Unitização de cargas: o que é, quais as vantagens e como funciona

unitização de cargas

A busca por uma gestão logística mais eficiente e competitiva é uma tarefa que deve ser priorizada por todos os gestores que atuam na área. Para garantir o sucesso nas operações diárias, é necessário incorporar novas práticas à rotina da empresa, como a unitização de cargas.

Essa prática pode contribuir para trazer importantes benefícios ao setor de transporte e armazenamento, beneficiando a cadeia logística como um todo. Quando falamos em gestão unificada, a unitização de cargas se mostra ainda mais importante, afinal ela aperfeiçoa processos e garante muito mais eficiência na logística da organização.

O que é unitização de cargas?

Basicamente, a unitização de cargas é uma estratégia logística que se refere ao processo de reorganização e agrupamento de produtos. Esse tipo de estratégia garante a gestão unificada, tanto na armazenagem quanto no transporte das mercadorias.

Para colocá-la em prática, é necessário agrupar pequenos ou grandes volumes em um único volume padronizado. O planejamento é de grande importância para o sucesso das estratégias de unitização, uma vez que é necessário analisar criteriosamente a relação de pedidos e clientes.

Unitização de cargas no transporte

Na unitização, a empresa paga pela parte do espaço ocupado na unidade de transporte. Isso porque outras empresas também irão pagar por um espaço, até que seja ocupado a capacidade total do veículo.

Essa prática garante valores mais competitivos e um melhor custo-benefício para transportes de longa distância. O consumidor também é beneficiado, já que o valor do frete costuma ser mais em conta.

Por mais que os locais de entrega sejam diferentes, as mercadorias escolhidas devem ser compatíveis, afinal elas irão ser transportadas no mesmo veículo.

No transporte, a prática da unitização de cargas também permite que a transportadora ofereça entregas com maior frequência, garantindo um serviço mais acessível, rápido e eficaz.

Unitização de cargas no galpão de armazenamento

Para garantir a estratégia correta de unitização de carga, os diversos produtos que serão entregues precisam ser dispostos de maneira inteligente, a fim de otimizar a segurança e agilidade do processo.

Para isso, o local escolhido deve estar posicionado de maneira estratégica, considerando toda a rede de distribuição. Aqui, o risco de misturar mercadorias precisa ser totalmente eliminado.

Em um centro de distribuição, a unitização de cargas pode ser utilizada para otimizar diversos processos, como:

• Recebimento de mercadorias: assim que o estoque chega, os insumos e produtos são divididos e classificados. Assim, pode-se integrar o estoque de forma correta às unidades de carga de acordo com sua categorização.
  • Gestão de localizações: pela consolidação de mercadorias, é possível flexibilizar as ocupações, facilitando transferir o estoque de um local para outro, com o objetivo de otimizar o espaço de armazenagem.
  • Operações realizadas antes da expedição: a unitização de carga também permite agrupar os produtos de forma consolidada, além de agrupar os pedidos de acordo com a rota ou o cliente, já que são transportados na mesma unidade.

Quais as principais vantagens?

A unitização de cargas é uma estratégia bastante interessante para empresas que terceirizam a entrega de suas mercadorias. Nesse cenário, quando realizada corretamente, essa prática pode trazer importantes vantagens competitivas, como:

• Redução de custos operacionais: a prática permite compartilhar custos de envio e armazenamento com outras empresas, resultando em menores custos para as empresas contratantes.
  • Maior qualidade do serviço: a unitização de cargas possibilita uma melhor sequência de envios e maior abertura de rotas. Assim, é possível garantir maior flexibilidade na entrega dos produtos.
  • Melhor aproveitamento do espaço: essa vantagem se deve ao fato de que os espaços disponíveis ficam completos, tanto nos armazéns e centros de distribuição quanto nos veículos de transporte.

Quer conferir mais conteúdos sobre logística? Siga-nos no Facebook e Instagram para acompanhar todas as nossas dicas.