Saiba como realizar a gestão da cadeia de suprimentos

gestão da cadeia de suprimentos

Os processos logísticos de uma empresa passam por uma série de processos internos e externos até se transformarem em um bem de consumo pronto para ser entregue ao cliente. Para garantir eficácia em todas as etapas, é preciso realizar a gestão da cadeia de suprimentos de forma inteligente e com muito planejamento, a fim de garantir vantagens competitivas e obter resultados positivos para a organização.

Muito mais do que uma atividade operacional, a gestão da cadeia de suprimentos desempenha um papel estratégico dentro das empresas dos mais variados porte e segmentos. Isso porque – quando realizada corretamente – ela proporciona eficiência desde os processos iniciais até a distribuição do produto ao consumidor final.

Mas como realizar uma gestão de maneira eficiente? Neste artigo, separamos 5 passos fundamentais que vão te ajudar nessa missão e fazer a diferença nas rotinas da sua empresa. Confira!

A importância da gestão da cadeia de suprimentos

A gestão da cadeia de suprimentos – também conhecida como supply chain management – é um conjunto de atividades e processos responsáveis pela gestão dos suprimentos. O principal objetivo é promover a integração entre todos os elementos da cadeia de produção, o que pode englobar fornecedores, fabricantes, distribuidores, etc.

Em outras palavras, a gestão da cadeia de suprimentos vai muito além das atividades realizadas diretamente dentro de uma empresa. Portanto, a gestão deve explorar e garantir o máximo das potencialidades de cada ponto da cadeia para que o resultado final – a entrega do produto ao consumidor – seja alcançado de maneira satisfatória.

A grande importância da gestão da cadeia de suprimentos é garantir fluidez nos processos da cadeia produtiva, evitando problemas e gargalos que impossibilitem a realização de um trabalho eficiente, além de visar a redução de custos e a busca contínua para garantir a satisfação dos clientes.

Afinal, como realizar a gestão de maneira eficiente?

Um simples erro na gestão da cadeia de suprimentos pode comprometer todo o andamento dos demais processos logísticos. Por isso, é importante adotar boas práticas de gestão para garantir que haja uma integração eficaz entre todas as etapas de produção. Confira nossas dicas para tornar o processo mais eficiente!

Mapeie os processos da empresa

O passo inicial para realizar a gestão da cadeia logística de maneira eficiente é mapear todos os processos da empresa, tanto internos quanto externos. Ao conhecer todas as atividades relacionadas à cadeia produtiva, fica muito mais fácil identificar falhas e vulnerabilidades que possam prejudicar o correto andamento dos processos.

Tenha controle sobre os fornecedores

A falha de comunicação entre os fornecedores e a empresa é um dos erros mais recorrentes na cadeia de suprimentos. Alinhar as informações entre ambas as partes é essencial para garantir o andamento adequado de toda a cadeia produtiva. Uma boa dica é compartilhar o sistema de gestão com os fornecedores para facilitar a entrega dos itens conforme a demanda e evitar falta ou excesso de matéria-prima no estoque.

Integre as equipes

Como todas os processos da cadeia de suprimentos estão relacionados, otimizar a comunicação entre os setores e promove maior integração entre as equipes é um ponto crucial para que todas as atividades possam ocorrer em total harmonia.  Uma prática importante é alinhar o plano de operações com o plano de vendas, uma vez que permite chegar ao ponto de equilíbrio em relação à capacidade produtiva e à demanda dos clientes.

Automatize processos

Como a gestão da cadeia de suprimentos envolve uma série de tarefas, automatizar processos é a melhor maneira de garantir assertividade e agilidade em todas as etapas da cadeia produtiva. Para isso, é importante contar com a ajuda de ferramentas de gestão. Softwares e ERPs, por exemplo, são excelentes aliados para a automatização de processos.

Foque na satisfação dos clientes

É importante que os gestores tenham em mente que toda a cadeia produtiva deve estar com foco direcionado na satisfação do cliente. E isso engloba uma série de questões que passam pela escolha dos fornecedores, uso de matéria-prima de qualidade, eficiência da produção, transporte ágil, etc. Lembre-se sempre que o aumento da rentabilidade da organização e sucesso no mercado depende da percepção do cliente sobre a empresa.

Quer conferir mais conteúdos como este? Acesse nosso blog e saiba mais sobre o universo logístico!