Inteligência logística: aprenda a aplicá-la em suas operações

inteligência logística

As rápidas mudanças no mercado, a alta concorrência e o comportamento cada vez mais exigente dos consumidores obriga as empresas a buscarem processos mais eficientes, ágeis e com menores custos. Nesse cenário, a inteligência logística surge como uma importante aliada para que as organizações possam otimizar toda a cadeia de operações e aumentar seu diferencial competitivo.

O conceito de inteligência aplicada ao setor logístico já é uma realidade em grandes empresas e deve se tornar uma tendência crescente nos próximos anos. Para seu negócio não ficar para trás, vamos te ajudar a entender melhor o que é inteligência logística, quais são seus princípios e como aplicá-la em suas operações. Acompanhe!

O que é inteligência logística?

A inteligência logística consiste em um conjunto de habilidades, competências e métodos que permitem criar soluções rápidas e eficazes para os desafios apresentados pelo mercado, concorrentes e clientes.

O foco principal é proporcionar uma visão sistêmica e estratégica de todas as operações envolvidas na logística de uma empresa para que essas soluções sejam alcançadas. Além disso, a inteligência logística busca tornar os processos cada vez mais produtivos e orientados para os resultados e objetivos almejados pela organização.

Na prática, envolve a gestão de atividades multifuncionais e integradas – seja no ambiente interno ou externo – que compõem um sistema interligado de toda a cadeia logística. Para isso, agrega conhecimentos e habilidades de colaboradores e gestores, visando aprimorar os processos logísticos.

Princípios da inteligência logística

A inteligência logística segue alguns princípios essenciais para que ela seja, de fato, alcançada pela organização. Conheça os principais!

Inovação

A inovação está ligada à necessidade de cada empresa se abrir para novas ideias e perspectivas. Em um mercado cada vez mais dinâmico, a inovação se mostra como uma peça-chave para desenvolver novos produtos e serviços, além de otimizar os processos já existentes.

Visão estratégica

Adotar uma visão ampla sobre recursos, atividades e processos envolvidos nas operações logísticas é essencial para identificar pontos de melhoria. Assim, fica mais fácil compreender melhor os pontos fortes e fracos de toda a empresa e, consequentemente, traçar ações e estratégias para otimizar cada vez mais a produtividade e os resultados.

Planejamento

O planejamento é parte essencial do sucesso de qualquer processo relacionado à inteligência logística. Contar com um plano detalhado e bem estruturado permite que a empresa tenha mais assertividade em cada ação e execute cada passo com estratégias previamente definidas.

Foco no cliente

Conhecer as expectativas e necessidades do seu público possibilita executar os processos de forma direcionada, visando atender a todas as demandas. E, quando falamos em logística, satisfazer o cliente e conquistar sua confiança é fundamental para aumentar a taxa de fidelização e aumentar sua competitividade perante a concorrência.

Como aplicar a inteligência logística em sua empresa?

A inteligência logística pode ser aplicada de diversas formas em diferentes empresas. O ideal é realizar um levantamento das principais necessidades e dos objetivos a serem alcançados.

De maneira geral, existem algumas práticas importantes que podem ser aplicadas dentro do conceito de logística inteligente. Confira!

Benchmarking

Resumidamente, o benchmarking refere-se à uma análise sobre seus principais concorrentes, considerando estratégias, ferramentas, tecnologias, entre outras práticas adotadas por eles. Com isso, é possível conhecê-los mais a fundo e planejar ações mais eficazes para sua empresa ter um maior diferencial competitivo.

Automação

A tecnologia deve fazer parte de qualquer estratégia de inteligência logística. Aqui, é importante avaliar todos os processos que podem ser otimizados com softwares, ferramentas digitais ou outras tecnologias. O planejamento de rotas e o controle de estoque, por exemplo, são atividades que podem ser facilmente otimizadas com a ajuda da tecnologia.

Gestão de estoque

A gestão de estoque tem um papel fundamental no sucesso da logística, principalmente por estar diretamente relacionada à entrada e saída de itens para produção e entrega final. Por isso, buscar formas de operação eficazes – como o sistema push back e o SKU – fazem parte de uma boa estratégia de inteligência logística.

Centro de distribuição

Os centros de distribuição ajudam a tornar todo o processo logístico mais eficiente. Geralmente, esses locais possuem localização estratégica e oferecem estrutura completa que permite a aplicação correta da inteligência logística, sobretudo no que diz respeito à maior agilidade e eficiência das entregas ao consumidor final.

Desenvolvimento de novos produtos e serviços

Lembra que comentamos sobre a importância da inovação? Se você sempre oferecer os mesmos produtos e serviços, provavelmente será engolido pela concorrência. Por isso, a inteligência logística também pode ser aplicada por meio do desenvolvimento de novos produtos e criação de novos serviços, sempre acompanhando as tendências e necessidades do mercado.

Equipes multifuncionais

Por mais que a tecnologia seja uma grande aliada na aplicação da inteligência logística, o capital humano também tem um valor de grande importância. Contar com equipes multifuncionais, orientadas para desempenho e resultados, permite uma maior integração entre os setores e a busca por objetivos em comum, auxiliando na melhoria de processos logísticos.

Quer conferir mais dicas sobre logística? Siga-nos no Facebook e Instagram para acompanhar todas as novidades!