Como realizar um transporte de cargas seguro e eficiente?

transporte de cargas

Por impactar diretamente na satisfação do consumidor final, o transporte de cargas é um dos principais processos que contribuem para o sucesso da logística de uma empresa. Com clientes cada vez mais exigentes, oferecer um serviço de entrega rápido e de qualidade está deixando de ser um diferencial para se tornar uma necessidade no cenário atual. 

Quando um cliente realiza uma compra com você, o mínimo que ele espera é receber o produto dentro do prazo e com as características originais, livres de qualquer imperfeição. Para que isso seja possível, a logística de transporte exerce um papel fundamental, afinal esse é o setor responsável por entregar o que o cliente está esperando tanto. 

Imagine como pode ser prejudicial à sua empresa realizar entregas fora do prazo ou com os produtos danificados. Além de perder a confiança do cliente, a reputação do seu negócio pode ficar comprometida, principalmente devido a relatos em redes sociais ou sites de reclamação, como o Reclame Aqui. 

É mais do que obrigação da empresa executar entregas rápidas e de qualidade para garantir a satisfação do cliente. Contudo, ainda é comum haver atrasos na entrega de mercadorias. Para se ter uma ideia, 30% das entregas de produtos no Brasil realizadas pelos Correios, maior serviço de entrega do país, chegam após o prazo. 

Para que sua empresa não entre para essa estatística, separamos 7 dicas que vão otimizar o transporte de cargas de seu negócio. Confira!

Separe a nota fiscal

Mesmo que não esteja diretamente ligada com o transporte de cargas em si, separar a nota fiscal é o primeiro passo para garantir a eficiência do processo. O embarque da carga deve começar pela conferência da nota fiscal, que sempre deve acompanhar a mercadoria.

É importante que o documento esteja de acordo com as normas da legislação brasileira, especificando remetente, destinatário e todos os detalhes do produto a ser transportado. Isso evita questionamentos por parte do cliente e pode livrar sua empresa de ter que enfrentar ações judiciais.

Verifique as condições do caminhão

Contar com uma frota segura de caminhões é um fator essencial para garantir uma entrega eficiente e de qualidade. Mas essa não é a realidade de muitos caminhões que circulam pelas estradas. Somente no estado de São Paulo, cerca de 60% dos caminhões apresentam algum tipo de problema, segundo o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos. 

Esse dado aponta que é preciso ter um controle mais rigoroso com esses veículos. Por isso, é fundamental analisar as condições dos caminhões. Algumas dicas podem te ajudar nessa tarefa:

  • monitore o desgaste do caminhão;
  • realize manutenções preventivas;
  • troque o óleo seguindo as orientações do fabricante;
  • faça o rodízio de pneus.

Além disso, é importante ficar atento às condições dentro do caminhão para que a carga não sofra nenhum tipo de dano durante o transporte. Desníveis, inclinações, pontas soltas no piso ou na lateral, por exemplo, podem comprometer a qualidade do produto.

Utilize embalagens adequadas

Devido às suas características, cada tipo de produto pode exigir um tipo de embalagem diferente. Transportar a carga em embalagens específicas para uma determinada mercadoria faz toda a diferença para que ela chegue ao consumidor em perfeitas condições.

É preciso entender as características da carga para que o produto seja embalado de maneira correta. Cargas frágeis exigem o uso de embalagens resistentes para evitar qualquer tipo de impacto durante o trajeto.

Acomode as cargas adequadamente

Na hora de realizar o embarque das cargas, é preciso que elas sejam acondicionadas de acordo com alguns critérios, como peso, dimensões, fragilidade, etc. Cargas pesadas devem ir embaixo, devidamente embaladas, e cargas mais leves devem ir no topo, também devidamente embaladas. 

A acomodação correta ajuda a evitar que danos durante o transporte de cargas. Portanto, tenha atenção nesta etapa. O percurso pode ser longo e as cargas precisam estar devidamente acomodadas para que sejam entregues em perfeito estado.

Identifique o percurso previamente

A fim de assegurar maior segurança e agilidade no transporte de carga, é recomendado que a empresa identifique o percurso com antecedência e trace um mapa de todo o trajeto. Essa tarefa ajuda a levantar os principais riscos e pontos de atenção durante o transporte, como trechos com alto índice de acidentes ou com assaltos frequentes. 

A equipe responsável também deve estudar todas as opções de rota, identificando a mais adequada para cada caso, sempre levando em conta o tempo de percurso e condições da rodovia. 

Invista em sistemas de rastreamento

O Brasil apresenta um dos maiores índices de roubo de cargas. Para que sua empresa não seja mais uma vítima, o ideal é contar com um moderno sistema de rastreamento de cargas que permita acompanhar a carga durante todo o trajeto.

Dessa maneira, fica muito mais fácil garantir maior tranquilidade ao seu negócio, além de funcionar como um atrativo bastante valorizado pelos clientes. Afinal, investir na segurança da carga para que ele chegue até o consumidor é uma maneira eficiente de aumentar a satisfação dos clientes. 

Contrate um seguro de cargas

Por mais que investir em sistemas de rastreamento seja uma alternativa eficaz, nem sempre ela é suficiente para evitar que a carga seja roubada. Para aumentar a segurança ainda mais e evitar prejuízos financeiros à empresa, é importante contratar um seguro de cargas. 

O seguro de cargas garante indenização em caso de roubo de mercadorias. Em alguns casos, também é possível evitar prejuízos caso os produtos sofram danos em algum acidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *