Entrega de mercadoria: como sua empresa pode reduzir custos?

entrega de mercadoria

A entrega de mercadoria é considerada o ponto final da cadeia logística. Apesar de ser a última etapa, seu papel é de grande importância para os resultados da empresa, principalmente porque está diretamente relacionada com as estratégias de redução de custos e satisfação dos clientes.

Como a demanda no setor de comércio eletrônico aumentou consideravelmente nos últimos anos, muitas empresas otimizaram as vendas online e passaram a entregar produtos em distâncias cada vez maiores. Se por um lado isso significa atender à demanda do mercado, por outro implica em custos que podem comprometer a lucratividade do negócio.

Buscar maneiras de reduzir os custos com entrega de mercadoria deve ser um objetivo constante de empresas que atuam com comércio eletrônico. Essa missão é especialmente importante para aumentar a competitividade e até mesmo garantir a sobrevivência em um mercado cada vez mais exigente.

Continue a leitura e saiba como você pode reduzir riscos com a entrega de mercadoria!

A importância da entrega de mercadoria para a experiência do cliente

Com dezenas e até mesmo centenas de empresas vendendo o mesmo produto, os clientes buscam aqueles que oferecem diferenciais atrativos. Claro que a qualidade do produto é um fator de extrema importância, mas o valor de frete e o tempo de entrega também são fatores decisivos.

Para se ter uma ideia, o Instituto Baymard, especializado em pesquisas de comércio eletrônico, descobriu que quase metade de todos os compradores online abandonam seus carrinhos porque os custos extras (como frete e impostos) são muito altos. Corporações maiores, como a Amazon, usam frete grátis em praticamente todo o mundo para dificultar a concorrência de outras empresas.

Além dos custos de frete, os clientes estão também se atentam para outro ponto relevante: o tempo da entrega da mercadoria. Empresas que conseguem entregar o pedido mais rapidamente – e sem custos excessivamente altos – também são preferência entre os consumidores.

Por fim, é preciso ter cuidado com o transporte dos produtos. Se a embalagem vier danificada ou o produto apresentar algum arranhão, amassado ou outro tipo de dano por conta do transporte, é muito provável que o cliente fique com uma má impressão. E, com certeza, ele irá pensar duas vezes antes de comprar novamente com você.

5 maneiras para reduzir custos com entrega de mercadoria

Reduzir custos com a entrega das mercadorias também significa reduzir o custo do frete para o cliente. E como vimos, esse é um fator muito considerado pelos consumidores. Para te ajudar nessa missão, separamos 5 dicas que podem ser implementadas em sua logística de entrega. Confira!

Reduza o peso das embalagens

Quando se trata de enviar pacotes para os clientes, peso é dinheiro. Quanto mais pesado o peso real ou peso dimensional, mais custará o envio. Para isso, algumas medidas podem te ajudar a reduzir custos:

Embale os produtos em caixas de papelão ondulado: as caixas de papelão ondulado são embalagens mais fortes e mais leves que as caixas de papelão comuns. Elas têm fileiras de pequenas ranhuras cheias de ar entre a camada interna e externa da caixa.

Use material de embalagem adaptável ao produto: existem muitos tipos de materiais que se “moldam” para embalar o produto, como plástico bolha, espumas, rolos de enchimento, etc. O objetivo é manter os itens embalados apertados e diminuir seu peso.

Encurte a distância de envio

Aproximar seus produtos de seus clientes economiza nos custos de envio e no tempo de entrega. Você pode otimizar esse processo trabalhando com uma que tenha vários galpões logísticos ou armazéns

Quanto mais próximo o local estiver do cliente, mais você poderá reduzir seus custos de envio. O número de locais de armazenamento que fazem sentido para você depende do tamanho do seu negócio e do volume de pedidos.

Estimule o aumento no valor do pedido

Muitos consumidores tendem a comprar apenas um item por vez. Isso acaba por gerar mais custos para ele – que pagará frete por um produto – e também para sua empresa – que precisará arcar com os custos de entrega de uma unidade do produto.

Por isso, uma boa prática é estimular o cliente a comprar mais de um item por vez. Assim, você entrega dois ou mais produtos em uma única viagem. Aqui, vale a pena oferecer descontos maiores para compra de mais de uma mercadoria, exibir produtos similares no momento de fechamento, garantir mais facilidade de pagamento, etc.

Negocie com várias transportadoras

Todas as transportadoras têm uma definição de preços com base no volume: quanto mais você enviar, menor será sua taxa. Contratar a transportadora mais próxima de você e contar com apenas uma empresa de transporte nem sempre é o melhor negócio.

Além de consultar várias transportadoras, também é válido considerar a contratação de mais de uma empresa. Isso é vantajoso porque uma transportadora pode fazer um valor melhor para uma determinada região de entrega, enquanto outra oferece um preço mais competitivo para outra região.

Otimize o planejamento de rotas

Se a sua empresa também é responsável pela entrega de mercadoria, vale a pena utilizar a tecnologia a seu favor. O planejamento de rotas para cada entrega é fundamental para definir os melhores trajetos, dias e condições para realizar o transporte.

Existem diversos tipos de ferramentas tecnológicas, como softwares e aplicativos, que te auxiliam nessa missão. Vale a pena estudar as opções para encontrar a que mais se adapta às suas necessidades.

Gostou do nosso conteúdo? Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram para ficar por dentro das melhores dicas sobre logística. Até a próxima!