Galpão industrial: conheça as vantagens da estrutura modular

galpão industrial

Indústrias dos mais diferentes portes e segmentos necessitam de ambientes de armazenamento de insumos e produtos finais prontos para serem entregues ao consumidor. O galpão industrial é um grande aliado para otimizar as operações logísticas da cadeia de suprimento e distribuição, mas para tirar o máximo proveito é preciso acertar na escolha do tipo de galpão a ser utilizado.

Por mais que a finalidade dos diversos tipos de galpão industrial seja a mesma, sua estrutura influencia diretamente no sucesso das atividades realizadas no local. Neste contexto, o aluguel de galpões com estrutura modular oferece vantagens significativas para o armazenamento de produtos.

O que é galpão modular?

O galpão industrial com estrutura modular, ou simplesmente galpão modular, é caracterizado por ter seu espaço interno subdividido em módulos. A estrutura modular permite aumentar ou reduzir o espaço de armazenamento de acordo com as necessidades de cada cliente.

Esse tipo de galpão é construído com materiais altamente resistentes e impermeáveis – geralmente, utiliza-se uma estrutura metálica de aço galvanizado – tanto na parte externa quanto interna. Os módulos são anexáveis e apresentam alturas e larguras variadas, justamente para atender a diferentes demandas.

Assim, o cliente pode determinar as dimensões, fechamentos e aberturas, além de possíveis acréscimos e o tipo de ambiente no interior, fazendo com que o galpão industrial modular seja totalmente personalizado.

Quais as vantagens do galpão industrial com estrutura modular?

A estrutura modular oferece uma série de vantagens para as empresas que optam por esse tipo de galpão. Confira as principais!

Flexibilidade

A flexibilidade para o armazenamento de produtos é uma das principais vantagens dos galpões modulares. Como as necessidades das empresas estão mudando constantemente, a estrutura modular permite adicionar ou retirar módulos posteriormente sem nenhum comprometimento estrutural. Isso permite que as empresas ocupem exatamente o espaço que precisam.

Agilidade na montagem

Em um universo logístico cada vez mais dinâmico, a agilidade nos processos – seja eles quais forem – é extremamente importante. Por serem compostos por módulos, a estrutura pode ser facilmente montada e desmontada, otimizando o tempo de construção do espaço e oferecendo a agilidade que as empresas precisam para operar hoje em dia.

Maior espaço interno

Diferente de outros tipos de galpão industrial, a área interna do galpão com estrutura modular é 100% aproveitável. Isso ocorre porque a estrutura é posicionada somente nas extremidades, criando vão livres que permitem maior facilidade para setorização, movimentação e organização logística.

Versatilidade

A versatilidade do galpão modular é propícia para atender às necessidades de diferentes ramos industriais. Sendo assim, o galpão pode ser utilizado para estocagem e armazenamento de diversos ramos, como varejo, atacado, agronegócio, construção civil, dentre outros.

Custo-benefício

Em comparação com galpões de alvenaria, o custo-benefício do aluguel de galpão modular é muito mais vantajoso. Como não há necessidade de materiais e recursos que necessitam de maior investimento para a construção – como tijolo, argamassa e afins – o valor do aluguel acaba oferecendo muito mais economia. Ou seja, é possível aliar um menor preço com a praticidade de contar com uma estrutura personalizada, o que resulta em um excelente custo-benefício.

Sustentabilidade

Como a responsabilidade ambiental está sendo cada vez mais cobrada e influenciando na decisão de compra dos consumidores, optar pelo galpão industrial modular pode ajudar sua empresa a atuar de maneira mais responsável. A construção ocorre a seco e sem a necessidade do uso de materiais tradicionais, ou seja, não há geração de resíduos que possam prejudicar o meio ambiente. Além disso, todo o material pode ser reaproveitável para a criação de novos módulos.

Conheça os galpões da Sindi Investimentos

Como vimos, os galpões modulares oferecem diversas vantagens bastante significativas e competitivas para a logística empresarial. Contudo, para além da estrutura do galpão, é preciso analisar o que o local oferece como recursos extras para otimizar e facilitar as operações das empresas.

A Sindi Investimentos conta com um condomínio logístico que oferece galpões em estrutura modular e contam com diversos benefícios relacionados à segurança, comodidades, utilidades e serviços. Tudo para que você possa ter uma experiência completa e centralizar suas operações com mais praticidade e eficiência.

Além disso, oferecemos localização estratégica para facilitar a entrada e saída de produtos. Nossos condomínios logísticos estão localizados nas proximidades do CEASA, município de Contagem, próximo às principais vias de escoamento rodoviário da Grande Belo Horizonte e ao novo centro comercial de Contagem, com amplo acesso à mão-de-obra e comércios.

Conheça o Condomínio Logístico I e saiba mais sobre todas as vantagens que oferecemos para sua empresa!