Conheça os benefícios do sistema TMS para o setor logístico

sistema TMS

Os custos logísticos possuem um impacto significativo na lucratividade das empresas, principalmente para aquelas de pequeno e médio porte. O custo com transporte é considerado o mais elevado, respondendo por quase dois terços do gasto total do setor. Para reduzir custos e garantir maior competitividade, o sistema TMS pode ser um grande aliado nas operações logísticas empresariais.

A busca por tecnologias e diferenciais no setor logístico se mostra cada vez mais necessária, sobretudo em um cenário de rápidas mudanças no mercado e nas necessidades do consumidor. Adotar o sistema TMS na sua empresa é uma forma de se adequar a essa nova realidade e garantir mais vantagens competitivas para seu negócio.

Afinal, o que é sistema TMS?

O termo TMS é originário da língua inglesa e quer dizer Transportation Management System. Em tradução para o português, significa “Sistema de Gestão de Transporte”. Trata-se de um software com funcionalidades capazes de gerenciar todos os processos que envolvem o transporte.

A ferramenta permite que você visualize e controle todas as operações de forma ampla, integrada e estratégica. Como promove a integração das informações, é possível reunir diversas operações que, geralmente, são realizadas em ferramentas e ambientes separados.

Além de oferecer acesso a dados completos e uma visão geral da cadeia de transporte, o sistema TMS contribui ativamente para os processos de tomada de decisão. Ao utilizá-lo em suas operações logísticas, é possível garantir uma modernização na gestão de transporte. Por isso, a ferramenta é ideal para empresas que estão passando pelo processo de transformação digital.

Quais as principais funcionalidades do sistema?

O sistema TMS foi pensado para englobar todos os processos referentes às operações de transporte. Sendo assim, ele oferece funcionalidades completas para o setor de transporte. Dentre elas, podemos destacar:

• Planejamento: permite realizar a análise de variáveis e controle orçamentário, traçar rotas e estimar gastos com transporte, calcular gastos com renovação da frota e dimensionamento de equipamentos, dentre outros;
  • Operação: é útil para o monitoramento de transbordo, coleta e entrega, e rastreio lógico das mercadorias;
  • Custos: permite aos gestores calcular com maior precisão os custos de manutenção e operação;
  • Rastreamento: possibilita a transmissão de dados por wireless, interface com rastreadores GPS e leitores de códigos de barras para rastreamento de cargas e veículos;
  • Faturamento do transporte: facilita a solicitação de movimentação de cargas, registro de NF-e, ordem de coleta, emissão de fatura de cobrança, taxas, tarifas e outros;
  • Controle de estoque: permite maior controle e monitoramento de pedidos, produtos, movimentações, compras etc;
  • Expedição: facilita o monitoramento do envio de um produto para o consumidor final ou outro destinatário.

Quais os principais benefícios para a logística de transporte?

Ao observar as funcionalidades já é possível notar alguns benefícios que o sistema traz para a logística, mas é possível ir além. Quando utilizado de maneira estratégica e eficiente, o sistema TMS é capaz de proporcionar uma série de vantagens competitivas para a logística de transporte. Confira os principais benefícios!

Redução de custos

Como os gastos com transportes são os mais altos do setor logístico, o sistema TMS é uma excelente alternativa para promover a redução de custos. O sistema permite visualizar e controlar todos os gastos envolvidos na gestão de transporte, sendo muito mais fácil identificar gastos e utilizar os recursos disponíveis de maneira mais equilibrada e estratégica.

Automação de processos

O sistema TMS possibilita que a grande maioria dos processos relacionados à logística de transporte sejam automatizados. Isso ajuda a tornar as atividades mais eficientes, reduzindo erros e falhas, além de garantir mais segurança e confiabilidade em cada passo da operação. A automação também ajuda permite maior agilidade e melhor aproveitamento do tempo, tendo um impacto positivo na produtividade.

Compartilhamento de informações em tempo real

A logística de transporte exige extrema agilidade para atender às demandas do consumidor e aumentar a eficácia de todos os processos envolvidos. A implementação do TMS contribui para melhorar a comunicação e a disponibilidade de informações, melhorando a relação de confiabilidade com clientes e parceiros, otimizando o processo de tomada de decisão e auxiliando na elaboração de novas estratégias.

Otimização do planejamento

Para o planejamento, é essencial contar com sistemas que possibilitam maior controle sobre as viagens, melhoria na consolidação das cargas e no planejamento de rotas. O TMS garante todas essas vantagens, tornando o planejamento muito mais eficaz e direcionando de maneira mais assertiva todas as etapas seguintes.

Quer ficar sempre por dentro do universo da logística? Siga nossos perfis no Facebook e Instagram para acompanhar dicas, novidades e conteúdos exclusivos.