O roubo de carga no Brasil é uma grande preocupação de empresas, indústrias e transportadoras. Somente em 2021, o número total de registros chegou a 14.400, segundo a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística).
Além das ocorrências frequentes, as táticas de roubo de carga estão evoluindo. Ao longo dos anos, os criminosos aprimoraram os métodos e passaram a usar a tecnologia para cometer roubos. Por isso, é importante que as organizações reconheçam suas vulnerabilidades e adotem estratégias eficientes para evitar o roubo de carga.
Para te ajudar nessa missão, separamos 5 formas de prevenir o roubo das suas cargas. Acompanhe!
Use a tecnologia
Existem muitas ferramentas excelentes para rastreamento por GPS que podem ajudar a determinar a localização de um veículo roubado. Aplicativos de geofencing, por exemplo, enviam um alarme de segurança se um veículo sair de sua rota.
Também vale a pena investir em tecnologia de imobilização de veículos para desabilitar remotamente um veículo roubado até que seja recuperado. Além disso, existem vários dispositivos que você pode usar, como cadeados, travas de pino mestre, válvulas de freio a ar e fechaduras ou selos de mão. Esses dispositivos ajudarão a limitar a intrusão e são um impedimento fácil contra roubo.
Faça o planejamento seguro de rotas
É vantajoso para os gerentes de frota e motoristas saberem onde e quando os roubos acontecem, para que possam incorporar essa inteligência para um planejamento de rotas mais seguro. Em cada estado ou região, existem locais onde o roubo de carga é particularmente frequente.
Formar uma aliança com organizações policiais e empresas de segurança ajudará você a se manter atualizado sobre as ocorrências de roubo de carga. Ao conhecer os locais mais perigosos, é possível planejar a rota com mais eficácia, evitando que o caminhão passe por determinado local. Também pode ser interessante mudar a rota em feriados ou finais de semana, já que a ocorrência de roubos é maior nesses períodos.
Selecione e treine colaboradores com atenção
Quando falamos sobre roubo de carga, não é somente a tecnologia e os gestores que devem fazer sua parte. Os motoristas e colaboradores também precisam estar cientes do seu papel para evitar essa ocorrência.
É importante fazer uma triagem pré-emprego de possíveis contratações, incluindo verificações completas de antecedentes e registros criminais. Se estiver usando operadores proprietários independentes, certifique-se de que eles e seus funcionários recebam as mesmas verificações de antecedentes.
Já os motoristas devem ser treinados para evitar roubos durante o transporte da carga. Oriente-os para que eles estejam cientes de seus arredores e estacionem o caminhão somente em locais seguros e bem iluminados.
Além disso, devem ser instruídos a evitar paradas para abastecimento ou refeições nas primeiras horas após pegar uma carga. Muitas vezes, os ladrões seguem a carga quando saem do pátio e realizam o assalto assim que o motorista faz uma parada.
Mantenha a comunicação entre motoristas e despacho
Manter uma comunicação consistente entre os motoristas e a expedição é outra importante tática de prevenção de roubo, especialmente quando os motoristas estão em áreas de alto risco.
Os motoristas devem ter seus telefones ou rádios à mão e atualizar regularmente o despacho sobre sua localização, quaisquer pontos de parada e se a carga está ou não desacompanhada. Com essas informações, sua empresa e a polícia podem reagir rapidamente caso algo seja roubado e terão maiores chances de recuperar os itens.
O condomínio logístico da Sindi adota práticas de segurança pensadas para garantir a máxima proteção da sua carga. Para isso, contamos com:
- Portaria blindada, controle de acesso e recepção
- Sistema de acesso de veículos de carga, com agendamento e controle de movimentação
- Segurança 24 horas com monitoramento por CFTV nas áreas comuns e ronda noturna motorizada
- Botão de pânico
- Sistema de identificação e acesso de pessoas interligadas aos clientes
Quer garantir mais segurança para sua carga? Entre em contato e saiba mais!