Saiba como otimizar a logística de distribuição de sua empresa

logística de distribuição

Muitas vezes considerada uma etapa secundária aos processos de uma empresa, a logística de distribuição possui um papel extremamente importante para garantir o sucesso do negócio. Como ela está diretamente relacionada às entregas aos clientes e consumidores finais, se houver atrasos e outros tipos de problemas, a reputação de sua empresa pode acabar comprometida no mercado. 

Para otimizar esse processo em seu negócio, primeiramente é preciso entender que a logística de distribuição tem uma importância estratégica na organização e funciona como uma aliada para reter e fidelizar clientes. Enquanto ela não for vista como uma das prioridades de sua empresa, você está correndo o risco de perder clientes e ter um menor número de vendas.

A importância da logística de distribuição

Como o próprio nome diz, a logística de distribuição é responsável pela distribuição das mercadorias e tem como principal objetivo entregar a mercadoria certa, no momento certo e no lugar certo. 

Como a distribuição é a parte da logística que fica mais próxima do cliente, é preciso que todo o processo seja cumprido de maneira rápida e eficiente. Afinal, respeitar o prazo de entrega é um fator que conta, e muito, para garantir a satisfação do consumidor final. 

Além de garantir a satisfação do cliente, o setor de distribuição deve contribuir para que as operações sejam rentáveis e lucrativas. Quando isso não acontece, sua empresa pode ter custos elevados de distribuição e armazenamento, maior tempo de entrega e danos ou perda das mercadorias, o que pode comprometer a lucratividade de seu negócio.

Como otimizar a logística de distribuição?

Empresas que não contam com processos de distribuição eficientes podem sofrer com excesso de estoque, armazéns mal dimensionados, sistemas de transporte ineficiente, além do alto índice de reclamações dos clientes.

Para que seu negócio não passe por esses problemas, separamos 5 dicas para otimizar sua logística de distribuição. Confira!

Confira as cargas após a expedição

Ao serem enviadas para os caminhões de entrega, é preciso que haja um responsável por realizar a conferência das cargas. Essa é uma tarefa simples, mas que pode evitar muitas dores de cabeça, como devoluções ou reclamações de clientes.

Durante a conferência, é importante analisar, sobretudo, se os pedidos estão corretos e se as mercadorias estão em perfeito estado. Entregar o produto certo e em ótimas condições é uma obrigação da empresa e ajuda a aumentar a confiança do cliente.

Faça a roteirização das cargas

Como dissemos anteriormente, a entrega dentro do prazo é um fator que ajuda a garantir a satisfação do cliente. Para que não ocorram atrasos, fazer a roteirização prévia das entregas pode contribuir para o processo de distribuição. Por mais que pareça simples, muitas empresas ainda não colocam essa dica em prática. 

E como os transportes representam um dos principais custos na distribuição, percorrer o menor caminho no menor tempo possível representa economia para a empresa. Uma boa dica é optar por roteirizadores inteligentes, capazes de traçar as melhores rotas, levando em conta o tempo, distância e qualidade das estradas.

Aposte no controle de frete

Se sua empresa não possui frota própria para entregar as mercadorias, realizar o controle de frete permite que você ganhe rapidez nas operações e otimize o controle financeiro. O controle de frete deve analisar todo o ciclo de contratação de transportes, levando em consideração fatores como a cotação e negociação da tabela de preços.

Além disso, acompanhar as entregas em tempo real é fundamental para o sucesso da operação. Com a tecnologia disponível no mercado, hoje já existem ferramentas capazes de realizar a conferência das faturas, ocorrências de atraso, confirmação do embarque, baixa na entrega e outras informações importantes para realizar o controle de frete. 

Monitore os resultados

Para saber se sua logística de distribuição está sendo eficiente, o ideal é elencar indicadores de desempenho que vão te ajudar a avaliar e medir o nível de desempenho dos processos. Alguns indicadores eficientes são o tempo em trânsito, número de devoluções, exatidão das notas fiscais e cumprimento do prazo de entrega.

Essa análise permite que você obtenha informações precisas sobre a logística de distribuição e contribui para entender quais são os pontos que estão trazendo os resultados esperados e quais são aqueles que precisam de melhorias. Para analisar os resultados com precisão, o mais recomendado é contar com um software de gestão.

Aposte em um software

Por falar em software, essa ferramenta pode auxiliar em diversos processos relacionados à logística de distribuição de sua empresa. Plataformas em ERP ou WMS são capazes de reunir todas as informações em um único local de maneira precisa e eficiente, o que facilita a conferência de dados e evita erros humanos. 

Utilizar um software também contribui para acompanhar o processo de entrega das mercadorias, desde o momento em que elas saem do depósito até o momento em que chegam ao cliente. 

O processo de entrega eficiente das mercadorias sempre deve priorizar a redução de tempo e custos, o controle das entregas e a roteirização inteligente. Ao colocar isso em prática, as chances de sua empresa se manter competitiva, rentável e garantir a confiança do consumidor são muito maiores. 

Deixar a logística de distribuição em segundo plano é um erro grave. É preciso ter em mente que sem vendas, seu negócio não irá atingir os resultados desejados. Por isso, focar na satisfação do cliente é um ponto fundamental e que faz toda a diferença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *