A região de Contagem e Belo Horizonte oferece um cenário bastante favorável para a atuação de grandes empresas de varejo. Nessa região, concentram-se centros de distribuição que são bastante vantajosos para a logística dessas empresas. No entanto, ao escolher um centro logístico em Belo Horizonte é preciso analisar com cuidado alguns aspectos de segurança.
Um levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) aponta que os roubos de carga tiveram aumento de 1,7% no país em 2021. A região Sudeste foi a que registrou o maior número de ocorrências, respondendo por 82% dos casos.
Grande parte dos roubos ocorre nas rodovias, mas os centros logísticos também são visados por criminosos. Por isso, o cuidado com a segurança é essencial nesses locais. Continue a leitura e conheça 7 pontos que você deve observar antes de escolher um centro logístico em Belo Horizonte ou Contagem.
Centro logístico em Belo Horizonte X Segurança: o que analisar?
1. Controle de acesso
Roubos e furtos que acontecem à luz do dia e são realizados com a entrada de criminosos que se passam por motoristas ou visitantes não são raros. Por isso, na hora de escolher o condomínio logístico, é preciso dar uma atenção aos procedimentos de controle de acesso do local.
Além de profissionais capacitados para realizar essa tarefa, a tecnologia também é uma grande aliada para promover a eficácia do controle de acesso. Um software de gestão de acesso ou sistemas e ferramentas similares, como biometria digital, por exemplo, são soluções de grande importância para a segurança.
2. Portaria blindada
Em se tratando de roubo, muitas ações criminosas são iniciadas pela portaria. Como os criminosos, geralmente, portam armas, é de grande importância que a portaria tenha vidro blindado de alta qualidade.
Isso ajuda a evitar que o porteiro e demais colaboradores sejam rendidos, bem como dificulta a entrada dos indivíduos no local. A portaria blindada também oferece proteção para que ações de segurança sejam tomadas rapidamente pelo porteiro que está no local, como acionar a central de segurança, ligar para a polícia, etc.
3. Sistema de acesso de veículos
Outro tipo de ação comum utilizada pelos criminosos é chegar com um caminhão aparentemente normal e se passar por um caminhoneiro que vai descarregar ou carregar carga no local.
Para evitar que esse tipo de crime aconteça, é importante que o condomínio logística possua um sistema de acesso de veículos de carga, com agendamento, identificação e controle de movimentação.
4. Separação de carga e área para caminhões
Para facilitar a movimentação e o controle de cargas, é importante que haja uma segregação e marcação de cargas internacionais, domésticas, de alto valor, perigosas e com outras particularidades dentro do armazém, em local seguro ou até cercado.
Da mesma forma, de áreas de estacionamento separadas para veículos particulares fora das áreas de carga e docas também ajuda a dificultar o acesso do veículo de criminosos aos locais de carga.
5. CFTV
Quando pensamos em segurança, o Circuito Interno de TV (CFTV) é um aliado indispensável em um centro logístico em Belo Horizonte e Contagem. As câmeras de segurança 24h permitem o monitoramento e a visualização em tempo real de tudo o que está acontecendo no local.
De maneira geral, as câmeras atuam como um forte impedimento para funcionários ou criminosos que podem ser tentados a roubar o local e, se um crime for cometido, elas ajudarão a polícia a capturar os culpados e recuperar a mercadoria roubada. Permitem, ainda, ações rápidas e estratégicas pela equipe de monitoramento durante um furto ou roubo.
6. Monitoramento remoto
O monitoramento remoto já é uma realidade nos condomínios logísticos e deve crescer ainda mais nos próximos anos. O uso das câmeras de segurança em locais estratégicos dispensa alguns postos de vigilantes, reduzindo custos e garantindo ainda mais segurança.
Com a equipe posicionada de maneira remota, também não há riscos de render colaboradores no local e, ainda, permite tomar ações imediatas diante de ações criminosas ou riscos que sejam percebidos no condomínio logístico.
7. Dispositivos de segurança
Além das câmeras de segurança, é importante que o condomínio logístico conte com sistemas de alarme e dispositivos de trancamento adequados para portas externas e internas, janelas, portões, cercas, etc.
Todos esses dispositivos evitam e dificultam a entrada de criminosos em galpões ou outros locais em que haja carga ou produtos valiosos. Por isso, investir em dispositivos de segurança pode fazer uma grande diferença na proteção patrimonial das empresas que armazenam seus insumos e mercadorias em um centro logístico em Belo Horizonte e Contagem.
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