Sistema push back: como ele pode otimizar as operações no estoque

sistema push back

A produtividade e agilidade nas operações de estoque têm desempenhado um papel cada vez mais estratégico para aumentar a competitividade logística das empresas. Para tornar os processos ainda mais eficientes, o sistema push back é uma excelente alternativa e pode ser facilmente implementado nos galpões de armazenamento.

É importante lembrar que quando falamos de sistemas de armazenamento é preciso considerar seus objetivos, tipos de carga trabalhadas e circunstâncias de entrada e saída de mercadorias e insumos. No entanto, o sistema push back se mostra como uma opção viável para empresas dos mais diversos portes e segmentos.

Continue a leitura e saiba mais sobre esse sistema de armazenagem!

O que é sistema push back?

O sistema push back foi criado com base na metodologia LIFO (last in, first out), ou seja, nesse sistema as últimas mercadorias armazenadas serão as primeiras a sair. A estrutura de armazenagem é composta por estantes de armazenamento paletizadas, permitindo que os componentes recém armazenados empurrem os demais para o fundo, criando uma hierarquia de saída.

Dessa forma, quando o último palete sai, o penúltimo se desloca para a frente e assim ocorre sucessivamente até que toda a carga se movimente nos trilhos. Para que isso seja possível, a pista de carga deve ser levemente inclinada para permitir ao operador de empilhadeira controlar a velocidade na retirada de cada palete.

Vale ressaltar que cada trilho funciona de maneira independente. Para cada plano de armazenagem, seja na horizontal ou na vertical, existe um sistema próprio de trilhos que não atrapalha e não movimenta os demais paletes armazenados na estrutura ao lado ou acima.

Quais as vantagens do sistema push back?

O sistema push back pode ser vantajoso, principalmente, para estoques compostos por produtos com prazo curto de validade e alta rotatividade. Contudo, suas vantagens também podem ser interessantes para a logística de qualquer tipo de empresa. Conheça melhor os principais benefícios do sistema!

Otimização de espaço

O mecanismo operacional do sistema push back permite explorar tanto a altura quanto a profundidade do ambiente de armazenamento das cargas. Além disso, o método elimina os corredores entre as estantes, garantindo mais espaço de manobra para as empilhadeiras.

Agilidade nas operações

Quando as cargas estão mais próximas da saída, o processo de localização e retirada torna todo a operação mais simples e ágil. E a agilidade nas operações significa maior produtividade e menor tempo de ociosidade nas operações do galpão de armazenamento, além de contribuir para que a carga chegue rapidamente ao caminhão de transporte ou ao setor de produção.

Facilidade na classificação de produtos

Como os níveis de armazenagem funcionam de maneira independente no sistema push back, é possível alcançar mais possibilidades de classificação de itens. Na prática, isso contribui para separar melhor os produtos e facilitar a localização dos mesmos, otimizando o tempo dos operadores de estoque

Qual a melhor estrutura para utilizar no sistema push back?

Existem dois modelos de estrutura que podem ser utilizados no sistema push back. Conhecer cada um deles é fundamental para adotar a melhor estratégia em suas operações.

Push back com carrinhos

Nesse sistema, os paletes são colocados sobre um grupo de carrinhos que se movem em profundidade, por meio de um arranque na estrutura. Quando o último palete é removido, os demais paletes são movidos na direção do corredor para serem retirados posteriormente.

Como facilita a retirada dos paletes armazenados, o sistema com carrinhos é uma ótima escolha para otimizar os processos de entrada e saída das mercadorias.

Push back com roletes

O sistema de push back com roletes tem a mesma lógica de funcionamento do sistema anterior. A diferença é que a movimentação das mercadorias é feita por roletes transportadores.

Nesse caso, os paletes são inseridos e removidos do mesmo lado, além de serem encaixados pelo lado inferior de forma perpendicular sobre os roletes para facilitar a movimentação.

Quer acompanhar mais novidades sobre o universo da logística? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro de nossas dicas, informações e conteúdos.