Saiba o que o sistema WMS pode fazer por sua gestão logística

sistema WMS

Com um mercado extremamente competitivo e consumidores cada vez mais exigentes, investir em novas tecnologias de gestão deve ser um compromisso contínuo que as organizações devem assumir para que possam se manter atuantes e crescer sempre mais. Por meio de um sistema WMS, por exemplo, os procedimentos logísticos podem ser otimizados e oferecer resultados cada vez melhores.

Ser capaz de administrar o fluxo de entrada e saída de mercadorias com maior velocidade, com eficácia e em um prazo que atenda melhor às necessidades dos clientes é uma forma comprovada de agregar valor às negociações e proporcionar economia de custos. E é justamente nesse ponto que o sistema WMS pode ser um poderoso aliado!

O que é sistema WMS?

WMS é uma sigla para Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns. Trata-se de um software com o objetivo de fornecer a gestores e executivos a localização exata de produtos e bens que se encontram em momentos diferentes do processo logístico em um galpão de armazenagem, além de proporcionar informações importantes, como a quantidade de itens no inventário.

Suas funcionalidades agilizam o fluxo de informações e a utilização dos recursos no espaço físico do estoque, otimizando a operacionalidade da armazenagem e gerando benefícios para toda a cadeia de suprimentos da empresa. O sistema WMS abrange todo o processo de logística, desde o recebimento de mercadoria, passando pelas etapas de armazenagem até a expedição final do produto.

Tudo isso garante mais eficiência ao processos logísticos e pode aumentar a produtividade de todos as etapas envolvidas no gerenciamento de um armazém. Com isso, sua empresa garante diferenciais competitivos que vão ajudar sua organização a se tornar ainda mais lucrativa.

A importância do sistema WMS para atender às necessidades do consumidor atual

Quando o hábito de comprar online ainda estava ganhando força no Brasil, os consumidores aceitavam esperar longas semanas ou até meses para receber seu produto. Contudo, as novas necessidades de consumo obrigaram as empresas a se adaptarem para oferecer mais agilidade e eficiência na entrega de mercadorias.

Uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui em 2018, verificou que 18,6% dos entrevistados costumam desistir da compra quando o tempo de entrega é muito longo. Com isso, é possível perceber que não apenas a qualidade do produto, mas também o tempo de entrega passa a ser um diferencial a ser considerado.

Nesse contexto, dispor de um serviço capaz de otimizar os processos logísticos de uma empresa, gerando um melhor desempenho nas atividades desenvolvidas, é fundamental para prestar um serviço mais ágil.

Ao contar com o sistema WMS, fica muito mais fácil realizar suas operações com mais assertividade e eficiência para garantir um serviço de qualidade ao seu consumidor. Além de aumentar sua chances de fidelização, a qualidade do serviço prestado também pode ser uma porta de entrada para novos clientes.

A evolução do sistema WMS

A evolução dos sistema WMS é muito semelhante à de muitas outras soluções de software. O sistema foi criado com o objetivo inicial de controlar a movimentação e o depósito de mercadorias no estoque e hoje se tornou extremamente completo e inteligente para diversas outras áreas logísticas, como gestão de transportes e de pedidos.

Segundo uma pesquisa da Gartner Group, a utilização de uma ferramenta WMS proporciona uma precisão de estoques em até 99,5%. Esse dado demonstra como essa tecnologia pode contribuir para evitar falhas e otimizar os procedimentos de entrada, controle e saída de produtos.

Mas como vimos, o sistema WMS não atua somente na gestão de estoque. Com os avanços tecnológicos, o sistema está muito mais flexível e pode se adaptar conforme a demanda da empresa. Caso seja necessária implementar novas funções, por exemplo, é possível realizar o acréscimo de upgrades.

Como funciona o sistema WMS?

O sistema WMS é conectado a um banco de dados onde são registrados toda e qualquer movimentação que ocorre dentro do galpão de armazenagem, por meio do uso de códigos de barras, QR codes ou sensores automáticos. Dessa forma, o sistema gerencia o local atribuindo um endereço a cada item e local dentro do estoque.

A ferramenta permite que a entrada de mercadorias no estoque seja monitorada  em tempo real, atualizando e fornecendo o inventário da empresa sempre que for solicitado. Além disso, possibilita o levantamento de informações de forma imediata prevenindo problemas gerados por falta de comunicação.

O sistema pode ser acessado remotamente por meio de dispositivos móveis e por diferentes colaboradores e gestores, integrando setores e facilitando a criação de uma comunicação muito mais ágil e assertiva.

Quais os benefícios?

Quando utilizado de maneira estratégica, o sistema WMS é capaz de proporcionar diversas vantagens competitivas para a logística de uma empresa, sobretudo para a gestão de estoque. Dentre as principais, podemos citar:

• redução de tempo gasto com a movimentação de materiais;
  • otimização de todos os processos;
  • acompanhamento em tempo real de entrada e saída de itens no estoque;
  • controle e abastecimento da linha de produção;
  • melhor alocação de recursos;
  • prevenção de perdas;
  • melhoria na comunicação;
  • redução de custos operacionais.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para nos seguir no Facebook e Instagram para acompanhar nossas novidades sobre logística, estoque e muito mais!