Gestão financeira: por que ela é tão importante para seu negócio?

Gestao Financeira

Toda empresa precisa de um controle efetivo sobre suas receitas e despesas para que possa se manter atuante e competitiva perante o mercado. Para que isso seja possível, é preciso que haja uma gestão financeira de qualidade, capaz de garantir a lucratividade do negócio, estruturar novas estratégias e oferecer suporte para as demais áreas da empresa, para que tudo funcione em perfeita harmonia.

Sem uma gestão financeira eficiente, as empresas correm o risco de fechar as portas, afinal terão dificuldade para controlar o fluxo de caixa, os custos operacionais e tantos outros problemas que comprometem a saúde financeira do negócio. Por isso, a gestão financeira pode ser considerada uma das operações essenciais mais importantes de qualquer empresa, independente do porte ou segmento de atuação.

O que é gestão financeira?

A gestão financeira pode ser considerada como um conjunto de ações e operações administrativas responsáveis pelo controle das atividades financeiras. Ela está diretamente ligada a tudo o que envolve movimentações de dinheiro, como investimentos, despesas, lucros, empréstimos, etc.

Um bom gestor deve ter como objetivo melhorar os resultados da empresa, aumentando a margem de lucro e diminuindo os gastos de maneira geral, mas sem comprometer as atividades operacionais do negócio. Essa é uma das principais finalidades que a gestão financeira exerce dentro de uma empresa.

Quais as funções da gestão financeira?

Quando falamos em gestão financeira empresarial, podemos destacar quatro funções principais. São elas:

• Planejamento financeiro: é o primeiro passo para estruturar as finanças de uma empresa e garantir que os recursos serão bem administrados. O planejamento deve contribuir para o crescimento da organização, apontar a verba necessária para que cada setor possa trabalhar de forma plena, identificar problemas e desafios futuros, além de outras necessidades específicas de cada empresa.
  • Controladoria: tem como função principal acompanhar e fiscalizar o desempenho financeiro da empresa, verificando se o que está sendo realizado está de acordo com o que foi previsto e implementando medidas corretivas, caso seja necessário.
  • Controle de ativos: deve estabelecer a melhor estrutura em gestão de riscos, acompanhar o fluxo de caixa, além de realizar a gestão do capital de giro e de investimentos.
  • Controle de passivos: gerencia a estrutura de capital, principalmente os financiamentos da organização e deve garantir a estrutura de capital mais eficaz em termos de liquidez, risco financeiro e redução de custos.

Quais as vantagens de realizar uma gestão financeira eficiente?

Quando a gestão financeira é realizada com eficiência, a empresa ganha diversas vantagens que colaboram, sobretudo, para uma melhor lucratividade e maior competitividade. Confira os principais benefícios!

Redução de custos

Ao fazer o controle financeiro da empresa, é possível analisar quais são os principais gastos que estão gerando despesas desnecessárias ao negócio. Em um primeiro momento, pode parecer que todos os gastos são necessários, mas ao realizar uma análise mais profunda, você certamente irá perceber que pode cortar despesas supérfluas que acabam comprometendo a lucratividade.

Auxílio na tomada de decisões

Ao tomar decisões sem embasamento e sem informações concretas, sua empresa está correndo o risco de fazer escolhas que podem comprometer o bom desempenho da organização. Por outro lado, a gestão financeira eficiente possibilita tomar decisões assertivas, já que você terá à disposição informações precisas sobre as finanças do negócio.

Acompanhamento do ROI

O ROI (Retorno sobre Investimento) é o lucro que você obteve com o capital que investiu. Ele é extremamente importante para saber se a margem de lucratividade está satisfatória e se realmente vale a pena prosseguir com o investimento. A gestão financeira permite avaliar o ROI com antecedência, possibilitando acompanhar de perto as despesas e receitas de um determinado produto ou serviço, por exemplo.

Previsões para o futuro

O planejamento financeiro permite estabelecer metas para cada período da empresa e possibilita prever com antecedência os gastos necessários em cada fase. Com isso, fica mais fácil se organizar para que esses objetivos possam ser cumpridos.

Para realizar uma boa gestão financeira, é importante entender por completo como funcionam as finanças de uma empresa e saber qual a melhor forma de aproveitamento das despesas e receitas geradas pelo seu negócio. É preciso ter em mente que uma empresa só consegue se desenvolver e obter resultados positivos quando a gestão financeira é bem planejada e executada.

Caso seu negócio esteja passando por dificuldades, o mais recomendado é contar com a ajuda de profissionais ou empresas do ramo financeiro para prestar todo o suporte necessário. Apostar em ferramentas tecnológicas, como softwares e sistemas de gestão também podem fazer diferença para uma gestão financeira efetiva. O que não pode ocorrer, em hipótese alguma, é deixar a gestão financeira de lado, afinal sem ela dificilmente uma empresa consegue sobreviver no mercado.

Gostou do conteúdo? Nos acompanhe pelas redes sociais e fique por dentro de nossas novidades!