A gestão de estoque possui um papel estratégico para o sucesso da cadeia logística de qualquer empresa. A redução dos custos de estoque, por exemplo, deve ser um objetivo contínuo das organizações que almejam diminuir gastos desnecessários e garantir maior vantagem competitiva no mercado.
O controle sobre os custos de estoque são de grande importância para determinar a margem de lucro da empresa, permitindo uma melhor organização financeira. Por outro lado, processos ineficazes podem fazer com que os gastos com as operações de estoque se tornem elevados e afetem a lucratividade do negócio.
Conhecer os principais custos e saber como reduzi-los são tarefas essenciais para otimizar a gestão de estoque e torná-la mais lucrativa para a organização. Continue a leitura e entenda melhor!
Quais são os principais custos de estoque?
Existem diversos custos de estoque e cada um deles pode variar de acordo com o porte, atividade e processos de cada empresa. No entanto, existem alguns custos gerais que fazem parte das operações de estoque de qualquer segmento. Conheça os principais abaixo!
Custos de pedidos
Os custos de pedido, também conhecidos como custos de configuração, são essencialmente custos incorridos sempre que você faz um pedido ao seu fornecedor. Esses custos não se resumem somente ao valor da compra da mercadoria. É preciso considerar uma série de custos indiretos envolvidos nesse processo, como custo do processamento dos pedidos, custos de envio, custos de preparação, custos de recebimento, entre outros.
Custos de escassez
Os custos de escassez, também conhecidos como custos de falta de estoque, ocorrem quando as empresas ficam sem estoque por vários motivos. Algumas das razões podem incluir custos de envios de emergência, custos com atrasos na entrega de insumos e custos de produção interrompidos. Nesses casos, os principais impactos são as vendas perdidas e atrasos na entrega aos clientes.
Custos de durabilidade
Esse é um dos tipos de custos de estoque que está relacionado a empresas e indústrias que fabricam produtos perecíveis e com prazo de validade limitado, como o setor alimentício e frigorífico. Quando os produtos não são vendidos dentro do prazo estipulado, acaba gerando os custos de durabilidade, ou seja, gastos devido à perda dos mesmos. Esses custos também podem incluir o mecanismo necessário para manter esses produtos frescos.
Custos de manutenção
Os custos de manutenção envolvem todos os gastos necessários em relação ao local do estoque. Dessa forma, está associado ao aluguel, IPTU, água, energia, maquinários, além de medidas preventivas e de segurança para o bom funcionamento do espaço e de todas as operações.
Custos trabalhistas
Para o funcionamento adequado do estoque é necessário contar com uma série de profissionais. Dessa forma, é preciso considerar os custos trabalhistas associados à mão de obra utilizada no espaço físico e de qualquer setor que tenha ligação indireta sobre o mesmo, como estoquistas, conferentes, seguranças, profissionais de tecnologia da informação, profissionais de limpeza, gerência, entre outros.
Como reduzir custos de estoque?
Como vimos, existem diferentes custos de estoque que impactam na competitividade e lucratividade de uma empresa. Esses custos sempre irão existir, mas é possível colocar em prática algumas estratégias para reduzi-los. Veja o que você pode fazer!
Aposte na informatização
A tecnologia é uma grande aliada para reduzir os custos de estoque de maneira significativa. Existem diferentes softwares que podem ser utilizados para automatizar diversas tarefas, proporcionar um controle de forma precisa, realizar a previsão de demanda e evitar qualquer tipo de falha ou erro.
Obtenha o ponto de pedido ideal
Compreender o momento certo para reordenar os produtos e o volume certo para fazê-lo é uma maneira fácil de garantir que você não esteja mantendo mais estoque do que pode vender ou com pouco estoque para atender à demanda. Com o cálculo adequado, fica mais fácil saber o ponto ideal de estoque, sem falta ou excesso de insumos e mercadorias.
Conheça o comportamento do seu cliente
Conhecer o comportamento do cliente é uma prática fundamental para auxiliar a encontrar o ponto ideal do estoque. Busque compreender o ciclo de compras, preferências, hábitos, produtos preferidos e motivações dos seus consumidores. Assim, é possível otimizar o controle de estoque e reduzir impactos em sua receita.
Tenha um espaço de armazenagem adequado
Os gastos com equipe e manutenção do espaço são um dos mais altos quando falamos em custos de estoque. Para reduzi-los, procure armazenar seu estoque em locais adequados, como centros de distribuição que não ofereçam danos ou diminuam a vida útil dos produtos. Além disso, priorize um centro de distribuição com localização estratégica – para reduzir custos com transporte – e com estrutura completa e moderna – visando a redução de risco de roubos, gastos excessivos com energia, deslocamentos desnecessários, etc.
Está em busca de um local seguro, moderno e completo para armazenar seu estoque? A Sindi oferece um condomínio logístico misto, localizado próximo ao CEASA, em Contagem, com toda a qualidade e estrutura que você precisa. Conheça melhor clicando aqui!