Varejo online: como a logística impacta nos resultados?

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As vendas por meio do varejo online já são uma realidade e estão crescendo de maneira acelerada em todo o mundo. Somente no Brasil, as vendas por e-commerce atingiram a marca de R$118,6 bilhões em vendas no primeiro semestre de 2022, de acordo com o relatório Webshoppers.

Um pré-requisito para administrar um negócio de comércio eletrônico é dominar os fundamentos da logística. As empresas modernas, independentemente de seus tamanhos, dependem cada vez mais de estratégias logísticas bem gerenciadas para manter suas operações funcionando, garantir a satisfação dos clientes e aumentar sua competitividade no mercado.

Para te ajudar nessa missão, vamos explicar melhor sua importância e apresentar práticas essenciais para otimizar a logística do varejo online. Acompanhe!

A importância da logística para o varejo online

A logística é tão importante para as lojas virtuais porque você pode ter um bom site, com boa experiência e usabilidade; pode ter um bom tráfego; pode utilizar ferramentas que potencializam as vendas, mas se o produto adquirido pelo cliente não chegar até ele ou se chegar com defeito ou fora do prazo, todo o esforço e investimento terá sido praticamente em vão. 

Isso porque problemas como esses deixam o cliente insatisfeito e acabam afetando a credibilidade e a reputação da marca, já que, muitas vezes, além de não querer mais comprar na sua loja, o consumidor também pode fazer reclamações, avaliações negativas e falar mal da sua companhia para amigos e familiares.

Mas se o negócio tiver uma logística bem estruturada e eficiente, a tendência é que o cliente volte a comprar e se torne um consumidor fiel. E se, como dissemos, ele pode reclamar e arruinar a imagem da sua empresa, o contrário também é verdadeiro: se o cliente estiver satisfeito, pode se tornar um divulgador da marca, seja por meio de marketing boca a boca ou por meio de depoimentos e avaliações online. 

A logística para e-commerce também pode contribuir para a conversão de vendas, afinal, um frete atrativo e um bom prazo de entrega podem ser decisivos para a decisão de compra. Por todos esses fatores, a logística do e-commerce é fundamental para uma excelente experiência do cliente .

Portanto, a logística para o varejo online pode oferecer importantes benefícios, como:

  • maior conversão de vendas;
  • melhor experiência de compra;
  • retenção e fidelização do consumidor ;
  • promoção de clientes;
  • boa reputação para a marca.

8 passos para otimizar a logística no varejo online

Crie um processo bem definido

O primeiro passo para garantir uma logística de e-commerce eficiente é conhecer todas as etapas, entender as necessidades do seu público e do seu negócio e, com base nisso tudo, criar um processo logístico bem definido. 

Depois de definir o processo, é muito importante seguir o que foi planejado. Isso garantirá o controle de qualidade e a segurança de que tudo correrá bem até que seu cliente receba os produtos que adquiriu.

Esteja atento ao mercado e sua realidade

Independente de seu segmento de atuação, estude as tendências do mercado. Muitos gigantes do varejo online estão fazendo entregas no mesmo dia, por exemplo. Este é um grande diferencial competitivo e você precisa estar preparado para se adaptar a novos desenvolvimentos. 

Fique atento também ao que acontece no seu negócio, como os clientes reagem, quanto tempo aceitam esperar pelos produtos, etc. Por fim, utilize dados do mercado e do comportamento do seu público a favor do seu e-commerce.

Organize e monitore o estoque 

É extremamente importante organizar e monitorar o estoque constantemente. Uma ideia é separar os itens por categoria e, a partir daí, monitorar o que foi lançado e o que não foi. Isso torna muito fácil entender o que pode ser colocado em “queima de estoque” e o que deve ser substituído rapidamente.

Escolha bons parceiros 

Escolher bons parceiros é essencial. Fornecedores, transportadoras, correios, etc. Seja qual for o tipo de logística que for utilizar, certifique-se de que todos os parceiros são confiáveis ​​e possuem contratos com responsabilidades e direitos claramente definidos das partes.

Embale os produtos adequadamente

Embalar os produtos de forma adequada e correta evitará danos, quebras e outros tipos de violações nos produtos transportados. Lembre-se que a mercadoria pode passar por muitas etapas até finalmente chegar ao cliente, por isso cuidar de uma boa embalagem garantirá a satisfação do consumidor e evitará muitas dores de cabeça com trocas e devoluções.

Cumpra os prazos de entrega

Oferecer um prazo de entrega curto pode ser decisivo para a decisão de compra. No entanto, ofereça prazos que você possa realmente cumprir. Uma das maiores insatisfações para os compradores online é ter que esperar mais do que o prometido.

Uma boa dica é informar um prazo um pouco maior do que realmente levará, assim, mesmo que ocorra algum imprevisto, a entrega ainda será feita no prazo. E se chegar antes do esperado, você vai superar as expectativas do cliente e deixá-lo muito satisfeito.

Ofereça frete justo, mas competitivo

O frete pode ser um fator ainda mais decisivo do que o prazo de entrega. Por isso, estude todas as possibilidades para oferecer um frete competitivo e atrativo para o cliente, mas justo para ambas as partes. Afinal, não dá para oferecer frete grátis, por exemplo, se isso vai gerar prejuízos para o seu negócio.

Algumas ideias para oferecer frete grátis:

  • mediante um preço mínimo de compra;
  • dentro de algum plano de fidelidade;
  • em campanhas específicas;
  • na queima de estoque;
  • por uma taxa mensal ou anual.

Preste um serviço de logística reversa

Ninguém quer que uma troca ou devolução aconteça, nem o cliente e nem o lojista. Mas isso é algo muito comum, por isso é importante estar preparado para essas situações. Além disso, é um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor — principalmente nas compras feitas pela Internet. Então, se possível, preste um serviço de logística reversa e facilite esse processo para ambos os lados.

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