A importância do estoque de segurança durante a pandemia

estoque de segurança

Diante das imprevisibilidades do mercado no momento atual, muitas empresas estão tendo dificuldade para realizar a gestão de estoque de maneira assertiva e eficiente. Com o comprometimento na cadeia de suprimentos, priorizar o estoque de segurança é uma medida urgente para garantir o correto andamento das operações.

Empresas que estavam com o estoque abastecido antes do início da pandemia podem estar enfrentando perda de materiais e custos mais elevados com manutenção. Por outro lado, a falta de insumos pode significar atrasos na produção, perda de vendas e insatisfação dos consumidores.

Nesse novo cenário, definir a quantidade de produtos necessária para o estoque de segurança pode ser um verdadeiro desafio. Continue a leitura e saiba mais sobre a importância e como calcular o seu estoque!

O que é estoque de segurança e qual sua importância?

O estoque de segurança diz respeito à quantidade mínima de mercadorias que deve ser armazenada para que nenhum insumo venha a faltar. Esse tipo de estoque permite que a empresa tenha controle sobre os insumos disponíveis e estabeleça estratégias que impeçam a falta ou até mesmo o excesso desses itens.

A gestão de qualidade garante que o pedido de reposição seja disparado enquanto ainda há estoques de uma determinada mercadoria ou produto no almoxarifado. A principal função do estoque de segurança é evitar o corte no abastecimento da cadeia de suprimentos independente do motivo ou situação.

Além de evitar interrupção nas fabricações ou entregas e manter a satisfação dos clientes, o estoque de segurança possui um papel ainda mais central em tempos de pandemia: a proteção contra as variações imprevistas na cadeia de suprimentos.

Por isso, diante dos atrasos na entrega de mercadorias – cada vez mais comuns no cenário da pandemia – essa é uma estratégia ainda mais importante se comparada à situações normais. Quando realizada de maneira estratégica, a gestão do estoque de segurança pode trazer uma série de benefícios às organizações, como:

• reduzir custos de armazenagem;
  • cumprir prazos de entrega sem comprometer a qualidade do produto;
  • evitar gastos com contratação de mão de obra emergencial para problemas pontuais de distribuição de mercadorias;
  • fortalecer a relação com fornecedores;
  • direcionar recursos em áreas estratégicas da empresa.

Como calcular o estoque de segurança?

As mudanças trazidas pela pandemia do coronavírus alteraram a rotina de, praticamente, todos os setores das empresas. Em relação ao estoque de segurança, as organizações precisam recalcular a necessidade de insumos e mercadorias para acompanhar a nova realidade do mercado.

Mas como realizar o cálculo de maneira eficiente? Abaixo, separamos alguns passos essenciais para te ajudar nessa missão:

Faça a previsão de demanda

Diante do momento atual, as vendas das empresas dos mais variados segmentos vêm demonstrando novos comportamentos: a procura por determinados produtos caiu, enquanto a busca por outros aumentou.

Por isso, é preciso estudar esse novo cenário a fim de conhecer o comportamento das vendas durante esse período. Mesmo que não seja possível obter dados precisos, traçar uma realidade aproximada pode servir como ponto de apoio para calcular o estoque de segurança.

Conheça o lead time

O lead time é o tempo entre o recebimento de um pedido e a entrega do produto ao cliente. Assim, o lead time ajuda a compreender melhor o tempo gasto durante todo o processo produtivo para transformar matérias-primas em produtos finalizados até chegar ao consumidor final.

Ou seja, é possível calcular o tempo entre a entrada de um insumo e o momento em que ele saiu do estoque. Conhecer esse tempo é um grande facilitador para realizar o cálculo do estoque de segurança.

Considere o tempo de fornecimento

Como já mencionamos, o tempo de fornecimento dos insumos pode ser maior durante a crise que estamos enfrentando. Muitos gestores estão buscando fornecedores alternativos ou renegociando com fornecedores fixos para minimizar impactos na cadeia de suprimentos.

Nos dois casos, é preciso conhecer o tempo de fornecimento atual. Se o prazo for maior do que o habitual – e provavelmente será – esse tempo deve ser levado em consideração para não comprometer as demais etapas da cadeia produtiva.

Não esqueça de adequar o espaço

O estoque de segurança implica em maior quantidade de produtos armazenados em estoque. Para não comprometer as características dos insumos, é fundamental que eles sejam alocados em espaços com condições ideais de armazenamento.

Portanto, é preciso pensar, também, no espaço que será utilizado para armazená-los. Se o local destinado ao estoque não for suficiente para armazenar os novos produtos é necessário readequar os ambientes internos ou buscar espaços externos para armazenar o estoque de segurança.

Quer continuar acompanhando nossas dicas e novidades? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro!