Rastreamento de cargas: mais segurança e tranquilidade para seu negócio

rastreamento de cargas

O roubo de cargas no Brasil apresenta dados cada vez mais preocupantes para transportadoras e empresas com frota própria. Segundo um levantamento da NTC&Logística realizado em 2018, foram registrados mais de 22 mil ataques a motoristas em todo o país, com prejuízos de quase R$2 bilhões.

Em um cenário cada vez mais perigoso para a logística de transporte, o rastreamento de cargas surge como um aliado para minimizar prejuízos financeiros e garantir maior segurança para as mercadorias desde o embarque até o destino final. Se você ainda não investe nessa estratégia, continue a leitura e entenda melhor sua importância!

O que é rastreamento de cargas?

O rastreamento de carga é a capacidade de ver – em tempo real – onde uma remessa de carga está em um determinado momento. Com as ferramentas corretas, é possível monitorar a carga durante todo o percurso e garantir um transporte mais seguro e eficiente. No caso de roubo, por exemplo, fica muito mais fácil contribuir com as investigações e localizar o caminhão em qualquer lugar que ele esteja.

Além de oferecer maior segurança, o rastreamento de cargas permite oferecer informações em tempo real para seus clientes, mantendo-os atualizados sobre o status da entrega e fornecendo detalhes mais precisos sobre prazos. Isso é fundamental para que o cliente possa ter maior confiança na empresa.

Quais os benefícios do rastreamento de cargas?

As ferramentas de rastreamento de cargas são capazes de fornecer uma série de benefícios às empresas que optam por implementá-las em seu processo logístico. De maneira geral, os principais benefícios alcançados são:

• Rastreamento de todas as cargas e remessas da maneira mais rápida e confiável;
  • Redução de custos operacionais por meio do planejamento de rotas estratégicas;
  • Redução de riscos de carga perdida;
  • Identificação instantânea da carga;
  • Permite faturamento mais rápido e relatórios mais precisos;
  • Diminuição do risco de atrasos na entrega;
  • Redução  do risco de cancelamentos de clientes;
  • Aumento na utilização de ativos;
  • Redução de custos com seguro;
  • Aumento da segurança dos funcionários, garantindo que eles atendam a todas as políticas de segurança exigidas;
  • Aumento na retenção de clientes.

Como escolher o melhor sistema para rastreamento de cargas?

Existem diversas soluções de rastreamento de carga no mercado e, apesar de possuírem basicamente o mesmo objetivo, elas podem apresentar grandes diferenças de qualidade e eficácia entre si.

Um dispositivo que coleta dados de localização a cada quinze minutos, por exemplo, não é o mesmo que um dispositivo configurável para coletar esses dados em tempo real, uma vez por hora, diariamente ou em qualquer outro período de tempo de sua escolha. Por isso, é preciso escolher a solução com calma!

De modo geral, é preciso observar alguns pontos importantes, como:

Vida da bateria

Na estrada, a vida útil das baterias dos dispositivos de monitoramento de carga precisam durar por longos períodos. A boa notícia é que a tecnologia de baterias já percorreu um longo caminho. Ao escolher um dispositivo de monitoramento de carga, procure um que dure anos.

Resistência

Vento, chuva, poeira, insetos, calor, solavancos e quedas. Enfim, durante o trajeto, o caminhão pode enfrentar diversas mudanças. Portanto, qualquer dispositivo que acompanha o trajeto precisa ser durável e resistente. Procure analisar detalhes, sobretudo a faixa de temperatura na qual ele pode operar adequadamente e possui certificação de  testes de durabilidade padrão da indústria.

Conectividade de dados

O poder de um dispositivo de monitoramento de carga está em sua capacidade de coletar dados. Mas não basta realizar a coleta, é preciso transmitir esses dados de maneira confiável e eficiente ao gerente da frota. Isso requer uma conexão de dados forte, que permita o envio de informações em tempo real. Então, fique atento a esse detalhe!

Frequência de relatório de dados

Com que frequência o dispositivo envia dados? Todo dia? Toda hora? A cada cinco minutos? Tempo real? A frequência dos relatórios é importante por vários motivos, mas um dos maiores é o roubo. Se um caminhão sai de sua rota pretendida, mas os gerentes de frota só descobrem três horas depois, há muito tempo para os ladrões fugirem – o que obviamente seria um problema.

Integração de plataforma

Coletar dados é uma coisa; interpretá-lo é outra completamente diferente. A eficácia de uma solução de carga não envolve apenas seu hardware, mas também seu software. É amigável? Intuitivo? Gera relatórios automaticamente? Os gerentes de frota precisam pagar uma taxa de assinatura extra para acessá-lo? As respostas a essas perguntas podem fazer a diferença entre aproveitar a inteligência de negócios e desperdiçá-la.

Interface amigável e personalizada

Uma interface de usuário completa e facilmente acessível, onde os gerentes de frota podem acessar os dados do dispositivo, faz toda a diferença para otimizar as operações de rastreamento de carga. Além disso, a capacidade de adicionar recursos relevantes às necessidades da frota, como recursos de monitoramento de temperatura, também são importantes para otimizar a experiência.

Quer acompanhar mais dicas e conteúdos como este? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro de nossas novidades!