Manter-se atuante no mercado e conquistar uma posição sólida em determinado segmento de atuação é um objetivo almejado por grandes empresas de diferentes nichos. Para alcançar esse objetivo, é preciso que a cadeia logística e o centro de distribuição dialoguem entre si de forma a beneficiar todos os processos envolvidos nas operações comerciais.
Para que esses dois setores atuem em benefício da empresa, é importante que haja uma gestão empresarial adequada nas mais diversas áreas do negócio. E mais do que isso: entender a relação entre centros de distribuição e cadeia logística é essencial para o sucesso de sua empresa.
O que é logística empresarial?
A logística empresarial pode ser considerada um método ou sistema que integra informações, produtos, pessoas e processos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de toda a empresa.
A logística tem se consolidado como uma área estratégica importante para que as empresas possam otimizar processos internos e melhorar a gestão do negócio como um todo. Para que isso seja possível, é preciso implementar novas estratégias para garantir maior competitividade frente ao seu segmento de atuação.
O que é um centro de distribuição?
Centros de distribuição são locais construídos com a finalidade de armazenar materiais e produtos de uma empresa ou indústria para facilitar a distribuição dos itens e manter um controle efetivo sobre todo o estoque.
Os produtos e materiais são recebidos, armazenados e distribuídos de acordo com a demanda do mercado. A distribuição, aliás, pode seguir diferentes caminhos, já que as mercadorias possuem destinos finais diferentes, podendo ser destinada a clientes, revendedores, estabelecimentos comerciais ou outra filial da empresa.
Como os conceitos se relacionam?
Contar com um centro de distribuição é uma prática que pode contribuir significativamente para que as operações logísticas apresentem melhores resultados. Isso porque os centros de distribuição são capazes de proporcionar diversas vantagens, como estoque concentrado, redução de custos, agilidade nas entregas, otimização de recursos financeiros, materiais e humanos, dentre outros.
Esses benefícios são extremamente importantes para manter a cadeia logística atuando de maneira estratégica e com maior agilidade, permitindo realizar uma distribuição eficiente dos produtos.
Para garantir essa eficiência, a cadeia logística precisa estar totalmente integrada ao centro de distribuição, bem como aos demais setores da empresa. Dessa forma, acontece um equilíbrio no processo de distribuição, transporte, armazenamento, estoque e verificação de pedidos, sem que haja falta ou excesso de materiais em cada uma destas etapas.
De maneira geral, quando há integração entre centros de distribuição e cadeia logística, a empresa tem como principais benefícios:
- relacionamento mais próximo com parceiros e fornecedores, permitindo melhores preços nas negociações;
- redução de custos com fretes, já que os produtos são entregues na medida certa e evita-se gastos com entregas fracionadas;
- maior foco no core business, pois ao terceirizar o local de armazenamento e distribuição, as operações de descarga, conferência e estocagem passam a ser de responsabilidade da empresa contratada;
- centralização das operações por meio do sistema de cadeia de distribuição;
- entrega ágil e eficiente, garantindo a satisfação do consumidor.
Quais os principais pontos-chave para integrar cadeia logística e centro de distribuição?
A integração entre cadeia logística e centro de distribuição pode ser uma tarefa complexa. É preciso que haja muito estudo e planejamento para que os gestores consigam criar uma relação eficiente entre os dois setores.
Confira os principais processos que devem fazer parte dessa integração.
Controle de estoque: o controle de estoque exerce um papel importante para a correta entrada e saída de produtos da empresa e do centro de distribuição. Deve ser otimizado para atender as demandas da própria empresa e do consumidor final, não havendo espaço para excesso ou falta de produtos.
Gerenciamento de transporte: essencial para que os produtos possam ser transportados da melhor maneira possível, para que cheguem em perfeitas condições ao consumidor final. A cadeia logística deve garantir o controle sobre o centro de distribuição para que o transporte seja rápido e eficaz.
Gestão da informação: sem a troca de informações, não é possível que a cadeia logística e o centro de distribuição mantenham uma boa relação. A gestão da informação é responsável para que todos as informações pertinentes possam circular com precisão e agilidade para garantir perfeita harmonia entre eles.
Para sua empresa se destacar no mercado, é preciso que ela se adapte às novas exigências e demandas do mercado. Sem uma cadeia logística e um centro de distribuição, seu negócio acaba perdendo espaço para empresas que já enxergaram a importância dessa relação.
Por outro lado, garantir a integração entre a cadeia logística e o centro de distribuição permite criar estratégias assertivas para o crescimento de seu negócio. Está precisando de ajuda? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa!