Rastreamento de cargas: como ter mais segurança no transporte?

rastreamento de cargas

As indústrias e empresas de varejo que possuem frota própria para a logística de transporte devem se preocupar com um ponto extremamente importante para garantir mais segurança e eficácia no processo: o rastreamento de cargas.

Segundo a Confederação Nacional de Transporte (CNT), o Brasil é o país com o maior índice de roubo de cargas a nível mundial, sendo que o transporte com caminhão ocupa 71% das ocorrências, sendo que a maior parte dos incidentes acontece no trânsito. Somente em 2020, foram mais de 14 mil roubos de carga, gerando um prejuízo de R$1,2 bilhão.

Diante desse cenário, o rastreamento de carga é uma prática que precisa ser priorizada durante o transporte de carga. Continue a leitura e saiba mais!

Por que investir em rastreamento de carga?

O rastreamento de carga é uma tarefa essencial para realizar o gerenciamento e proteção do carregamento e veículo em qualquer situação. Combinando tecnologias de rastreamento veicular e controle logístico, o monitoramento permite acompanhar em tempo real o trajeto realizado, identificar sinais de alerta ou incongruência e facilitar uma resposta rápida.

Com práticas efetivas, é possível verificar se o motorista está seguindo a rota planejada, se fez desvios ou paradas não programadas, controlar a ignição do veículo para assegurar uma jornada de trabalho segura, entre outras vantagens.

Também é possível utilizar esse tipo de estratégia para manter a comunicação com o motorista durante todo o trajeto, além de poder criar relatórios de performance e aumentar as chances de localizar e recuperar carregamentos e caminhões roubados com muito mais agilidade.

Tudo isso se reflete em importantes benefícios para as empresas, como:

• Mapeamento de rotas mais seguras
  • Mapeamento de riscos e ameaças
  • Agilidade logística
  • Prevenção de roubos e perdas de carga
  • Identificação instantânea da carga
  • Resposta rápida em casos de sinistros
  • Apólices de seguro mais assertivas
  • Melhoria na reputação da empresa

Como aumentar a segurança no rastreamento de carga?

1. Realize o planejamento estratégico

A eficácia e segurança no rastreamento de cargas começa com um bom planejamento estratégico. O gestor deve analisar todas as variáveis internas e externas que podem interferir nos processos, como localizações geográficas, particularidades do trajeto, conhecimento da equipe e condições da frota.

Com esses dados em mãos, é possível estabelecer estratégias previamente definidas em relação à segurança do transporte, refletindo na redução dos custos de logística e em maior segurança durante a operação.

2. Invista em tecnologia de qualidade

A tecnologia é a principal aliada no rastreamento de cargas. Existem diversas ferramentas, softwares e dispositivos que otimizam os processos e garantem bons resultados. Entre as tecnologias mais utilizadas para rastreamento em tempo real estão os sistemas para comunicação com os motoristas, os programas de gestão de frota e as câmeras para acompanhamento das viagens e entregas.

Além disso, outras tecnologias merecem destaque:

Radiofrequência: faz uso de antenas de rádio para transmitir sinais durante o percurso. As informações geradas possibilitam fornecer a localização exata do veículo, mesmo em ambientes fechados.

GPS (Global Position System): conhecida no mundo inteiro, essa tecnologia é considerada uma das mais eficientes para o rastreamento de cargas. Utiliza como base sinais de satélites que captam informações de um receptor instalado no veículo, decodificando a localização a partir de coordenadas de latitude e longitude.

Telemetria: permite gerar dados detalhados sobre a movimentação da carga, velocidade do veículo, entre outros. É uma ferramenta bastante avançada e capaz de garantir maior controle de informações sobre as entregas da empresa.

3. Garanta o treinamento da equipe

O treinamento dos colaboradores da equipe, especialmente dos motoristas, também é uma ação muito importante quando falamos em rastreamento de cargas. Como os motoristas atuam diretamente no transporte, é preciso que eles conheçam as estratégias traçadas, saibam utilizar as tecnologias implementadas e estejam preparados para qualquer imprevisto.

4. Saiba prevenir e solucionar erros

Toda empresa, por mais preparada que esteja, está sujeita a erros. No entanto, um erro pequeno pode acabar comprometendo as etapas da operação e causar prejuízos. São casos de entregas atrasadas, clientes cancelando serviços ou orçamento estourado.

O rastreamento também permite o acompanhamento das etapas de entrega, evitando que erros aconteçam com frequência, pois os problemas podem ser identificados rapidamente. As informações fornecidas pelos sistemas de rastreamento são essenciais para essa tarefa, já que ajudam os gestores a prever eventuais problemas e tomar decisões ágeis quando um erro ameaça causar prejuízos e acidentes.

5. Confira as condições da frota

O rastreamento de carga torna-se uma tarefa mais tranquila quando você realiza a conferência de todos os fatores que são fundamentais para o transporte e entrega das mercadorias

Alguns pontos importantes que devem ser conferidos regularmente incluem limites de peso, condições dos pneus e freios, documentação do veículo e da carga e itens de segurança do veículo. A conferência desses fatores antes garante mais agilidade, reforça a segurança dos processos e colabora para a diminuição de problemas mecânicos e prevenção de acidentes durante o transporte da carga.

Quer conferir mais dicas sobre o universo da logística? Siga-nos no Facebook e Instagram para acompanhar todas as novidades.