Logística verde: 5 dicas para tornar seu negócio mais sustentável

logística verde

Cada vez mais consumidores vêm mostrando preferência por varejistas e marcas que trabalham para reduzir seu impacto no meio ambiente. Nesse novo cenário, a logística verde é mais do que um ponto de discussão, é uma tendência crescente que deve fazer parte das estratégias do seu negócio.

De acordo com a Forbes,  68% dos compradores planejam basear compras futuras em sua própria avaliação de quais marcas estão comprometidas com a sustentabilidade. As empresas, por sua vez, devem ajustar seus processos logísticos para atender a essas novas expectativas e se manterem competitivas no mercado.

O que é logística verde?

A logística verde engloba qualquer prática de negócios voltada para tornar as operações mais sustentáveis. Também chamada de eco-logística, baseia-se nas bases estabelecidas pela logística tradicional, mas com uma preocupação com a preservação do meio ambiente.

O grande propósito da logística verde é adotar um conjunto de medidas, ações e políticas que objetivam reestruturar os processos logísticos para que estes gerem menor impacto no meio ambiente.

Esse novo conceito em logística visa encontrar o equilíbrio econômico e ecológico, sendo um grande aliado para ajudar sua empresa a conquistar clientes, reduzir custos e diminuir sua pegada de carbono.

5 práticas de logística verde para adotar em seu negócio

A escolha das melhores práticas de logística verde podem variar de acordo com o porte, segmento e atividades da sua empresa. Abaixo, separamos 5 dicas que podem ajudar a grande maioria das empresas de varejo a se tornarem mais sustentáveis. Confira!

Reduzir, reciclar e reutilizar

Os três R’s são bastante conhecidos quando falamos em práticas para a preservação ambiental. De fato, reduzir, reutilizar e reciclar são grandes princípios que podem tornar suas operações mais sustentáveis.

O primeiro passo é reduzir a quantidade de materiais desperdiçados ao longo da operação. Uma auditoria ambiental pode ajudá-lo a encontrar áreas de excesso de resíduos que precisam ser minimizadas.

O próximo passo é reutilizar quaisquer materiais aproveitáveis de uma entrega para a próxima. Paletes de madeira, sacos plásticos ou bolhas de embalagem são alguns materiais que podem ser reutilizados.

Por fim, encontre áreas da operação onde os resíduos possam ser reciclados. Você também pode considerar o uso de embalagens e materiais reutilizáveis que o consumidor pode reciclar após a entrega.

Use veículos alternativos

A maioria dos caminhões de entrega usa óleo diesel, que alguns consideram a opção mais econômica, mas existem outras opções. O uso de caminhões movido a biocombustível, por exemplo, ajuda a reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

Há também novas opções ecológicas, como veículos de entrega híbridos ou elétricos para sua frota. Você não precisa investir para trocar toda a sua frota de veículos de entrega imediatamente. À medida que cada um se desgasta, substitua-o por uma opção mais ecológica e planeje a longo prazo uma frota com maior eficiência energética.

Planejamento de rotas

Quanto mais tempo seus motoristas estiverem na estrada, mais combustível e energia eles usarão. Faça uso da tecnologia para iniciar o planejamento de rotas, para garantir que suas entregas saiam o mais rápido possível e que a rota seja o mais eficiente possível.

Existem muitos aplicativos gratuitos disponíveis para ajudá-lo com o planejamento de sua rota. Você também pode investir em um software que o manterá automaticamente atualizado sobre as melhores rotas, quaisquer fechamentos de estradas ou obras, ou áreas de tráfego ruim.

Elimine o uso de papel

As remessas estão cheias de papel: detalhes do pedido, faturas e comprovante de entrega , dentre outros. Hoje, praticamente não há razão para uma empresa de varejo ou logística usar papel hoje.

Os avanços tecnológicos e todos os novos softwares, sistemas e aplicativos permitem que as empresas digitalizem a grande maioria das operações e reduzam custos de papel, além de tornar o processo mais ágil e simplificado.

E você, já imaginou como a logística verde pode impactar positivamente seus clientes e seus resultados? Essa é uma tendência que está crescendo em todo o mundo; quanto mais rápido você se adaptar a essa realidade, maior competitividade sua empresa irá ganhar no mercado.

Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram para ficar por dentro das melhores dicas sobre logística!