Conheça os principais tipos de estoque para a logística empresarial

tipos de estoque

Como parte fundamental da estratégia logística de uma empresa, o estoque deve estar muito bem alinhado às necessidades do negócio para garantir o correto fluxo de mercadorias e contribuir para o sucesso das vendas. Mas você sabe quais são os tipos de estoque e qual é modelo mais indicado para sua empresa?
Mythical Strength: DON’T CUT UNLESS YOU ARE BODYBUILDING/DON’T BULK UNLESS IT’S THE 1940S steroid use in crossfit no mayweather fight after all: manny pacquiao vs adrien broner is official for january 19 – generation iron fitness & bodybuilding network
Antes de tudo, é preciso entender que o estoque vai muito além da armazenagem de produtos. Quando bem gerenciado, o estoque facilita o acompanhamento das demandas do mercado e garante que o produto chegue ao consumidor final com qualidade e dentro do prazo estipulado, o que pode contribuir para a competitividade e crescimento da empresa.

E, muitas vezes, isso só é possível quando você conta com um estoque adequado ao seu modelo de negócio. Neste artigo, você confere quais são os principais tipos de estoque para a área logística. Acompanhe!

Quais são os tipos de estoque?

Como as empresas possuem diferentes portes e segmentos, a diversificação de estoque é necessária para atender às necessidades e demandas de cada uma delas. Conheça os principais tipos de estoque!

Estoque de antecipação

Também chamado de estoque sazonal, esse tipo de estoque é utilizado para atender uma previsão de alta demanda de saída dos produtos, o que exige maior produção e rapidez na entrega das mercadorias. O estoque de antecipação é ideal para empresas que trabalham com produtos que vendem mais em datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Natal, por exemplo. Portanto, se sua empresa trabalha com produtos sazonais, é importante garantir um estoque de antecipação nos períodos de alta nas vendas.

Estoque de ciclo

O estoque de ciclo é adequado para empresas que possuem uma alta variedade de produtos, mas não consegue viabilizar a produção de todos ao mesmo tempo. Nesse caso, a empresa deve garantir rotatividade na fabricação para que não haja falta de nenhum tipo de mercadoria no estoque. Esse é um dos grandes motivos para se investir no estoque de ciclo. Por meio dele, a produção e o planejamento de estoque serão organizados em períodos determinados e, assim, conseguem atender às demandas do mercado integralmente.

Estoque máximo

Esse tipo de estoque trabalha na perspectiva da quantidade máxima de produtos armazenados em um determinado período. O seu cálculo deve considerar o limite mais alto para a venda de mercadorias, evitando a falta de produtos para suprir às demandas dos consumidores. Empresas que possuem alta saída para um determinado produto podem adotar o modelo de estoque máximo. Contudo, é preciso ficar atento para que não haja um excesso muito alto de produtos em estoque, uma vez que pode gerar prejuízos financeiros e materiais.

Estoque mínimo

Ao contrário do estoque máximo, o estoque mínimo está ligado à menor quantidade de um item em estoque. Esse tipo de estoque também é conhecido como “ponto de ressuprimento”, já que o grande objetivo é conhecer o momento ideal para repor o produto e evitar grande quantidade de mercadorias paradas em estoque. Empresas que trabalham com produtos perecíveis ou que saem em pequenas quantidades são boas candidatas à este modelo.

Estoque de proteção

Um dos tipos de estoque mais utilizados nos setores automobilístico e alimentício, o estoque de proteção visa proteger as vendas e garantir a disponibilidade dos produtos mesmo em situações pouco favoráveis. Caso ocorra greve no setor de transportes ou alta inesperada nas demandas do mercado, por exemplo, o estoque de proteção garante que a entrega de mercadorias não seja comprometida.

Por que investir em gestão de estoque?

Entender os tipos de estoque é fundamental para garantir uma gestão eficiente desde o momento em que a mercadoria chega ao estoque até o momento em que ela sai para o destino final. Esse controle contribui para que todos os produtos estejam sempre disponíveis, permitindo que a empresa aproveite todas as oportunidades de crescimento oferecidas pelo mercado.

Nesse contexto, a gestão de estoque exerce um papel de extrema importância para qualquer empresa, pois ajuda a alcançar o estoque ideal, sem faltas e excessos e de acordo com a demanda do consumidor. Com isso, é possível notar redução nos custos e perdas e aumento na produtividade e lucratividade do negócio.

Está procurando um espaço para montar o estoque de sua empresa? A Sindi possui dois condomínios logísticos com localização estratégica – próximo às principais vias de escoamento rodoviário da Grande Belo Horizonte – segurança eficaz, variedade de serviços e comodidades e utilidades que se adequam às necessidades de sua empresa. Conheça melhor nosso Condomínio Logístico I e Condomínio Logístico II.