos ou perdas de produtos, atrasos na entrega, entre outros. É importante ressaltar que o OTM deve ser legalmente habilitado e possuir registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para estar apto a realizar suas funções.

Quais as vantagens do transporte multimodal?

O transporte multimodal apresenta vantagens significativas quando é necessário percorrer trajetos longos e complexos para a entrega de mercadorias. Dessa forma, quando as empresas optam pela opção multimodal, é possível obter diversos ganhos. Confira os principais:

Maior foco no core business

O transporte multimodal é como se fosse uma tarefa terceirizada, ou seja, você não precisa gastar tempo e produtividade da sua equipe para realizar o transporte. Como todas as etapas do processo ficam sob os cuidados do OTM, a empresa não precisa se preocupar com questões burocráticas e, assim, pode ter mais foco no core business.

Redução de custos

Na maioria das vezes, o OTM é capaz de negociar melhores preços quando está encarregado de toda a operação logística, ao invés de somente uma etapa. Isso acontece porque é possível ter uma perspectiva mais ampla da remessa e otimizar custos em cada etapa do processo. Além disso, os preços de seguro de carga, geralmente, são mais reduzidos.

Agilidade na entrega

Pense bem: utilizar apenas o transporte rodoviário para levar mercadorias da região Sudeste até o Norte ou Nordeste pode resultar em um prazo maior de entrega. Por outro lado, ao combinar o transporte terrestre com o marítimo ou aéreo, por exemplo, é possível otimizar a logística, reduzir o tempo de entrega e garantir prazos mais curtos.

Redução de dificuldades burocráticas

Ao deixar uma empresa especializada cuidar de toda a operação, nota-se uma redução significativa de dificuldades burocráticas, já que você irá negociar somente com uma única empresa. Além disso, elimina-se o tempo gasto com contratos e outros documentos necessários.

Competitividade logística

Todas as vantagens acima resultam em uma vantagem extra: a competitividade logística. Como o transporte multimodal ainda não é utilizado de maneira significativa no Brasil, ao colocar essa estratégia em prática você pode ganhar maior competitividade em seu segmento de atuação.

Agora que você já sabe o que é transporte multimodal e quais as vantagens dessa prática, faça um estudo de suas necessidades e considere utilizar essa estratégia em suas próximas operações de transporte. Para continuar acompanhando nossas dicas e novidades, siga-nos no Facebook e Instagram

Até a próxima!