Não importa quão grande ou pequena seja sua empresa, a gestão de frotas pode ser uma tarefa complicada e estressante nos mais diferentes cenários. Desde a contratação e treinamento até a manutenção dos veículos da frota e os custos de combustível, os gerentes de frotas têm uma série de responsabilidades em sua rotina.
Para garantir que a gestão contribua com os resultados da empresa, é preciso colocar em prática estratégias sólidas e eficazes em cada etapa do processo. Com mais competitividade, aumento nos preços dos combustíveis e preferência dos consumidores por entregas ágeis, a gestão de frotas se torna uma tarefa ainda mais necessária para a lucratividade das organizações.
Neste artigo, reunimos 7 dicas que vão te ajudar a otimizar a gestão de frotas e garantir muito mais resultados. Acompanhe!
A importância da gestão de frotas para a competitividade logística
A gestão de frota pode ser definida como a aquisição, supervisão e manutenção de veículos, equipamentos veiculares, segurança do motorista e custos associados à retenção de veículos. Cada um desses componentes é de grande importância para os resultados de uma empresa.
Muito mais do que ser uma tarefa operacional, a gestão de frotas está diretamente relacionada à competitividade da empresa no mercado. Quando realizada de maneira estratégica, ela pode trazer uma série de benefícios, como:
Redução de custos: a gestão de frotas é uma forma extremamente eficaz de identificar custos veiculares excessivos e reduzir gastos com o uso de recursos.
Satisfação do consumidor: com uma gestão eficaz é possível realizar entregas rápidas, o que contribui para criar uma experiência positiva e garantir a satisfação dos consumidores.
Segurança durante o transporte: a segurança é essencial para garantir a proteção da carga e do motorista, evitando acidentes, multas e outros prejuízos.
Auxílio na tomada de decisão: contar com um software de gestão auxilia o gestor a atuar de forma estratégica e imediata, transformando dados em resultados.
Ganho de tempo: a gestão de frotas permite melhorar a eficiência operacional, gerando aumento de produtividade e otimizando o tempo dos motoristas, gestores, mecânicos e demais responsáveis.
Como otimizar a gestão de frotas?
Para garantir os benefícios acima e aumentar a competitividade logística é importante estar sempre atento às melhores práticas de gestão de frotas. Cada empresa pode ter necessidades específicas, mas existem algumas dicas que podem otimizar a gestão de maneira geral. Confira:
Defina processos e políticas
Ter processos e políticas claros e organizados garante que haja um fluxo de trabalho para cada tarefa do qual todos estejam cientes. Além disso, ter um procedimento central para todos os elementos de operação dentro da frota permite que as políticas sejam revisadas e melhoradas em intervalos regulares para melhorar a eficiência e a produtividade. Esses processos incluem:
- Processos de aquisição de veículos
- Sistema de compra de combustível
- Procedimento de manutenção do veículo
- Políticas de motorista
- Acompanhamento de custos
- Satisfação e desempenho do motorista
Depois de estabelecer sistemas confiáveis, mantenha todos os processos em um local acessível baseado em nuvem. Assim, todos podem se manter atualizados e verificar se estão seguindo as etapas corretas.
Gerencie os gastos com combustível
Os custos com o combustível são um dos principais fatores que elevam os gastos de transporte. Os preços podem flutuar muito, o que torna difícil mantê-los sob controle. E embora você não consiga controlar essa variável, é possível melhorar o consumo de combustível da sua frota.
Você pode fazer isso monitorando e modificando o comportamento de seus motoristas e incutindo bons hábitos de direção, como evitar excesso de velocidade e excesso de marcha lenta, além de reduzir acelerações bruscas e paradas bruscas. Isso pode ajudar a reduzir os gastos da sua frota com combustível.
Automatize o planejamento de rotas
Automatizar suas rotas pode facilitar seu dia – o que costumava levar horas, pode ser feito em minutos. Você não precisará planejar manualmente cada rota e poderá ter mais assertividade para planejar rotas mais eficientes em tempo real.
Também é possível obter insights sobre o desempenho de sua frota e usar as principais métricas para tomar decisões estratégicas. O roteamento mais eficiente, ainda, reduz o desgaste dos veículos, prolongando sua vida útil, e otimiza o consumo de combustível.
Melhore o desempenho com dados
A informação pode ser sua ferramenta mais poderosa para melhorar o desempenho da frota. Ela pode ajudá-lo a identificar as áreas em que você está tendo sucesso e onde você pode melhorar.
Os insights e métricas que você obtém permitem tomar decisões estratégicas que melhoram a eficiência geral da frota. Você também obterá informações sobre quais membros da equipe não estão seguindo o plano e podem precisar de treinamento direcionado.
Faça a manutenção preventiva
A manutenção preventiva é de grande importância para fornecer um diagnóstico sobre a saúde e o desempenho de seus veículos. Com ela, é possível obter informações precisas do desempenho de seus caminhões, como alertas sobre possíveis problemas ou peças que vão precisar de reparo em um curto período, por exemplo.
Isso ajuda você a otimizar o processo de manutenção para que seu centro de serviços tenha as peças necessárias e seu veículo tenha menos tempo de inatividade. Dessa forma, você pode agendar o trabalho, corrigir pequenos problemas antes que eles se tornem grandes e rapidamente colocar seu caminhão de volta na estrada.
Mantenha comunicação com sua equipe
A comunicação é vital quando você gerencia qualquer equipe. Isso pode ser especialmente desafiador ao gerenciar uma frota, pois é raro sua equipe estar em qualquer lugar ao mesmo tempo. Contudo, como gerente de frota, é sua responsabilidade garantir que os processos de comunicação sejam claros para toda a equipe.
Certifique-se de que está ciente das suas expectativas e mantenha-se regularmente em contato com os seus motoristas para se manter a par dos seus horários e progressos e para que saibam onde estão.
Não esqueça do cliente
O cliente também deve ser lembrado na hora de realizar a gestão de frotas. Com a necessidade de realizar entregas mais ágeis, fornecer previsões vagas aos consumidores pode afetar sua fidelidade e experiência.
Com um rastreador GPS e planejamento de rotas, você pode fazer estimativas precisas dos tempos de chegada e atualizar seus clientes caso um motorista se atrase. Também é possível fazer agendamentos confiáveis, evitar gargalos e melhorar o agendamento geral de entregas.
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