Galpão industrial: é melhor construir ou alugar o seu?

galpão industrial

A logística de armazenamento e distribuição de mercadorias ainda é um grande desafio para empresas dos mais variados portes e segmentos. Para facilitar esse processo, contar com um galpão industrial é um diferencial competitivo e que agrega diversas vantagens para o cenário empresarial. Mas nesse momento pode surgir a dúvida: afinal, é melhor construir ou alugar?

Em ambos os casos, o objetivo do galpão industrial é expandir as operações para além da sede física da empresa ou indústria. Por mais que as operações estejam crescendo, é preciso realizar um estudo assertivo sobre os custos e as vantagens da construção ou locação do galpão para garantir a melhor escolha para seu negócio.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual seria a melhor opção, continue a leitura e conheça as principais vantagens e desvantagens de cada modalidade!

Construir galpão industrial

A construção de um galpão logístico pela empresa permite uma grande personalização do projeto: é possível escolher o local, o tamanho e todo o modelo de estrutura interna. Apesar das vantagens, é preciso levar em conta que construir um galpão demanda um investimento inicial muito alto, que pode acabar comprometendo outras atividades do negócio.

Os custos envolvem a contratação de uma empresa especializada na execução desse tipo de serviço, que por sua vez demanda mais gastos com mão de obra, materiais, etc. Outro fator que deve ser considerado é o período de construção, muitas vezes sujeito a atrasos e problemas que acabam prejudicando as operações logísticas.

Além disso, o galpão logístico passará a ser um ativo imobilizado que, apesar de contribuir para o patrimônio da empresa, exige o pagamento dos devidos impostos e pode gerar custos elevados de manutenção.

Alugar galpão industrial

Dependendo das necessidades da empresa, a locação de um galpão industrial apresenta vantagens significativas em relação à compra. O primeiro grande benefício é o custo consideravelmente inferior, já que não requer a aplicação imediata de altos recursos financeiros e não envolve gastos com demais processos.

Além de reduzir custos, esse benefício permite que você tenha mais foco no core business de sua empresa, sem precisar se preocupar com tarefas secundárias, como as manutenções. E como o espaço já estará pronto, outro benefício é a prontidão para levar suas mercadorias para a nova instalação, agilizando processos e aumentando sua produtividade com mais facilidade.

Além disso, os riscos de não obter o retorno sobre o investimento – como no caso da construção – são muito inferiores, o que permite que você distribua seus recursos financeiros para outros setores de seu negócio, por exemplo.

Condomínio logístico: uma solução inteligente

Para quem opta por alugar um galpão industrial, uma das escolhas mais inteligentes é apostar em galpões localizados em condomínios logísticos. Esses espaços são construídos com o intuito de atender à essa demanda e oferecer diversas vantagens para as empresas, como:

• infraestrutura completa;
  • serviços de manutenção periódica;
  • proximidade com os clientes e fornecedores;
  • fácil acesso a estradas e rodovias;
  • espaço para carga e descarga de veículos;
  • estacionamento e funcionalidades;
  • maior segurança e restrição de acesso;
  • e muito mais.

Já imaginou como locar um galpão em um condomínio logístico pode ser vantajoso para sua empresa? A Sindi conta com dois empreendimentos com todas as vantagens citadas acima para facilitar a logística de seu negócio e contribuir para seu crescimento. Entre em contato conosco e saiba mais!