Entrega de mercadorias: como grandes empresas reduzem custos

entrega de mercadorias

Como a demanda no setor de comércio eletrônico aumentou consideravelmente nos últimos anos, a entrega de mercadorias tornou-se uma necessidade para a sobrevivência das empresas no mercado. Mas sem um planejamento adequado e estratégias eficazes, seu negócio pode acabar cometendo erros que resultam em custos elevados e desnecessários.

A redução dos custos de envio das mercadorias para o cliente final é uma das maneiras mais eficazes de melhorar seus resultados. Os baixos custos são, portanto, um objetivo que deve ser buscado continuamente pelas empresas.

Neste artigo, vamos apresentar 5 dicas – com base nas práticas logísticas de grandes empresas – que vão ajudar a reduzir custos com entrega de mercadorias. Acompanhe!

O que podemos aprender com grandes empresas?

Diariamente, grandes redes de varejo, como a Amazon, o Mercado Livre e o Magazine Luiza, realizam milhares de entregas. Para atender a inúmeros pedidos e garantir entregas ágeis, essas empresas aprimoraram a logística de entrega, adotando práticas eficazes e inovadoras.

Segundo a própria Amazon, a logística é o centro da experiência proporcionada pela empresa. Para isso, a gigante mundial investiu em serviços de frete marítimo, táxis, bicicletas e até drones entregadores para entregar as mercadorias em até duas horas depois da compra.

Visando minimizar impactos com atrasos nas entregas, a Amazon estabeleceu centros de triagem posicionados estrategicamente perto dos consumidores, o que reduz custos e o tempo de entrega. Além disso, utilizam robôs inteligentes que potencializam os processos de movimentação e separação dos pedidos nos estoques.

O Magazine Luiza também aposta em uma ampla malha de distribuição para reduzir custos e garantir agilidade nas entregas. São 8 mil motoristas, mais de 100 unidades logísticas e cerca de 80 estações de cross docking. O omnichannel também é uma estratégia muito utilizada pela empresa.

Outro bom exemplo de logística omnichannel é a do Grupo Hope. A empresa centraliza em sua estratégia de transportes tanto as entregas para suas lojas próprias quanto para o cliente final. Essa integração em diferentes frentes permite uma visão global da distribuição, podendo otimizar rotas, agilizar entregas e, consequentemente, reduzir custos.

5 práticas para reduzir custos com entrega de mercadorias

Apesar de grandes redes de varejo utilizarem práticas inovadoras e, muitas vezes, inviável para empresas menores, existem algumas dicas que podem ajudar seu negócio a reduzir custos com entrega de mercadorias. Veja o que você pode fazer:

Tenha uma rede com vários parceiros de envio

Ficar preso somente a uma transportadora nem sempre é a melhor opção. Ter vários parceiros de envio para negociar ajudará a obter melhores taxas e diminuirá os custos de envio. Afinal, isso oferece uma excelente oportunidade de negociar com vários fornecedores com base nos preços oferecidos pelos concorrentes. Além disso, é possível contar com parceiros em diferentes localizações, o que garante entregas mais ágeis e assertivas.

Utilize embalagens adequadas

Você também deve tentar reduzir as dimensões do pacote o máximo possível. Algumas empresas cobram mais dependendo do tamanho da caixa. Se o item for leve, não há motivo para embalá-lo em uma caixa grande. A Amazon, por exemplo, conta com um sistema de produção avançado, que permite criar caixas com as dimensões ideais para cada item que é encomendado.

Aposte no omnichannel

A interação entre os diferentes canais de vendas, como lojas físicas e virtuais, têm proporcionando uma experiência mais completa para o cliente. Um exemplo de como isso funciona é a compra online e a retirada na loja, ou seja, o usuário pode escolher e efetuar a compra online mas pode retirar sua encomenda em uma loja física próxima. Isso garante entregas mais ágeis e reduz custos com transporte.

Invista em ferramentas de automação

A tecnologia é uma grande aliada para reduzir custos com entrega de mercadorias. Por isso, investir em  soluções integradas para gerenciar os processos logísticos, de ponta a ponta, é essencial para otimizar as operações. Através da integração de dados e ações em softwares e outras plataformas, é possível obter métricas relevantes para atuar na melhoria contínua do processo de distribuição. A integração com o sistema comercial também facilita a visualização de dados relacionados às vendas sazonais, o que facilita o preparo de para atuar de maneira assertiva neste momento.

Reduza a distância de envio

Manter o estoque em locais mais próximos de áreas de alta demanda ajudará a diminuir drasticamente os custos de envio. Quanto mais próximos os produtos estiverem dos locais de entrega, menos dinheiro e tempo as empresas precisam gastar para levar seus pedidos aos clientes. Nesse sentido, um centro de distribuição com localização estratégica é um grande aliado para reduzir custos com entrega de mercadorias.

A Sindi possui um condomínio logístico localizado na região de Contagem, com fácil acesso à rodovia, próximo às principais vias de escoamento e a apenas 26 km de Belo Horizonte. Conheça melhor e fale conosco para alugar seu espaço.