A gestão de estoque sazonal é uma das tarefas essenciais para garantir bons resultados de vendas em importantes datas comerciais, como Black Friday e Natal. Devido ao maior volume de compras nesse período, é preciso entender as necessidades do mercado e preparar seu negócio para atender à demanda de maneira assertiva.
Organização e planejamento são peças-chave quando falamos em gestão de estoques. Essas características tornam-se ainda mais fundamentais em se tratando de estoque sazonal, especialmente por serem períodos atípicos e que possuem uma margem de duração pequena.
Para te ajudar a realizar a gestão adequada de estoque sazonal, separamos algumas dicas para você colocar em prática. Acompanhe!
A importância do estoque sazonal
O estoque sazonal tem como principal objetivo aumentar as vendas em determinados períodos do ano. Quando a gestão é realizada de maneira correta, evita-se problemas com falta de insumos e produtos, possibilitando manter a continuidade das vendas durante todo o período.
Nesse sentido, a importância da gestão do estoque sazonal está em fazer estudos e execuções de forma antecipada para atender o aumento das vendas em um determinado período de tempo.
À medida que a empresa garante a realização de vendas estratégicas, também é possível aumentar o índice de satisfação dos clientes. Tudo isso impacta diretamente na lucratividade e na reputação da organização.
Como realizar a gestão de estoque sazonal?
Além das boas práticas que devem ser adotadas para a gestão de estoque de maneira geral, existem algumas medidas que podem otimizar o gerenciamento de estoque sazonal. Confira!
Faça a previsão de demanda
A previsão de demanda dos produtos sazonais deve ser feita com base nas tendências do mercado e na análise dos históricos das vendas realizadas nos anos anteriores. O objetivo é prever, de maneira assertiva, qual será a média de produtos vendidos naquele período.
Fazer esse cálculo é fundamental para lidar com a sazonalidade de forma bem-sucedida. Afinal, com os números levantados, a empresa pode ter uma visão muito melhor sobre a quantidade de produtos que precisa produzir ou encomendar com seus fornecedores, evitando o excesso e desperdício de mercadorias.
Identifique produtos de maior demanda
Além de fazer a previsão de demanda geral, é importante identificar aqueles produtos que possuem maior saída nas épocas sazonais. As mercadorias de maior demanda são as que devem ter uma atenção maior em seu planejamento sazonal, para preparar o estoque adequadamente.
Negocie antecipadamente com fornecedores
A compra de insumos para a fabricação de produtos sazonais deve ser feita com maior antecedência, se comparado à produção em períodos comuns. Isso garante que todos os insumos sejam entregues dentro do período adequado, evitando a falta de estoque.
Além disso, a negociação antecipada permite que você tenha mais tempo para negociar os melhores preços e formas de pagamento, conseguindo um melhor custo-benefício para a compra.
Faça inventários de estoque
O inventário é uma importante ferramenta de controle sobre a quantidade exata de produtos disponíveis em seu estoque. Conhecer exatamente o volume de insumos e mercadorias que entram e saem em um período é importante para identificar quais itens têm um giro maior e precisam de mais abastecimento.
Essa prática também é importante para definir os níveis máximos e mínimos de estoque, garantindo a média ideal de insumos e mercadorias armazenadas. De maneira geral, o inventário permite evitar perdas e desvios, reduzir custos e ajudar na tomada de decisões estratégicas.
Acompanhe o fluxo e giro de produtos
Por mais que você conheça as tendências do mercado e faça a previsão de demanda, tenha em mente que a imprevisibilidade também pode acontecer nessas épocas. Por isso, é importante acompanhar de perto o fluxo e o giro de produtos.
Caso você perceba que as vendas estejam abaixo da previsão de demanda, é válido adotar algumas estratégias para evitar que os produtos fiquem parados no estoque. Promoções, descontos e queimas de estoque podem ser boas alternativas.
O papel do condomínio logístico
Quando falamos em estoque sazonal, a agilidade – tanto para o recebimento de insumos quanto para entrega de mercadorias – faz toda a diferença para os resultados da sua empresa.
Contar com um condomínio logístico bem localizado para armazenar seus produtos é um importante ponto a ser considerado. Afinal, a proximidade com rodovias e grandes centros urbanos permite garantir muito mais agilidade e eficiência nos processos de entrada e saída de itens.
A Sindi possui um condomínio logístico com uma estrutura completa e localização privilegiada em Contagem, com fácil acesso às principais vias de distribuição e a apenas 26 km de Belo Horizonte. Conheça melhor clicando aqui!
Quer acompanhar mais dicas sobre o universo logístico? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro dos nossos conteúdos. Até a próxima!