5 dicas para melhorar a gestão de frota da sua empresa

gestão de frotas

A tecnologia teve um grande impacto no setor de transporte e logística nos últimos anos. As inovações tecnológicas têm permitido às empresas encontrar novas formas de otimizar sua gestão de frota, permitindo reduzir custos e otimizar o fluxo de trabalho para garantir maior competitividade no mercado e oferecer maior qualidade no atendimento ao consumidor final.

Para você se manter atualizado, preparamos 5 dicas essenciais de gestão de frota que vão te ajudar a melhorar a eficiência e a lucratividade de sua frota. Acompanhe!

Qual a importância da gestão de frotas?

A gestão de frotas é o processo que permite gerir todas as informações da frota e dos ativos. Isso fornece espaço para as empresas reduzirem custos, melhorarem a eficiência e garantirem a conformidade em toda a operação da frota.

A gestão da frota pode incluir uma variedade de funções, como financiamento de veículos, manutenção de veículos, licenças e conformidade, gestão da cadeia de abastecimento, gestão de acidentes e monitoramento e diagnóstico, gestão de motoristas, gestão de velocidade, gestão de combustível, saúde e gestão de segurança .

Quando realizadas de maneira correta e estratégica, todas essas atividades permitem às empresas que dependem de transporte nas empresas eliminar ou minimizar os riscos associados ao investimento em veículos, melhorar a eficiência, produtividade e reduzir os seus custos globais de transporte e pessoal, melhorando sua reputação pelos consumidores e garantindo maior lucro recorrente.

1. Implemente um sistema telemático

Empresas que usam sistemas tradicionais de gestão só podem rastrear efetivamente uma pouca quantidade de caminhões. Na prática, geralmente é necessário rastrear muito mais caminhões, afinal estamos falando em frotas.

Ao implementar um sistema telemático, a empresa pode monitorar facilmente dezenas de caminhões e ainda assim conseguir economizar tempo. Isso não só melhora a eficiência da sua frota, mas também reduz o nível de estresse dos funcionários. No longo prazo, isso resultará em uma retenção muito maior de colaboradores.

2. Automatize o planejamento de rotas

Investir em um software de otimização de rota pode agilizar os processos diários dos gerentes de rota. A ferramenta elimina a necessidade de planejar rotas manualmente e pode fornecer ROI instantâneo para sua empresa. Além de um planejamento de rota mais eficiente, seus benefícios incluem:

• Relatórios automatizados que fornecem insights sobre o desempenho da frota, permitindo que você tome decisões estratégicas com base nas principais métricas.
  • Vida útil prolongada de seus veículos e economia de custo de combustível ao implementar rotas mais eficientes e reduzir o tempo de marcha lenta.
  • Economia de tempo no escritório, já que você terá a capacidade de planejar em minutos, não em horas, e concentrar-se em outros projetos.

3. Invista no rastreamento via GPS

O rastreamento por GPS pode ser uma ferramenta essencial para otimizar a gestão de frota, aumentando a visibilidade da operação e monitorando o comportamento do motorista. Ao usar o GPS para monitorar o desempenho, os gestores podem garantir que os motoristas sejam produtivos, seguros e eficientes.

Isso porque a ferramenta permite ter um nível extra de percepção dos dados de comportamento do motorista, fornecendo informações como velocidade, curvas fechadas, frenagem brusca e outros indicadores de direção insegura. Esses dados fornecem insights importantes para verificar se os motoristas estão realizando um transporte eficiente e seguro.

4. Aposte no mobile

Esteja você no escritório ou em trânsito, usar um software de roteamento com um aplicativo móvel permite que você ganhe um nível extra de visibilidade da atividade de sua frota. Os aplicativos móveis fornecem grandes benefícios aos motoristas em campo, permitindo que eles acessem suas programações e recebam instruções passo a passo, tudo sem impressões em papel ou entrada manual.

Capacitar sua frota com mobilidade vai economizar tempo e dinheiro, ao mesmo tempo em que torna seu negócio mais profissional. Sua equipe móvel também pode usar um aplicativo para registrar o comprovante de entrega e enviar uma assinatura do cliente, foto, notas de áudio ou arquivos de texto que podem ser armazenados digitalmente por um longo período.

5. Fique atento à renovação da frota

Para além da tecnologia, uma gestão de frota eficiente também depende da qualidade dos caminhões utilizados para realizar o transporte de mercadorias. Por isso, é importante realizar manutenções periódicas e melhorias contínuas na frota. Além disso, é válido considerar a substituição por novos caminhões que sejam mais modernos e seguros.

Nesse momento, é importante observar se os caminhões são capazes de cumprir os requisitos comerciais e atender às necessidades específicas da sua empresa, mas também é preciso considerar os custos a longo prazo, como IPVA, manutenção, reparos, etc. Avaliar o tipo de veículo que oferece o melhor custo-benefício é fundamental para evitar gastos desnecessários e aumentar a lucratividade da empresa.

Quer continuar acompanhando nossos conteúdos sobre o universo logístico? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro!