Os estoques são necessários para as operações logísticas de qualquer empresa que atua no varejo. Apesar de serem essenciais, o custo de estoque pode representar gastos desnecessários que poderiam estar sendo utilizados de maneira mais estratégica pela empresa.
Pensando nisso, elaboramos 7 dicas que vão ajudar a reduzir o custo de estoque e garantir mais praticidade em seus processos. Acompanhe!
Conhecendo o custo de estoque
A soma dos diferentes gastos que envolvem o estoque determina o custo de estoque total. Conhecer esse número é importante para avaliar onde os gastos estão sendo maiores e quais custos podem ser reduzidos.
É possível chegar a esse valor a partir de um cálculo simples. De maneira geral, é necessário classificar os custos envolvendo processamento, armazenagem e carregamento, entre outros.
Após levantar todos os custos, você precisa fazer a soma de 3 variáveis, que no caso são os custos com:
- pedidos;
- ajustes;
- manutenção do estoque.
Ou seja, para chegar ao custo de estoque, deve-se considerar todos os custos envolvidos nas ordens, todos os ajustes envolvidos com um ambiente de produção (como custos de mão de obra, maquinário, etc) e, por fim, os custos envolvendo gastos de capital e espaço. A fórmula do cálculo será:
“Custo de Estoque Total = Custo do pedido + Custo Total de Ajuste + Custo de Estocagem”.
5 dicas para reduzir seu custo de estoque
1. Melhore a previsão de demanda
A previsão de demanda é o ato de usar dados históricos de vendas para prever como será a demanda dos clientes em um determinado período de tempo. Esse tipo de análise é vital para qualquer modelo de estoque enxuto, para que você possa planejar quanto estoque de segurança manter e organizar a compra de certos produtos com antecedência.
Se você espera um aumento, isso significa que você tem o estoque necessário para atendê-lo sem estourar seus custos de manutenção. Se você espera uma baixa, pode reduzir seu estoque de segurança, já que um aumento é improvável.
2. Conheça a curva ABC
De acordo com o Princípio de Pareto, para a maioria das organizações 80% de seu valor está vinculado a 20% de seus produtos. A questão é: quais dos seus produtos se enquadram nesses 20% e quais não? É aí que você precisa da curva ABC.
A regra ABC é um método de controle de estoque que divide seus produtos em três categorias:
- Os itens da categoria A são críticos para os negócios e requerem um controle de estoque cuidadoso;
- Os itens da categoria B são de importância média e requerem algum gerenciamento;
- Os itens da categoria C são menos importantes para o seu negócio e exigem relativamente pouco controle de estoque.
Se você ficar sem estoque de segurança para itens na categoria A, isso terá um impacto muito maior nos negócios do que se você ficar sem estoque para a categoria C – portanto, a categoria A precisa de muita atenção. Mas isso não significa que você deva estocar itens da Categoria A em excesso. Encontrar o ponto de equilíbrio é fundamental para reduzir o custo de estoque.
3. Otimize a gestão de dados
A gestão de dados é a base de uma logística moderna e competitiva. Sem eles, poucos tipos de automação ou otimização são possíveis – ou pelo menos não são confiáveis. Os dados permitem que você tome decisões estratégicas baseadas em evidências, dispensando a velha abordagem de ‘intuição’.
Você pode combinar pontos de dados para filtrar dados por diferentes categorias, por exemplo, visualizar vendas por produto, dados demográficos, localização e outros critérios. Ou você pode coletar dados para analisar seu inventário usando métricas importantes. Tudo isso ajuda a otimizar as operações e, consequentemente, reduzir custos de estoque.
4. Livre-se do excesso de estoque obsoleto
Você pode pensar que precisa esperar até a última venda de seu estoque, mas depois de um certo ponto torna-se mais caro manter aquele estoque que simplesmente não está vendendo do que qualquer retorno que você obterá ao finalmente vendê-lo.
Qual é a margem desses produtos em relação ao que você paga por eles? Após um certo período de tempo pode não ser mais lucrativo mantê-los. Ao se aproximar desse ponto, considere uma venda de alto desconto, vendendo para um varejista de liquidação, procurando um novo mercado onde o produto possa encontrar uma nova vida ou apenas descartando o estoque.
5. Automatize operações
Existem diversas maneiras de automatizar processos logísticos hoje em dia. E não estamos falando apenas de robôs caros para ajudá-lo a fabricar mercadorias mais rapidamente, mas também de ferramentas de software, hardware, leitores de código de barras, etc.
Exemplos de automação simples que podem beneficiar seu negócio e ajudar a reduzir o custo de estoque incluem:
- Saber quando um pedido chegou;
- Gerar ordens de compra com base nos níveis de estoque atuais;
- Rastrear locais de estoque, valores e datas de vencimento;
- Gerar relatórios financeiros e análise de dados;
- Atribuir e rastrear por lote ou SKU.
Quer acompanhar mais dicas sobre logística? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos!