Não é incomum ouvir o termo “operador de logística” hoje em dia, principalmente no contexto da gestão da cadeia de suprimentos. Nos últimos anos, a logística tornou-se especialmente importante devido à ascensão do comércio eletrônico. Com isso, o operador logístico desempenha um papel cada vez mais estratégico para as empresas.
O operador de logística pode fazer uma grande diferença para garantir mais assertividade em todas as etapas da cadeia logística. Se sua empresa ainda não conta com esse importante aliado, talvez seja o momento para reavaliar seus processos e considerar a possibilidade de contar com esse diferencial.
Para você entender melhor o papel e a importância do operador de logística, preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto. Acompanhe!
O que é um operador de logística?
Simplificando, um operador logístico é uma empresa que (a pedido de outra empresa) é responsável pela gestão de uma ou mais etapas da sua cadeia de abastecimento. Um operador logístico facilita uma série de processos que não são a atividade principal de uma empresa produtora.
Consequentemente, dependendo do grau de terceirização, o operador logístico cuida de todas as fases relacionadas aos processos logísticos. Essas atividades incluem transporte, armazenamento, remessa e distribuição de mercadorias diretamente do vendedor ao comprador.
Os operadores logísticos desempenham um papel fundamental que vai além da mera operação. São também responsáveis pela supervisão, análise, gestão e rentabilidade das fases da cadeia de abastecimento que lhes são atribuídas.
Quais etapas da cadeia de suprimentos os operadores logísticos cuidam?
As áreas em que os operadores logísticos podem beneficiar sua empresa incluem:
Processamento de dados e pedidos
Isso envolve atividades relativas à preparação, comunicação, coleta, entrada e relatórios sobre o status do pedido. Também envolve fornecer alternativas para o gerenciamento de documentação, controle de estoque e consultoria. Muitos operadores logísticos abordam a logística online e de varejo para preparar pedidos com a máxima precisão e de acordo com requisitos específicos.
Manuseio e armazenamento
Para garantir o correto deslocamento das mercadorias de um local para outro, as embalagens devem ser manuseadas, pesadas e classificadas. Nesta fase, o controle e a gestão são vitais para garantir que os produtos sejam entregues no lugar certo e na hora certa.
Embalagem
Nesta fase é decidido o sistema de proteção da mercadoria e a forma como ela será embarcada, que é de grande importância, pois envolve o manuseio e transporte dos produtos levando em consideração fatores importantes, como temperatura e umidade.
Transporte
Esta é uma fase crítica da cadeia de abastecimento, e é determinada pela distância e pelos prazos das entregas. Diferentes meios de transporte são levados em consideração para analisar o modo de transporte mais eficaz com o custo mínimo de desembolso.
Armazenagem
O operador de logística é responsável por fornecer e manter o espaço necessário para o armazenamento adequado das mercadorias. Esta fase envolve também a recepção, conservação e gestão de estoque de produtos.
Manuseio de materiais
Com os produtos no estoque, o operador logístico deve certificar-se de que tudo está conforme o que foi acordado. Dependendo do tipo de remessa recebida, o operador logístico garante o máximo controle de qualidade, ótimas condições de armazenamento, segurança da cadeia de frio e localizações específicas para mercadorias perigosas.
Lógica reversa
Algumas operadoras se encarregam da chamada logística reversa: possíveis devoluções e trocas de mercadorias. As tarefas incluem o controle de desempenho e custos, bem como o gerenciamento do estoque de produtos devolvidos.
Quais as vantagens de contar com um operador de logística?
Contar com o operador de logística pode trazer importantes vantagens competitivas para seu negócio. Confira as principais!
Tecnologia: Ao optar pela terceirização da distribuição, você tem a oportunidade de acessar sistemas tecnológicos de última geração, que têm como principal objetivo a automatização dos processos logísticos da empresa.
Redução de custos: você não terá que investir em infraestrutura de distribuição, sistemas de TI ou manutenção da frota. Esses custos fazem parte das despesas gerais que você terá que pagar, mas são compartilhados entre muitos clientes, portanto, há um benefício nessa ampla alocação de custos.
Foco no core business: com um operador logístico, você pode focar no pleno desenvolvimento da sua atividade empresarial, sem ter que perder tempo com outras áreas que não são o core business da empresa.
Experiência: ter um operador logístico permite-lhe beneficiar da sua experiência e know-how, garantindo melhoria na qualidade e eficiência do serviço por estar nas mãos de um fornecedor especializado.
Tipos de operadores de logística
Nem todos os operadores de logística são iguais, afinal nem todas as empresas precisam do mesmo tipo de serviço. Dependendo das necessidades de terceirização de processos logísticos, é possível classificar diferentes tipos de operadores logísticos. As classes, chamadas de PL pela Party Logistic, são cinco ao todo:
1PL ou First Party Logistic: é o nível mais básico de terceirização, envolvendo apenas a distribuição dos produtos da empresa; esse tipo de operador logístico, por exemplo, é o transportador individual.
2PL ou Second Party Logistic: o segundo nível de terceirização envolve a distribuição de produtos, mas neste caso o operador logístico trata de toda uma fase do processo logístico; os operadores logísticos deste tipo são empresas de transporte.
3PL ou Third Party Logistics : o terceiro nível de terceirização da logística é aquele que envolve a gestão completa, ou pelo menos em maior parte, pelo operador logístico; esta última, também recorrendo a subcontratos a 1PL, 2PL ou outros 3PLs, trata da recepção, armazenagem, preparação de expedições, embalagem, transporte e entrega.
4PL ou Fourth Party Logistics: trata-se de um alto nível de terceirização de logística semelhante ao 3PL, porém mais avançado; o operador logístico é responsável não só pela gestão, mas também pela reestruturação do departamento logístico de forma a torná-lo mais eficiente.
5PL ou Fifth Party Logistic: é a mais recente evolução do outsourcing logístico, que diz respeito essencialmente aos serviços relacionados com o e-commerce.
Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram para ficar por dentro das nossas dicas, novidades e conteúdos.