Tecnologia RFID: como ela pode otimizar a logística da sua empresa

Tecnologia RFID

A tecnologia e a inovação estão se tornando verdadeiras aliadas para garantir maior competitividade e eficiência no setor logístico de empresas dos mais variados portes e segmentos de atuação. Um grande exemplo é a Tecnologia RFID, capaz de tornar as operações logísticas mais ágeis, eficientes e rentáveis.

O que é e como funciona a Tecnologia RFID?

RFID é uma sigla em inglês para Radio Frequency Identification, que em português é traduzida como Identificação por Radiofrequência. Trata-se de uma tecnologia de identificação que utiliza ondas eletromagnéticas para a transmissão de dados armazenados em um microchip.

A tecnologia atua como um meio de identificar individualmente cada produto, registrar suas informações técnicas e permitir o seu rastreamento. A RFID identifica dados em tempo real sem grande necessidade de intervenções humanas, o que representa um importante passo no processo de aquisição de informações utilizadas na logística.

O funcionamento da Tecnologia RFID necessita, basicamente, de três componentes: uma antena, um transceptor e um transponder ou etiqueta de RF. O transceptor é responsável pela leitura do sinal e transferência dos dados para um dispositivo leitor, enquanto o transponder ou etiqueta contém armazenam as informações a serem transmitidas.

A antena repassa a informação para o leitor, convertendo as ondas de rádio do RFID para informações digitais. Após a conversão, elas podem ser lidas e interpretadas por um computador. Algumas de suas funções podem ser parecidas com as do código de barras, mas a Tecnologia RFID atua de maneira mais completa do que o código de barras. 

Por que utilizar a RFID na logística da sua empresa?

A Tecnologia RFID facilita o controle, identificação e localização do fluxo de mercadorias de toda a cadeia de suprimentos, permitindo o seu monitoramento desde a produção até o ponto final da distribuição.

Essa é uma forma de incorporar mais agilidade, segurança e praticidade para o setor logístico da sua empresa. E em se tratando do cenário empresarial, a adoção de novas tecnologias é capaz de deixar sua empresa muito mais competitiva.

De maneira geral, a RFID traz uma série de benefícios para todos os processos logísticos. Dentre eles, a tecnologia:

  • permite o  armazenamento, envio e leitura dos dados à distância e em massa;
  • facilita o controle das mercadorias em estoque;
  • garante maior velocidade na expedição;
  • proporciona maior e precisão nas informações de armazenamento, 
  • reduz o trabalho manual, evitando erros e falhas;
  • facilita a localização dos itens durante o processo de busca;
  • promove maior eficiência no reabastecimento;
  • auxilia na prevenção de furtos e mercadorias falsificadas;
  • permite a redução de custos com retrabalho, otimizando a mão de obra e o uso do tempo.

Como utilizar a Tecnologia RFID na logística?

A Tecnologia pode ser usada para diferentes finalidades na cadeia logística, dependendo das principais necessidades e gargalos que cada empresa possui. Abaixo, você confere as principais aplicações da RFID.

Controle de estoque

As etiquetas inteligentes presentes em cada item permitem que os gestores tenham um controle preciso sobre todos os itens do estoque em tempo real. Além de obter a localização e a contagem exata dos itens de cada categoria, é possível garantir muito mais agilidade na contagem, já que o processo é feito de maneira automatizada. Dessa forma, elimina-se a necessidade de fazer balanços mensais manualmente e permite que os gestores tenham informações importantes para tomar decisões corretas e estratégicas.

Localização dos produtos

Com a Tecnologia RFID, cada item etiquetado tem sua localização monitorada em tempo real, já que a etiqueta é lida a cada milissegundo. Isso permite saber a localização exata e o posicionamento de um determinado item e, assim, determinar seu endereçamento. Os equipamentos de movimentação de cargas também são compatíveis com esse tipo de tecnologia. Na gestão de frota, é possível combinar a RFID com os sistemas de GPS para obter a localização em tempo real da carga transportada.

Cadeia de suprimentos

Na cadeia logística, os processos de compra, produção, vendas e transporte estão interconectados. Como a Tecnologia RFID permite maior agilidade e segurança nos processos relacionados à movimentação de mercadorias, seus benefícios permitem melhorar a gestão de toda a cadeia de suprimentos, desde a chegada de matéria-prima, produção, separação de pedidos e entrega ao cliente final.

Quer acompanhar mais dicas, novidades e conteúdos sobre o universo logístico? Siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *