Carga fracionada: quando ela é a melhor opção para o transporte?

carga fracionada

A logística de transporte utiliza diferentes modalidades de carga para realizar a entrega de mercadorias a outras empresas e aos consumidores finais. Como os trajetos são longos na maioria das vezes, optar pela carga completa pode ser uma alternativa mais viável e econômica no primeiro momento, mas a carga fracionada também apresenta suas vantagens e pode ser a melhor opção para determinados casos.

Entender quando ela é a melhor opção para o transporte de suas cargas é essencial para otimizar a eficiência do planejamento logístico, reduzir custos de maneira inteligente e garantir mais agilidade na entrega das mercadorias. Continue a leitura e saiba quando a carga fracionada é a escolha certa!

O que é carga fracionada?

A carga fracionada é uma modalidade de transporte que se refere à uma pequena quantidade de mercadorias enviadas em um único caminhão para realizar a entrega aos consumidores ou outras indústrias. 

Nesse modelo, as mercadorias não ocupam a capacidade total do veículo, sendo que sobra espaço disponível para acondicionar outros produtos, mas que não serão transportados nesta mesma remessa. As mercadorias devem possuir características semelhantes para evitar riscos de acidentes, quedas, contaminação – no caso de alimentos – entre outros.

A carga fracionada é destinada ao transporte das mercadorias de dois ou mais embarcadores, que pagam apenas pelo espaço utilizado dentro do caminhão e dividem os custos de frete e outros custos logísticos. 

Quando optar pela carga fracionada?

A modalidade de carga fracionada é bastante interessante para empresas que trabalham com o mercado B2C. Como lidam diretamente com o consumidor final, essas empresas atendem a diversos pedidos – normalmente em pequenas quantidades – que serão entregues em diferentes regiões. 

Nesses casos, torna-se praticamente impossível trabalhar com a carga completa, uma vez que os produtos podem ser bastante diferentes e levaria um tempo muito maior para preencher todo o espaço disponível no veículo. 

Para empresas de e-commerce, por exemplo, o transporte de carga fracionada é uma excelente opção, já que é inviável utilizar apenas um veículo para realizar a entrega de diferentes cargas em diferentes regiões do país.

Além de ser mais prático e funcional, a carga fracionada também permite preços mais competitivos, o que possibilita o envio de poucos produtos por um valor mais em conta. Por isso, a carga fracionada é a melhor opção, tanto para o embarcador quanto para a transportadora.

Por outro lado, para empresas que atendem o mercado B2B e vendem grandes quantidades de mercadorias iguais ou semelhantes e para o mesmo destino, a melhor opção é optar pela carga completa, garantindo uma entrega mais ágil e eficiente, além de reduzir custos com frete.

A importância das rotas estratégicas para a carga fracionada

A logística para coleta e entrega de mercadorias é um ponto de extrema importância quando falamos em cargas fracionadas. A falta de uma estratégia eficiente pode comprometer a eficácia de toda a operação, atrasando as entregas, aumentando custos e prejudicando a reputação das empresas que optam por essa modalidade.

Para evitar que esses problemas aconteçam, é fundamental realizar o planejamento de rotas de maneira estratégica para atender todos os pontos de coleta e entrega com agilidade, segurança e eficácia. Isso porque cada embarcador está situado em um endereço e, diferente da modalidade da carga completa, os pontos de embarque são variados.

Mesmo com rotas estratégicas, as entregas possuem um prazo maior em comparação com a carga completa, visto que são cargas de diferentes empresas que serão coletadas e entregues em diferentes locais. Por isso, para minimizar esse tempo ao máximo, é tão importante realizar o planejamento das rotas. 

Quer conferir mais conteúdos sobre o universo da logística? Siga-nos no Facebook e Instagram e acompanhe nossas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *