Galpão de lona: vale a pena investir nesse modelo?

galpão de lona

Na hora de alugar ou até mesmo construir um galpão para o armazenamento de insumos e mercadorias pode surgir a dúvida: é melhor optar pelo galpão de lona ou de alvenaria? Não existe uma resposta única para essa pergunta. Ambas as opções possuem vantagens e podem se encaixar às suas necessidades.
Why Miss Toto Says ‘Bodybuilding Is Drag For Straight People’ onlinesteroidsuk female bodybuilding jeans, stanozolol zastrzyki
O galpão logístico é um espaço seguro, prático e essencial para armazenar mercadorias ou matéria-prima até seu uso ou venda. Mas para garantir o correto andamento das operações, é importante acertar na escolha do modelo. Neste artigo, vamos falar especificamente sobre o galpão de lona. Afinal, vale a pena investir nesse tipo de galpão?

Continue a leitura e saiba mais!

Vantagens do galpão de lona

Os galpões de lona ou lonados são aqueles que possuem cobertura em lona vinílica. São, ainda, dotados de diversos tamanhos, modelos e formas de montagens, com variadas possibilidades para diferentes empresas. Conheça as principais vantagens:

Baixo custo

Em se tratando de construção de galpão próprio, o galpão de lona oferece uma vantagem econômica bastante significativa. O investimento inicial é bem menor se comparado aos gastos com infraestruturas fixas de alvenaria. Além disso, o custo de manutenção também é mais baixo.

Agilidade

Ainda em se tratando da construção de um galpão de lona, a agilidade também é um benefício que merece destaque. Como não há necessidade de fundações, a montagem acaba sendo muito mais rápida, além de exigir menos burocracias.

Flexibilidade

O galpão de lona oferece a possibilidade de adaptação e reestruturação do espaço, adequando-se às diferentes necessidades das empresas. Sua estrutura permite que a alteração do layout seja mais prática e rápida, tanto para ampliar quanto para diminuir a área útil do galpão.

Resistência

Os galpões de lona não são tão frágeis quanto podem parecer. A lona utilizada para a montagem de uma estrutura como essa é bastante resistente e durável. Além disso, o mercado dispõe de vários modelos, destinados a diferentes usos.

Fácil instalação

Além do baixo custo e da agilidade de instalação, o galpão logístico também pode ser instalado em qualquer tipo de terreno, desde que o mesmo esteja nivelado. Ainda, não há obrigatoriedade da apresentação de projetos junto à Prefeitura e aos órgãos responsáveis.

Desvantagens do galpão de lona

Apesar de oferecer vantagens, o galpão de lona também pode apresentar algumas desvantagens, dependendo dos materiais utilizados, do espaço disponível, dentre outros fatores. Os principais pontos negativos incluem:

• Otimização do armaze­na­mento vertical somente no centro;
  • Necessidade de instalação de uma antecâmara para entrada e saída, o que dificulta o acesso;
  • Uso contínuo de ventiladores;
  • Rasgos na parede podem comprometer a estrutura;
  • Difícil controle interno de umidade e temperatura;
  • Consumo constante de energia elétrica;
  • Necessidade de motor reserva para o caso do sistema principal não funcionar;
  • Concentração de gases provenientes de caminhões e ou empilhadeiras, quando da operação em seu interior;
  • Podem ocorrer condensações de água na parte interna da cobertura, inviabi­lizando a armazenagem de produtos perecíveis;
  • Portas devem permanecer fechadas.

Quando optar por um galpão de lona?

O galpão de lona pode ser uma opção interessante quando a demanda da empresa aumenta rapidamente e há a necessidade de mais espaço para produção ou armazenamento emergencial. Nesse cenário, os galpões são uma alternativa rápida e econômica para enfrentar esse gargalo.

Além disso, é válido considerar os galpões de lona para empresas que buscam armazenamento temporário de materiais. Por outro lado, empresas que buscam galpões para armazenamento contínuo de grandes quantidades de insumos e mercadorias podem encontrar mais vantagens ao optar por galpões de alvenaria.

Se a opção não é construir, os galpões de alvenaria também podem oferecer um melhor custo-benefício para locação. A estrutura moderna e completa, os serviços adicionais de um condomínio logístico e a maior segurança são encontradas com mais facilidades em galpões logísticos de alvenaria.

Está em dúvida sobre sua escolha? Conheça o condomínio logístico Sindi Investimentos e garanta a certeza de fazer um bom negócio!