O outsourcing é uma prática que foi reconhecida no cenário empresarial em meados dos anos 1970, mas só tornou-se parte integrante das rotinas de organizações internacionais no decorrer da década de 1990. Com o crescimento da globalização e o aumento da competitividade do mercado, o outsourcing começou a ganhar cada vez mais espaço e, hoje, tem conquistado empresas dos mais variados portes e segmentos.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada em 2017 pela consultora internacional Armstrong & Associates revelou que 90% das empresas dos Estados Unidos já utilizavam o outsourcing nos serviços de armazenamento e transporte, trazendo uma série de vantagens para as operações logísticas das organizações. E a sua empresa, será que pode se beneficiar com essa prática?
Neste artigo, você irá entender melhor o que é outsourcing e conhecer os principais benefícios que ele proporciona. Vamos lá?
O que é outsourcing?
Outsourcing é um termo em inglês que pode ser traduzido como “fonte de fora”. É uma prática utilizada para a contratação de serviços especializados de fora da empresa. Na grande maioria dos casos, o outsourcing é utilizado para a realização de atividades que fogem do know-how e do core business de uma empresa, ou seja, atividades secundárias ao foco principal do negócio.
Muitas vezes, o outsourcing é confundido com a terceirização de serviços. Apesar de serem semelhantes, os termos apresentam diferenças entre si: o primeiro é utilizado para trazer um conhecimento mais aprofundado e auxiliar no desenvolvimento de um determinado setor da empresa. Já a terceirização diz respeito às tarefas auxiliares, como portaria, limpeza, etc.
Por muito tempo, o outsourcing era visto apenas como uma alternativa para acabar com um problema que a empresa não possuía conhecimento para solucionar, mas a prática vai muito além disso. Atualmente, o outsourcing tornou-se uma importante ferramenta estratégica capaz de proporcionar uma série de benefícios às organizações.
Quais os benefícios do outsourcing na área de logística?
O outsourcing pode ser utilizado em diferentes áreas de uma empresa, como no setor de Tecnologia da Informação (TI), Recursos Humanos (RH), Contabilidade, dentre outras. Na área da logística, o outsourcing pode ser empregado na gestão de frotas, gestão de estoque, armazenamento, etc. Confira os principais benefícios da prática!
Redução de custos operacionais
A estruturação de um setor logístico, como a compra de veículos para a gestão de frotas ou construção de um galpão industrial para o armazenamento de mercadorias, por exemplo, acaba por gerar custos elevados para a empresa. Nesse sentido, optar pelo outsourcing permite que a organização tenha uma significativa redução de custos operacionais com diversas atividades. Além disso, possibilita transformar muitos custos fixos em variáveis, o que também contribui para a economia de recursos financeiros.
Qualidade do serviço
Contratar uma empresa especialista para cuidar de uma determinada área do seu negócio significa que você poderá contar com uma equipe qualificada e que possui expertise na atividade em questão. Isso reflete em muito mais qualidade na execução dos serviços, contribuindo para uma maior eficiência nas operações e redução de possíveis falhas humanas.
Tecnologia especializada
Contar com ferramentas tecnológicas é fundamental para superar os desafios do mercado, mas muitas empresas enfrentam dificuldades na hora de encontrar a melhor tecnologia para atividades que não são de seu domínio. Por isso, deixar essa função para empresas com maior conhecimento permite que elas encontrem as melhores tecnologias para serem utilizadas em seu negócio de acordo com suas necessidades.
Foco no core business
Sem se preocupar com ferramentas, equipe e outros fatores que seriam necessários ao realizar atividades logísticas pela própria empresa, a organização consegue ter mais foco no objetivo do negócio. Com isso, é possível aumentar a produtividade e agregar maior valor para os serviços ou produtos que a empresa oferece.
Maior satisfação do cliente
Com uma empresa especializada em realizar operações logísticas, é possível garantir maior qualidade e agilidade na entrega dos produtos para o cliente final. E essa é uma atividade que merece atenção especial, afinal a satisfação do seu cliente está diretamente ligada à competitividade e reputação da sua empresa no mercado.
Quer acompanhar nossas dicas, novidades e conteúdos? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro. Até a próxima!