Para que a logística de uma empresa seja um sucesso, antes de tudo, um dos pontos que merece atenção é o cumprimento dos prazos das entregas das mercadorias. Dessa forma, o hub logístico surge como um grande aliado para que os produtos cheguem até os clientes no tempo certo.
Os hubs logísticos conseguem facilitar o escoamento de produtos das empresas, pois organizam as entregas de maneira inteligente e rápida.
Além disso, para as companhias que enfrentam esse dilema no dia a dia, o conteúdo que produzimos mostra como o hub logístico impacta positivamente na experiência do usuário ao ter contato com sua marca. Por isso, desejamos uma ótima leitura!
O que é e como funciona um Hub Logístico?
O hub logístico é um espaço com infraestrutura própria, situado em pontos estratégicos para facilitar a distribuição das mercadorias. Eles podem ser montados ou contratados pela empresa interessada no serviço.
Além disso, ele funciona como um ponto de conexão entre diferentes modalidades de transporte, como rodoviário, ferroviário, aéreo e hidroviário. Com essa integração, a proposta é garantir maior rapidez e precisão no processo de entregas.
Com o aumento da demanda por envios, especialmente no e-commerce, os hubs logísticos ganharam protagonismo. Seu papel principal é evitar atrasos que prejudiquem a experiência do cliente e a imagem da empresa.
Qual a diferença entre hub e centro de distribuição?
A distinção básica entre os dois espaços está no objetivo logístico que cada um tem e, além disso, na forma com que cada um trabalha com foco na cadeia de suprimentos. Veja as principais particularidades entre as duas estruturas de logística!
Hub Logístico
O hub logístico é um ponto que tem como função estratégica a distribuição de mercadorias, respeitando sempre o fluxo logístico e a conexão entre as rotas.
Eles não armazenam produtos por mais tempo, sendo apenas responsáveis por receber, fazer a triagem e envio dos produtos para os respectivos destinos.
Basicamente, o hub vai organizar os pacotes recebidos de várias regiões, separar os produtos e dispará-los para outro hub ou encaminhar direto para o cliente final.
Neste contexto, entre as principais características do hub logístico estão o alto fluxo de veículos, a localização estratégica para aumentar a inteligência na gestão de transporte e a estrutura para a transferência rápida sem armazenagem (Cross-docking).
Centros de Distribuição
No que se refere ao centro de distribuição, ele também pode funcionar como um hub logístico. Porém, estamos falando de um local que tem função de, não só armazenar produtos para serem enviados para os clientes, mas também organizar e guardar o estoque de mercadorias.
Imagine uma empresa do setor varejista que, para deixar os produtos alocados de maneira correta para que sejam enviados para os clientes, usam determinado espaço totalmente adaptado para esse fim.
Esse local consiste exatamente no centro de distribuição, que tem a função de garantir que os insumos, depois de guardados, cheguem ao destino no prazo e da forma correta.
Quais são os tipos de hubs logísticos?
Os hubs logísticos podem ter vários formatos, porém, podemos destacar os mais conhecidos que são: Cross Docking, Transit Points, Lockers e Centros de Distribuição, . Confira na sequência como eles funcionam na prática!
Cross Docking
Consiste em um processo que prevê a chegada de produtos para, em seguida, enviá-los de forma dinâmica e precisa ao destino. O intuito desses modelos é evitar custos desnecessários e tornar as entregas mais ágeis.
O modelo é ideal para empresas que trabalham com itens de prazo ajustado, como alimentos frescos.
O diferencial desse hub está na precisão dos processos, pois a entrada e saída dos produtos deve ser altamente eficiente.
Transit Points
Os transit points funcionam literalmente como um ponto de parada das mercadorias, onde elas chegam e são despachadas quase imediatamente para um destino previamente definido.
A ideia é que os produtos passem por poucas etapas na cadeia de suprimentos, otimizando sua distribuição. Esse tipo de hub logístico é ideal para clientes que precisam planejar rotas complexas e lidar com diferentes fornecedores.
Lockers
Os lockers são armários funcionais localizados em pontos estratégicos. Mas como assim? Imagine que você fez uma compra e precisa retirar o produto em um shopping ou supermercado.
Nesse cenário, os lockers entram em cena como sistemas de armazenagem rápida, permitindo que o cliente ou responsável retire o produto com segurança e agilidade.
Além da praticidade e redução de custo, eles garantem que a retirada ocorra de forma segura em um local previamente definido.
Centros de Distribuição
Além de ser essencial para a gestão de estoque, os centros de distribuição também otimizam e agilizam o processo de entregas.
Com o uso de tecnologia e processos logísticos bem definidos, esses espaços melhoram a gestão das mercadorias, reduzem custos e proporcionam ao cliente uma experiência diferenciada.
Quais as vantagens de um hub logístico?
Com as mudanças do comportamento do consumidor que procura sempre ter uma experiência diferenciada com as marcas, o hub logístico permite ao cliente ter acesso a um atendimento diferenciado, desde o primeiro contato até a entrega do produto.
Investir em uma infraestrutura assim é muito mais do que ter apenas um local para distribuir os produtos, mas uma forma de fidelizar clientes e aumentar a receita.
Se você gostou do conteúdo e quer mais dicas sobre gestão dos processos logísticos, continue acompanhando o nosso blog.