Varejo online: vale a pena investir no momento atual?

varejo online

Impulsionado pelas facilidades da internet, o varejo online é uma tendência de consumo que vem crescendo de maneira significativa nos últimos anos. Segundo a  Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o segmento gerou uma receita de R$35 bilhões somente no primeiro semestre de 2019.

Com a pandemia provocada pela Covid-19 e a recomendação de isolamento social, as compras online têm aumentado ainda mais. De acordo com dados do Compre e Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, a alta das vendas totais foi de 40% apenas nos primeiros 15 dias de março.

Por que apostar no varejo online?

Se o aumento das compras online, antes mesmo do início da pandemia, já demonstrava a necessidade de adaptação a esse modelo, mais do que nunca as empresas precisam adequar seu sistema de vendas à nova realidade que estamos vivenciando no momento atual.

Segundo o presidente da ABComm, as empresas que não levarem seu modelo de negócios para a internet estão em desvantagem e correndo riscos de sobrevivência. Portanto, não dá mais para negar a importância do varejo online para garantir o sucesso das vendas de empresas dos mais variados portes e segmentos.

O consumidor moderno está em busca de mais praticidade para realizar suas compras. Ele não quer perder tempo indo em lojas físicas para pesquisar preços e produtos. Com poucos cliques, é possível descobrir todas as informações que ele precisa e, ainda, contar com a facilidade de receber o produto em casa. 

Mas não é só o consumidor que ganha com o varejo online. Além de aumentar exponencialmente as oportunidades de venda, sua empresa também passa a ter uma série de benefícios ao adotar esse modelo. O primeiro deles é que você quebra as limitações geográficas para ofertar seus produtos, e com operação de produção e logística adequadas você pode vender para todo o Brasil.

O varejo online também reduz os custos com operação, uma vez que exige uma infraestrutura muito mais enxuta se comparada à uma loja física. Isso porque você pode reduzir os gastos envolvidos com um local de exposição de produtos e vendas, além de eliminar outros custos relacionados à estrutura física.

A redução de custos também pode ser alcançada com a diminuição da sua equipe de vendas e atendimento. No varejo online, o número de colaboradores tende a ser consideravelmente menor, já que o consumidor realiza todo o processo sozinho na grande maioria das vezes. Além disso, é possível dispor de ferramentas automatizadas para tirar as dúvidas mais frequentes e fomentar as vendas.

O marketplace como ponto de partida

Nesse cenário, o desafio acaba sendo das lojas tradicionais que precisam se adaptar a essa nova realidade. Afinal, além do mercado estar mais competitivo, o consumidor moderno está mais exigente. 

Para quem está começando a migrar suas operações para o varejo online, apostar no marketplace pode ser uma excelente estratégia inicial. Marketplaces são plataformas digitais que funcionam como uma loja virtual para que várias empresas possam vender seus produtos.

Como plataformas para atender diversas empresas, os marketplaces fazem ofertas das mais variadas marcas para o mercado, procurando atrair o público consumidor, além de realizar todo o processo de cobrança. Em alguns casos, a própria plataforma pode ser responsável por toda a parte da logística, como é o caso da Amazon.

Para começar as vendas no marketplace é necessário aceitar a política de uso condicionada por cada plataforma. Ao aceitar, o processo é bem simples: só é necessário realizar o cadastro de sua empresa e começar a catalogar seus produtos.

Primeiros passos para migrar para o varejo online

Conforme suas vendas aumentarem ou caso você considere necessário criar um e-commerce próprio para começar a vender online,  é preciso redobrar a atenção. Contar com uma plataforma de vendas exclusiva para sua empresa oferece mais vantagens, mas é necessário muito mais trabalho para que todo o processo seja funcional. 

Além do maior investimento em tecnologia e a ajuda de uma empresa especializada para a criação do seu e-commerce, observar outros fatores também é crucial para o sucesso do seu negócio. Confira algumas dicas que você deve considerar: 

Conheça seu público

Praticamente todas as empresas podem migrar suas vendas para o ambiente digital, mas para saber se essa mudança realmente faz sentido para o seu negócio, procure fazer uma pesquisa de mercado com seus clientes e prospects. Não se engane achando que somente o consumidor mais jovem tende a comprar online. Segundo a Ebit, clientes com mais de 50 anos representam 29% das vendas pela internet. Além disso, 66% dos consumidores digitais têm mais de 35 anos.

Facilite o atendimento

Por mais que muitos consumidores realizem compras sem precisar entrar em contato com a empresa, apostar em um atendimento de qualidade pode aumentar suas chances de concretizar uma venda. Por isso, invista em uma equipe que possa atender seus clientes com agilidade e qualidade através dos canais de comunicação digital. Chats, Whatsapp, e-mail, telefone e redes sociais são boas ferramentas para facilitar o atendimento.

Invista em marketing digital

No ambiente virtual, a competitividade é um grande desafio para as empresas que estão começando a apostar no varejo online. Para colocar sua marca em evidência, é fundamental investir em estratégias assertivas para que você atinja as pessoas certas. Por meio do marketing digital, sua empresa pode construir uma excelente presença online e, consequentemente, conquistar mais clientes e ampliar as vendas.

Dê atenção à logística

Diferente das lojas físicas, em que o produto já está disponível do ato da compra, o varejo online exige uma atenção especial aos processos logísticos para garantir que o consumidor receba sua mercadoria no prazo acordado. Portanto, é essencial realizar o controle de estoque de maneira assertiva, contar com fornecedores de qualidade e transportadoras que realizem as entregas com agilidade e qualidade.

Apesar de ser um grande desafio, estruturar sua empresa para entrar no varejo online é mais do que um diferencial, é uma necessidade que precisa ser colocada em prática o quanto antes. E você, está pronto para adequar sua empresa à essa nova demanda do mercado?

 

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